Buscar

Questionário Gestão Tributária - GABARITO - versão final

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
DISCIPLINA: GESTÃO TRIBUTÁRIA
1) O imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica. Acerca desse tributo, assinale a alternativa correta. E
a) Renda é o acréscimo patrimonial que não é produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos.
b) O imposto é de competência da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
c) O imposto é não cumulativo, dispondo a lei de forma que o montante devido resulte da diferença a maior, em determinado período, entre o imposto referente aos produtos saídos do estabelecimento e o pago relativamente aos produtos nele entrados.
d) A base de cálculo do imposto é, quanto às operações de crédito, o montante da obrigação, compreendendo o principal e os juros.
e) A incidência do imposto independe da denominação da receita ou do rendimento, da localização, condição jurídica ou nacionalidade da fonte, da origem e da forma de percepção.
2) O carnê-leão visa controlar tributações sobre as operações, as quais o governo não possui controle sobre a fonte pagadora. Nesse sentido, qual o rendimento que ao ser recebido por um contribuinte pessoa física, está sujeito ao pagamento do Imposto de renda na modalidade carnê-leão? D
a) lucros calculados com base nos resultados apurados a partir do mês de janeiro de 1996, pagos ou creditados pelas pessoas jurídicas tributadas com base no lucro real, presumido ou arbitrado.
b) proventos de Aposentadoria.
c) rendimento da Atividade Rural.
d) pensão Alimentícia.
e) Seguro desemprego.
3) Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em ____________ e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. A natureza jurídica específica do ____________ é determinada pelo fato gerador da respectiva obrigação, sendo ____________ para qualificá-la a denominação e demais características formais adotadas pela lei e a destinação legal do produto da sua arrecadação. Os tributos são impostos, taxas e contribuições ____________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente os insertos transcritos do Código Nacional anteriormente. B
a) lei / tributo / relevantes / sociais
b) lei / tributo / irrelevantes / de melhoria
c) regulamento / tributo / relevantes / sociais 
d)regulamento / tributo / relevantes / de melhoria
e) melhorias/tributos/lei/relevantes.
4) Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria. Imposto é o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte. Considerando o fato gerador dos impostos, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Impostos sobre a Importação – imposto de competência da União que incide sobre a importação de produtos estrangeiros e tem como fato gerador a entrada destes no território nacional.
 ( ) Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural – imposto de competência da União que incide sobre a propriedade territorial rural e tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de imóvel por natureza, localização dentro da zona urbana. 
( ) Imposto sobre a Exportação – imposto de competência da União que incide sobre a exportação, para o estrangeiro, de produtos nacionais ou nacionalizados e tem como fato gerador a saída destes do território nacional. 
( ) Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana – imposto de competência da União que incide sobre a propriedade e que tem como fato gerador o uso, o domínio útil ou a posse de imóveis localizado na zona urbana do município. Assinale a sequência CORRETA. A
a) V F V F
b) V F V V
c) V V F V
d) F F V F
e) V V F F
5) O imposto sobre produtos industrializados (IPI) incide sobre produtos industrializados, nacionais e estrangeiros, sendo que o produto industrializado é o resultante de qualquer operação definida no regulamento desse imposto como industrialização, mesmo incompleta, parcial ou intermediária. Os fatos geradores do IPI são o desembaraço aduaneiro de produto de procedência estrangeira e a saída de produto do estabelecimento industrial, ou equiparado a industrial. Nesse contexto, considera-se ocorrido o fato gerador:
 I. na saída de armazém-geral ou outro depositário do estabelecimento industrial ou equiparado a industrial depositante, quanto aos produtos entregues diretamente a outro estabelecimento.
 II. na saída do estabelecimento industrial diretamente para estabelecimento da mesma firma ou de terceiro, por ordem do encomendante , quanto aos produtos mandados industrializar por encomenda. 
