Buscar

2020 Trabalho Extra - SG PROCESSO CIVIL II SEXTA FEIRA NOITE

Prévia do material em texto

CURSO: DIREITO. UNIDADE PARANGABA.
	
	CÓD/ DISCIPLINA: CCJ0244 – DIREITO PROCESSUAL CIVIL II.
	
	PROFº.: JACKSON AGOSTINHO
	TURNO: NOITE 
	
	TURMA: 
	SALA: 
	MAT.: 
	NOTA
	GRADUAÇÃO
	ALUNO(A): 
	
	
	TRABALHO EXTRA – ATÉ 2,O PONTOS
	
01. Dentre os requisitos da petição inicial, temos o disposto no § 3º do art. 319 que diz: “A petição inicial não será indeferida pelo não atendimento ao disposto no inciso II deste artigo se a obtenção de tais informações tornar impossível ou excessivamente oneroso o acesso à justiça”. O presente enunciado visa atender a que Princípios:
A)- Principio Processual Constitucional do Acesso à Justiça.
B)- Principio Processual da Congruência.
C)- Principio Processual da Concentração dos Atos.
D)- Principio Processual da Eventualidade.
E)- Principio Processual Constitucional da ampla defesa.
02. Mateus ajuizou ação de indenização por danos morais e materiais contra Moisés, manifestando expressamente, na própria inicial, o desinteresse na composição consensual. Ao receber a peça inicial, que preenche todos os requisitos legais, o Magistrado designa audiência de conciliação e determina a citação do réu com pelo menos 20 dias da data agendada para o ato processual. Após ser citado e intimado para comparecer à audiência conciliatória designada, Moisés protocola, por meio do seu advogado, petição manifestando expressamente desinteresse na composição amigável. Nesse caso, o réu Moisés poderá oferecer contestação no prazo de 15 dias, cujo termo inicial será a data:
(A) da intimação do réu da decisão do Magistrado que deferiu o pedido de cancelamento da audiência.
(B) da juntada do novo mandado de citação, necessário para a lide em questão diante do cancelamento da audiência conciliatória.
(C) da audiência conciliatória designada, de caráter obrigatório, que não será cancelada mesmo com os pedidos veiculados pelas partes.
(D) do protocolo da sua petição postulando o cancelamento da audiência conciliatória.
(E) da nova citação do réu, após o deferimento do pedido de cancelamento da audiência.
03. Como se sabe, um dos requisitos obrigatórios da inicial é o pedido. Acerca do pedido pode-se afirmar, exceto:
A)- O pedido deve ser certo e determinado.
B)- Deve-se entender como pedido determinado aquele delimitado quanto à quantidade e à qualidade.
C)- O pedido, em hipótese alguma poderá ser indeterminado, por inexistir previsão legal.
D)- O pedido será alternativo quando, pela natureza da obrigação, o devedor
puder cumprir a prestação de mais de um modo.
E)- É lícito formular mais de um pedido em ordem subsidiária, a fim de
que o juiz conheça do posterior, quando não acolher o anterior 
04. Acerca das varias consequências em razão do pedido, assinale a alternativa incorreta:
A)- A cumulação de pedidos própria simples é aquela na qual os pedidos não possuem interdependência.
B)- Na cumulação de pedidos própria sucessiva haverá interdependência, embora ambas estejam fundadas na conjunção aditiva “e”.
C)- Pedido de indenização por dano material e dano moral. È correto afirmar que se trata de hipótese de cumulação simples de pedido.
D)- Na cumulação de pedidos próprios em caráter sucessivo, temos o exemplo de investigação de paternidade cumulada com alimentos. Se reconhecida a paternidade, são devidos também os alimentos.
O segundo pedido é prejudicial em relação ao primeiro. 
E)- Se a parte ingressar com ação pedindo revisão ou rescisão contratual, poderá requerer sem ordem de preferência, podendo ser tutelada de uma ou de outra forma. Esse exemplo é de cumulação de pedidos própria simples.
05. Considerando o instituto da inépcia da petição inicial, analise as assertivas abaixo e assinale a opção correta:
A)- Não será indeferida a petição inicial quando a parte for manifestamente ilegítima.
B)- Quando o advogado postular em causa própria, ele deverá declarar, na petição inicial ou na contestação, o endereço, seu número de inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil e o nome da sociedade de advogados da qual participa, para o recebimento de intimações. Caso o autor não obedeça a essa determinação pode o Magistrado declarar a inépcia da petição inicial.
C)- Não será indeferida liminarmente a petição inicial quando o autor carecer de interesse processual
D)- Indeferida a petição inicial, o autor poderá apelar, facultado ao juiz, no prazo de 10 (cinco) dias, retratar-se.
E)- Indeferida a inicial e NÃO interposta a apelação, o réu não precisa ser intimado do trânsito em julgado
da sentença.
06. Nas causas que dispensem a fase instrutória, o juiz, independentemente da citação do réu, julgará liminarmente improcedente o pedido que contrariar, exceto:
A)- Enunciado de súmula do Supremo Tribunal Federal ou do Superior Tribunal de Justiça;
B)- Acórdão proferido pelo Supremo Tribunal Federal ou pelo Superior Tribunal de Justiça em julgamento de recursos repetitivos;
C)- Entendimento firmado em incidente de resolução de demandas repetitivas ou de assunção de competência
D)- Enunciado de súmula de tribunal de justiça sobre direito local.
E)- Enunciado de decisão proferido por Juízes de primeira instância;
07. FCC/TST/2017
