Buscar

ATIVIDADE DE REVISÃO CAPÍTULO 1 E 2 PSICOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE REVISÃO CAPÍTULO 1 E 2 PSICOLOGIA
	Alunas: Giovanna de Almeida Valente Lima, 3º período: Enfermagem
· CAPÍTULO 1
1- Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área).
R: A ciência é uma atividade eminentemente reflexiva. Ela procura compreender, elucidar e alterar o cotidiano, a partir de seu estudo sistemático. O cotidiano e o conhecimento científico se relacionam porque os dois lidam com a realidade.
Ex: O padeiro usa o conhecimento científico de assar os pães para expor na padaria.
2- Explique o que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.
R: É um conhecimento que vai do hábito à tradição, a qual, quando estabelecida, passa de geração para geração. Quando atravessamos uma avenida movimentada sabemos exatamente medir a distância e a velocidade que o automóvel vem em nossa direção.
3- Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.
R: São conhecimentos através do senso comum obtidos e usados no cotidiano reduzidos à um tipo de teoria simplificada.
4- Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum.
R: “rapaz complexado”, “menina histérica”, “ficar neurótico”, são termos definidos pela psicologia usados no senso comum.
5- Quais os domínios do conhecimento humano? O que cada um deles abrange?
· Arte: expressão do conhecimento que traduz a emoção e a sensibilidade;
· Religião: conjunto de pensamentos sobre a origem do ser humano, seus mistérios, princípios morais;
· Filosofia: se preocupava com a origem e com o significado da existência humana;
· Ciência: conjunto de conhecimentos sobre fatos da realidade;
· Senso comum: é o conhecimento cotidiano;
6- Quais as características atribuídas ao conhecimento científico?
R: Objeto específico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, processo cumulativo do conhecimento e objetividade fazem da ciência uma forma de conhecimento.
7- Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?
R: O senso comum é um conhecimento intuitivo, espontâneo, de tentativas e erros no nosso cotidiano. Já o conhecimento científico é obtido de maneira programada, sistemática e controlada, para que se permita a verificação de sua validade.
8- Quais são os possíveis objetos de estudo da Psicologia?
R: Comportamento humano, inconsciente, consciência humana e personalidade.
9- Quais os motivos responsáveis pela diversidade de objetos para a Psicologia?
R: Por ser uma área muito recente do conhecimento científico, não teve tempo ainda de apresentar teorias acabadas e definitivas. O cientista confunde-se com o objetivo a ser pesquisado, nesse caso o objeto de estudo da Psicologia é o homem, entretanto, o pesquisador está na categoria a ser estudada.
10- Qual a matéria-prima da Psicologia?
R: O ser humano, em todas as suas expressões, as visíveis e as invisíveis, as singulares e as genéricas.
11- O que é subjetividade?
R: É o mundo de ideias, significados e emoções construído internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivências e de sua constituição biológica.
12- Por que a subjetividade não é inata?
R: Porque o indivíduo a constrói aos poucos, apropriando-se do material do mundo social e cultural, e faz isso ao mesmo tempo em que atua sobre o mundo, ou seja, é ativo na sua construção.
13- Por que as práticas místicas não compõem o campo da Psicologia científica? 
R: Porque não são construídas no campo da ciência, a partir do método e dos princípios científicos; estão em oposição aos princípios da Psicologia; as práticas místicas têm pressupostos opostos, pois nelas há a concepção de destino, da existência de forças que não estão no campo do humano e do mundo material.
· CAPÍTULO 2
1- Qual a importância de se conhecer a história da Psicologia?
R: É a partir dela que vamos entender que o passado e o futuro estão no presente, enquanto base constitutiva e enquanto projeto. Conhecer as exigências de conhecimento da humanidade, às demais áreas do conhecimento humano, e aos novos desafios colocados pela realidade econômica e social e pela insaciável necessidade do homem de compreender a si mesmo.
2- Quais as condições econômicas e sociais da Grécia Antiga que propiciaram o início da reflexão sobre o homem?
R: A conquista de novos territórios gerou riquezas, as riquezas geraram crescimento e este exigia soluções para a economia e para a organização social. Com estes avanços filósofos começaram a especular em torno do homem e da sua interioridade.