III. no quarto dia da data da emissão da respectiva nota fiscal, quanto aos produtos que até o dia anterior não tiverem deixado o estabelecimento do contribuinte.
 IV. até o 25º (vigésimo quinto) dia do mês subsequente ao mês de ocorrência dos fatos geradores, para os produtos em geral.
Estão CORRETOS os fatos geradores: B
 a) I, II e IV, apenas.
 b) I, II e III, apenas.
 c) II e III, apenas.
 d) I e IV, apenas.
6) Quanto aos tributos e à competência tributária, analise as afirmativas a seguir assinalando com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS) e o Imposto de Transmissão de Bens Inter Vivos (ITBI) são de competência dos Estados e do Distrito Federal
( ) Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto Territorial Rural (ITR) são de competência municipal.
 ( ) O art. 146, III, CF/1988 dispõe sobre as normas gerais de legislação tributária. Pela Constituição Federal de 1988 (CF/1988), a Lei Complementar deve, entre outras, dispor sobre conflitos de competência, em matéria tributária, entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. 
( ) A contribuição de melhoria foi definida no art. 145, III da CF/1988 e art. 81 do CTN – Lei N° 5.172/1966, e foi instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que a obra resultar para cada imóvel beneficiado. B
Assinale a sequência correta.
a) V V F F
b) F F V V
c) V F V F
d) F V F V
7) De acordo com as normas tributárias brasileiras, as contribuições para o PIS são apuradas pelos sistemas cumulativo e não cumulativo. Nesse sentido, assinale a alternativa que contém a alíquota para o PIS apurado pelo sistema não cumulativo. D
a) 0,65%
b) 1,00%
 c) 1,25%
 d) 1,65%
 e) 2%
8) As empresas, ao serem tributadas com relação ao Programa de Integração Social (PIS) e à Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS), encontrarão dois tipos de regimes, sendo eles: o regime cumulativo e o regime não cumulativo. Em relação aos dois regimes, considere:
I. No regime não cumulativo aplica-se as alíquotas de 1,65% para PIS e 7,6% para Cofins.
II. Na apropriação de créditos a empresa poderá aplicar o regime cumulativo.
III. Para as empresas optantes pelo Lucro Presumido, as quais são sujeitas ao regime cumulativo, as alíquotas do PIS e Cofins, são 0,65% e 3%, respectivamente. C
Está correto o que consta APENAS de
a) II.
b) I e II.
c) I e III.
d) III.
e) II e III.
9) A finalidade do tributo é cumprir função social. Segundo o Art. 3° do Código Tributário Nacional (CTN): Tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Estes tributos, podem ser divididos em: Impostos, Taxas e Contribuições. A competência desses tributospode ser da (1) União; (2) do Estado ou do (3) Município. Classifique os tributos a seguir segundo a sua competência: B
I. ( ) ITR – Imposto Territorial Rural;
II. ( ) ITBI – Imposto Transmissão de Bens e Imóveis Inter-vivos;
III. ( ) IPTU − Imposto Predial e Territorial Urbano
IV. ( ) ITCMD – Imposto Transmissão de Bens Causa Mortis e Doação;
V. ( ) ISS – Imposto sobre Serviços;
A classificação correta dos tributos sequencialmente do I ao V é:
a) 1; 2; 1; 2; 3.
b) 1; 3; 3; 2; 3.
c) 1; 2; 3; 3; 1.
d) 3; 3; 2; 2; 3.
e) 3; 2; 3; 2; 2.
10) Com relação à retenção de impostos na fonte, as alíquotas do PIS e COFINS são, respectivamente, A
a) 0,65% e 3%.
b) 2,8% e 4,8%.
c) 3% e 4,8%.
d) 1,5% e 3%.
e) 1% e 1,5%.
11) Sobre os impostos e contribuições nas operações de compras e vendas, marque a alternativa correta. A
 A) Nas operações de compras e vendas, existem diversos impostos e contribuições que fazem parte dessas negociações, como o ICMS, IPI, ISS, PIS e COFINS.