Sobre formação, suspensão e extinção do processo, a legislação processual civil estabelece:
A)- A ação é considerada proposta quando do protocolo da petição inicial, mas somente a citação válida induz litispendência, torna litigiosa a coisa e constitui o devedor em mora, inclusive no caso de inadimplemento de obrigações decorrentes de ato ilícito.
B)- Havendo morte do autor, sendo transmissível o direito em litígio e não tendo sido ajuizada a ação de habilitação, o juiz determinará a suspensão do processo e a intimação de seu espólio, de quem for o sucessor ou, se for o caso, dos herdeiros, pelos meios de divulgação que reputar mais adequados, para que manifestem interesse na sucessão processual e promovam a respectiva habilitação no prazo designado, sob pena de extinção do processo sem resolução de mérito.
C)- Durante a suspensão do processo é vedado praticar qualquer ato processual, podendo o juiz, mesmo no caso de arguição de impedimento e de suspeição, determinar a realização de atos urgentes a fim de evitar dano irreparável.
D)- Se o conhecimento do mérito depender de verificação da existência de fato delituoso, o juiz deverá determinar a suspensão do processo até que se pronuncie a justiça criminal, pelo prazo máximo de um ano, ao final do qual incumbirá ao juiz cível examinar incidentemente a questão prévia.
E)- Havendo falecimento de qualquer das partes, proceder-se-á à habilitação, na instância em que estiver, suspendendo-se, a partir de então, o processo para processamento da habilitação, com citação dos requeridos e, se necessário, dilação probatória, que, independentemente da espécie, será feita nos autos do processo principal.
08. Almir ingressa com ação pelo procedimento comum em face de José, pleiteando obrigação de fazer consistente na restauração do sinteco aplicado no piso de seu apartamento, uma vez que, dias após a realização do serviço ter sido concluída, o verniz começou a apresentar diversas manchas irregulares.
Em sua inicial, afirma ter interesse na autocomposição. O juiz da causa, verificando que a petição inicial preenche os requisitos essenciais, não sendo caso de improcedência liminar do pedido, designa audiência de conciliação a ser realizada dentro de 60 (sessenta) dias, promovendo, ainda, a citação do réu com 30 (trinta) dias de antecedência.
Com base na legislação processual aplicável ao caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
A)- Caso Almir e José cheguem a um acordo durante a audiência de conciliação, a autocomposição obtida será reduzida a termo pelo conciliador e, independentemente da sua homologação pelo magistrado, já constitui título executivo judicial, bastando que o instrumento seja referendado pelos advogados dos transatores ou por conciliador credenciado junto ao tribunal.
B)- Agiu equivocadamente o magistrado, uma vez que o CPC/15 prevê a imprescindibilidade do prévio oferecimentode contestação por José, no prazo de 15 (quinze) dias úteis a serem contados de sua citação e antes da designação da audiência conciliatória, sob pena de vulnerar o princípio constitucional da ampla defesa e do contraditório, também reproduzido na legislação adjetiva.
C)- Almir e José não precisam comparecer à audiência de conciliação acompanhados por seus advogados, uma vez que, nessa fase processual, a relação processual ainda não foi integralmente formada e não há propriamente uma lide, a qual apenas surgirá quando do oferecimento da contestação pelo réu.
D)- Caso Almir, autor da ação, deixe de comparecer injustificadamente à audiência de conciliação, tal ausência é considerada pelo CPC/15 como ato atentatório à dignidade da justiça, sendo sancionado com multa de até dois por cento da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor do Estado.
09. A empresa de construção civil BALANÇA MAIS NÃO CAI, ingressou com ação civil no dia 30.04.2019 (terça-feira) contra os seguintes clientes: Astrogildo Ribeiro, Dercy Gonçalves e Paulo Silvino, tendo a mesma sido distribuída para a 3ª Vara Civil de Fortaleza/CE. Na inicial, a autora manifestou o seu interesse para audiência de conciliação e mediação nos termos do art. 319, VII, CPC. Obedecendo a regra do art. 334 do CPC, o Magistrado designou a referida audiência determinando a citação dos Réus. A audiência foi designada para 20.05.2019 (segunda-feira). O Réu Astrogildo Ribeiro manifestou no dia 02.05.2019 (quinta-feira), através de petição escrita interesse na realização de audiência de conciliação e mediação. A Ré Dercy Gonçalves, no dia 07.05.2019 (terça-feira) e o Réu Paulo Silvino no dia 09.05.19 (quinta-feira), manifestaram desinteresse na referida audiência. Diante do presente caso, analise e responda:
A)- Considerando as manifestações e datas das manifestações de cada Réu indique qual a data que começaria a fluir o prazo para a apresentação de contestação para cada um deles:
Astrogildo Ribeiro: _______________________ 
Dercy Gonçalves: ________________________ 
Paulo Silvino: ___________________________ 
B)- Considerando que o Réu Paulo Silvino firmou acordo com a Autora, e que os Réus Astrogildo Ribeiro e Dercy Gonçalves não, quais as consequências jurídicas a partir de tais atos para cada Réu?
10. Disserte acerca da confissão real e confissão ficta.

Continue navegando