3- Quais as contribuições fundamentais para a Psicologia apontadas nos textos de Sócrates, Platão e Aristóteles?
R: 
· Sócrates: sua principal preocupação era com o limite que separa o ser humano dos animais, postulava que a principal característica humana era a razão, com isso abre um caminho para a teorização sobre a consciência;
· Platão: procurou definir um “lugar” para a razão em nosso próprio corpo, definiu esse lugar como sendo a cabeça, onde se encontra a alma humana. Quando alguém morria, a matéria (corpo) desaparecia, mas a alma ficava livre para ocupar outro corpo;
· Aristóteles: sua contribuição foi inovadora ao postular que alma e corpo não podem ser dissociados. Tudo aquilo que cresce, see reproduz e se alimenta possui a sua alma. Chegou a estudar as diferenças entre a razão, a percepção e as sensações;
4- Com a hegemonia da Igreja, na Idade Média, qual a contribuição de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino para o conhecimento em Psicologia?
R: 
· Santo Agostinho: inspirado em Platão, também fazia uma cisão entre alma e corpo, para ele, a alma não era somente a sede da razão, mas a prova de uma manifestação divina no homem. A alma era imortal por ser o elemento que liga o homem a Deus;
· São Tomás de Aquino: buscou em Aristóteles a distinção entre essência e existência, considera que o ser humano, em sua essência, busca a perfeição por meio de sua existência. Afirma que somente Deus seria capaz de reunir essência e existência, em termos de igualdade, portanto, a busca de perfeição pelo homem seria a busca de Deus;
5- Em qual período histórico situa-se a contribuição de Descartes para a Psicologia? Qual é essa contribuição?
R: Renascentista. Ele postula a separação entre mente e corpo, afirmando que o ser humano possui uma substância material, e uma pensante, e que o corpo, é apenas uma máquina. Tornou possível o estudo do corpo humano morto, havendo um avanço na Anatomia e da Fisiologia.
6- Quais as contribuições da Fisiologia e da Neurofisiologia para a Psicologia?
R: Compreender os mecanismos e funcionamento da máquina de pensar do ser humano, seu cérebro.
7- Qual o papel de Wundt na história da Psicologia?
R: Desenvolveu a concepção do paralelismo psicofísico, onde fenômenos mentais correspondem fenômenos orgânicos. Para explorar a mente ou consciência do indivíduo, criou um método onde o experimentador pergunta ao sujeito, treinado para a auto-observação, os caminhos percorridos no seu interior por uma estimulação sensorial, chamado de introspeccionismo.
8- Quais os critérios que a Psicologia deveria satisfazer para adquirir o status de ciência?
R: Definir seu objeto de estudo; delimitar seu campo de estudo, diferenciando-o de outras áreas de conhecimento, como a Filosofia e a Fisiologia; formular métodos de estudo desse objeto. Formular teorias como um corpo consistente de conhecimentos na área;
9- O que caracteriza o Funcionalismo, o Associacionismo e o Estruturalismo?
R: 
· Funcionalismo: William James elege a consciência como o centro de suas preocupações e busca a compreensão de seu funcionamento, na medida em que o homem a usa para adaptar-se ao meio;
· Estruturalismo: está preocupado com a compreensão do mesmo fenômeno que o funcionalismo: a consciência. O método de observação de Edward Titchener, é o introspeccionismo, e os conhecimentos psicológicos produzidos são eminentemente experimentais, isto é, produzidos a partir do laboratório;
· Associacionismo: Edward L. Thorndike definiu que a aprendizagem se dá por um processode associação de ideias, assim, para aprender um conteúdo complexo, a pessoa precisaria primeiro aprender as ideias mais simples, que estariam associadas àquele conteúdo;
10- Quais as principais teorias em Psicologia, no século 20? 
R: O materialismo histórico e dialético, que uniu subjetividade e objetividade em um mesmo processo, entendendo a realidade como em permanente movimento, no qual sujeito e mundo estão em relação e são transformados por essa relação.

Continue navegando