 B) O IPI e ICMS são contribuições, enquanto o PIS e o COFINS são impostos que fazem parte das transações de compra e de venda.
 C) Os valores de impostos e contribuições inerentes às operações de venda são obrigações da empresa perante os fiscos municipais (ICMS, IPI), estaduais (ISS) ou federais (PIS, COFINS).
 D) Os impostos e contribuições podem ser considerados débitos fiscais nas operações de compras, gerando obrigações para os compradores das mercadorias.
 E) Na comercialização de mercadorias e produtos, existe a inclusão do IPI no preço final.
 Marque a alternativas correta:
a) alternativa A.
b) alternativa B.
c) alternativa C.
d) alternativa D.
e) alternativa E.
12) O PIS/Pasep e a Cofins são tributos federais cuja base de cálculo é o faturamento e as receitas auferidas das empresas. NÃO integram, contudo, sua base cálculo: D
a) Recebimento de juros ativos
b) Venda de equipamentos de informática.
c) Receita da prestação de serviços de saúde.
 d) O resultado positivo da equivalência patrimonial.
13) Analise as afirmativas a seguir, acerca da tributação sobre operações comerciais.
I. Os gastos assumidos por uma empresa comercial para que as mercadorias de revenda cheguem ao estabelecimento devem integrar o custo das mesmas mercadorias, tais como fretes, seguros e armazenagens. A
II. Sobre os fretes de mercadorias que ocorrem dentro de um mesmo município incidirá ICMS, além do ISSQN.
III. O ICMS e o IPI sobre operações comerciais são cumulativos, não podendo ser recuperados.
IV. O seguro, o juro e qualquer importância paga, recebida ou debitada em operações comerciais compõem a base e cálculo do ICMS.
Estão corretas apenas as afirmativas
a) I e IV.
b) II e III.
c) I, II e IV.
 d) II, III e IV.
14) Compete aos Estados e ao Distrito Federal instituir impostos sobre: E
a) Produtos industrializados.
b) Propriedade territorial rural.
c) Operações de crédito, câmbio e seguro, ou relativas a títulos ou valores mobiliários.
d) Exportação, para o exterior, de produtos nacionais ou nacionalizados.
 e) Transmissão causa mortis e doação, de quaisquer bens ou direitos.
15) Nos termos da lei de regência, a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social - Cofins, com a incidência não cumulativa, incide sobre o total das receitas auferidas no mês pela pessoa jurídica, independentemente de sua denominação ou classificação C
a) financeira
b) econômica
c) contábil
d) patrimonial
e) comercial
16) A legislação tributária brasileira apresenta tributos calculados sobre o lucro e sobre a receita. Em uma empresa que vende serviços de instalações elétricas, o imposto que incide sobre a receita é o : E
a) ICMS 
b) IRPJ
c) PIS
d) COFINS
e) ISSQN
17) É um tributo direto: C
a) Imposto sobre Circulação de Mercadorias.
b) Imposto sobre Operações Financeiras.
c) Imposto Predial e Territorial Urbano.
d) Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.
c) Imposto sobre Serviços.
18) Os tributos se classificam apenas em: E
A. impostos, taxas e contribuições de melhoria;
B .impostos, taxas e contribuições especiais;
C. impostos, taxas e empréstimos compulsórios;
D. impostos, taxas, contribuições de melhorias, contribuições sociais e empréstimos compulsórios.
E. impostos, taxas, contribuição de melhorias, empréstimos compulsórios e contribuições especiais.
 20) O Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural é de competência: A
A Da União.
B Dos Estados.
C Dos Municípios.
D Competência compartilhada entre os três entes. 
21) Identifique a alternativa que apresenta o imposto de competência estadual: D
A COFINS.
B IPI.
C IOF.
D ICMS.

Continue navegando