Buscar

caso concreto 5

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL III - CCJ0223
Caso Concreto 5
QUESTÃO OBJETIVA 1 (TJ ? PB ? IESES ? Titular de Serviços de Notas e de Registro ? 2014) O vendedor de coisa imóvel pode reservar-se o direito de recobrá-la no prazo máximo de decadência de três anos, restituindo o preço recebido e reembolsando as despesas do comprador, inclusive as que, durante o período de resgate, se efetuaram com a sua autorização escrita, ou para a realização de benfeitorias necessárias. O dispositivo transcrito a cima refere-se a qual instituto do direito civil?
(A) Retrovenda.
(B) Venda a contento.
(C) Venda com reserva de domínio.
(D) Venda sobre documentos.
QUESTÃO OBJETIVA 2 ? (Analista Judiciário Área Judiciária/TRT2 ? FCC/2014)
Considere as afirmativas relativas à compra e venda:
I. Nulo é o contrato de compra e venda, quando se deixa ao arbítrio exclusivo de uma das partes, a fixação do preço.
II. Salvo cláusula em contrário, ficarão as despesas de escritura e registro a cargo do vendedor, e, a cargo do comprador, as da tradição.
III. Até o momento da tradição, os riscos da coisa correm por conta do comprador, e os do preço, por conta do vendedor.
IV. Não sendo a venda a crédito, o vendedor não é obrigado a entregar a coisa antes de receber o preço.
Está correto o que consta em:
(A) III e IV, apenas.
(B) I, II, III e IV.
(C) I e IV, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I e II, apenas.
QUESTÃO SUBJETIVA– (Defensoria Pública/MS/VUNESP/2012/Adaptada) João comprou um automóvel, com reserva de domínio, com uma entrada e pagamento de 24 prestações. Desempregado, deixou de efetuar o pagamento da última parcela, quando foi interpelado judicialmente pelo vendedor, para constituí-lo em mora e ser possível a execução da cláusula de reserva de domínio, resolvendo o contrato. Com base nesta situação, poderá o vendedor ver o contrato resolvido?
A lei garante que acaso o comprador não pague a prestação pontualmente, as parcelas que irão vencer são consideradas vencidas. A partir desse momento, o vendedor tem o direito de exigir judicialmente o pagamento das prestações, a vencer e vencidas, ou a restituição do bem vendido, por meio de apreensão e de depósito judicial. Além disso, na venda com Reserva de Domínio, o vendedor pode penhorar a coisa vendida, já que o comprador é apenas o usuário do bem.
Vale dize que o vendedor somente poderá utilizar se a clausula de reserva de domínio após constituir o comprador em mora, e para que a mesma seja aplicada o vendedor deve protestar o título, conforme preleciona o Art 525 do CC/2002. Ainda assim, após o não cumprimento pelo comprador, poderá o vendedor, escolher entre mover ação de cobrança das prestações vencidas e o mais que lhje for devido ou poderá recuperar a posse da coisa vendida mediante busca e apreensão. 
Conforme artigo 525

Continue navegando