Buscar

Carboidratos: Estrutura e Funções

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Exercícios de fixação – Carboidratos
1. Como você pode deduzir a partir de uma estrutura se a biomolécula em questão é uma molécula de carboidrato? 
Os carboidratos são formados principalmente por moléculas de carbono (pelo menos um átomo de carbono assimétrico), hidrogênio e oxigênio, além de muitas hidroxilas, podem conter ainda acetona ou aldeído, por isso recebem o nome de carboidratos, pois são carbonos hidratados. 
2. Qual é a diferença entre uma aldose e uma cetose? 
Carboidratos que tem aldeídos. Aldoses = apresentam, além de hidrogênios e hidroxilas, o grupo funcional que os caracteriza como aldeídos (-CHO). Tem um C=O na ponta da cadeia, além,e de várias hidroxilas ligadas a carbonos
Carboidratos que tem cetonas. Cetoses = Apresentam o grupo funcional que os caracteriza como cetonas (-C-CO-C-). Carbonos ligados entre si e ligados a grupos hidroxilas e tem um C=O entre carbonos
3. Porquê a glicose é tão importante? 
A glicose está no sangue e é enviada para as células para produção de ATP, energia que vai para todo o corpo e também ao se juntarem por ligação glicosídica essas moléculas de glicose formam o glicogênio por uma cadeia ramificada, no momento em que ocorre uma hipoglicemia (nível de glicose baixo) por exemplo esse glicogênio que está armazenado na célula hepática é quebrado e a glicose é enviada para a célula a fim de estabilizar o nível de glicemia normal do indivíduo. Além disso, a reserva de glicose contida no citoplasma das células musculares em forma de glicogênio é muito importante para o processo de síntese de para manter a contração do músculo.
4. Em que a glicose difere da galactose?
Glicose e galactose são monossacarídeos (hexoses) aldeídos, a glicose é o açucar encontrado na forma livre ou combinado já a galactose é encontrada na hidrólise da lactose (o açucar do leite), a glicose precisa da insulina para ser captada pelos tecidos enquanto a galactose não precisa, é produzida nas glândulas mamárias a partis da glicose.
5. Explique qual é a conseqüência da ciclização das hexoses. 
Formação de novo centro de assimetria (carbono anomérico) e de acordo com a posição da hidroxila desse novo centro terá uma nomeclatura, hidroxila pra baixo chamado de alfa, e se a hidroxila estiver pra cima será chamado de beta. É muito importante a ciclização, pois a partir daí facilita a ligação de monossacarídeos para formar os oligossacarídeos e os polissacarpideos.
6. O que são anômeros? Como eles são designados? 
Anômeros são formas isoméricas (que tem isomeria óptica, como se fosse espelhado) que se diferenciam na no que tem ao redor do átomo de carbono anomérico, se a sua hidroxila está na posição alfa ou beta. A forma alfa acontece quando a hidroxila do carbono anomérico está do mesmo lado que a ciclização (forma cis). A forma beta acontece quando a hidroxila do carbono anomérico está do lado oposto ao da ciclização (forma trans)
7. Conceitue ligação glicosídica e descreva esta ligação em: A – Sacarose B – Lactose C – Maltose 
É uma ligação covalente, que acontece através da junção de dois monossacarídeos ou um monossacarídeo e outra biomolécula. O que ocorre é combinação da hidroxila de um carbono anomérico de um monossacarídeo com a hidroxila de um álcool ou com a hidroxila de qualquer carbono de outro monossacarídeo, excluindo água , as moléculas se unem produzindo a ligação glicosídica (-O-).
Sacarose = glicose + frutose (ligação glicosídica α1,2). A hidroxila do carbono 1 que se encontra pra baixo da glicose reagiu com a hidroxila do carbono dois da frutose.
lactose = glicose + galactose (ligação glicosídica β1,4). A hidroxila da galactose do carbono 1 que se encontra pra cima se liga na hidroxila do carbono 4 da frutose.
Maltose = glicose+glicose (ligação glicosídica α1,4). A hidroxila da glicose do carbono 1 que se encontra pra baixo se liga na hidroxila do carbono 4 da outra glicose.
8. Porquê não é o leite um bom alimento para todas as pessoas indistintamente? 
A lactose é o carboidrato presente no leite. É um hidrato de carbono, um dissacarídeo, que é composto por dois monossacarídeos: a glicose e a galactose, porém para que a lactose seja quebrada é necessária uma enzima chamada lactase que através de hidrólise quebra a lactose em glicose e galactose, mas infelizmente algumas pessoas tem deficiência nesse processo pela falta desta enzima então ficam impossibilitados de ingerir leite.
9. Descreva a composição do amido da celulose e do glicogênio e suas respectivas funções. 
Amido: Reserva de energia dos vegetais, é formado por dois tipos de de glicose: a amilopectina e a amilose. 
Glicogênio: Reserva energética dos animais e é formado pela união de várias moléculas de glicose em ligação alfa, é encontrado armazenado no nosso fígado e também nos nossos músculos. Quando precisamos de energia, o glicogênio é quebrado em glicose enviada para as células.
Celulose: é encontrada na parede celular da célula vegetal e é formada por unidades de glicose em ligações beta, tem bastante fibra e é apolar. Dá rigidez para as plantas e na indústria é utilizado para fabricação de papel por exemplo.
10. Porquê podemos digerir amido, mas não celulose. 
A ligação beta glicose da celulose faz com ela que é um polissacarídeo tenha uma estrutura bem rígida presentes nos vegetais, e nó seres humanos não temos enzimas capaz de degradá-la, já o amido que também é um polissacarídeo alfa glicose é digerido normalmente no osso organismo devido as enzimas existentes responsáveis por isso.
11. Faça um quadro desenhando as estruturas da glicose, sacarose, lactose e do glicogênio.
	Glicose
	
	Glicogênio (parte)

Continue navegando