Buscar

PORTUGUES 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Exercício 3
Estabelecem-se socialmente, fala-se e escreve-se de formas diferentes dependendo de cada circunstância de interlocução. Representam variadas formas de interação social, nas mais diversas práticas cotidianas de comunicação. Estamos nos referindo aos:
Escolha uma:
a. Gêneros textuais.
Cada situação de comunicação social exige uma forma específica de linguagem e, por isso, fala-se e escreve-se de formas diferentes dependendo de cada circunstância de interlocução. Em situações semelhantes se produzem textos com características semelhantes, que podem ser chamados de gêneros de textos (ou gêneros textuais), conhecidos e reconhecidos por todos, e que, por isso mesmo, facilitam a comunicação.
b. Gêneros teatrais.
c. Gêneros verbais.
d. Gêneros gramaticais.
e. Gêneros gestuais
Feedback
A resposta correta é: Gêneros textuais..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O aluno deve ser levado a escrever em situações concretas que reflitam efetivamente o uso da escrita na sociedade e uma delas é a transmissão de informações. De acordo com Marote e Ferro (1994, p. 87), nesse tipo de comunicação, algumas normas devem ser obedecidas. Há normas funcionais: é preciso ser eficiente, selecionar de maneira clara e objetiva aquilo que se quer informar e há ainda normas formais para cada um desses tipos de comunicação. Normalmente, esse tipo de comunicação ocorre por meio de:
Escolha uma:
a. Teatro, coro falado e jornal falado.
b. Histórias em quadrinhos, reportagens, entrevistas.
c. Textos humorísticos (piada, anedota, tirinhas).
d. Cartas, bilhetes, convites, avisos, cartazes, anúncios e e-mails.
O aluno deve ser levado a escrever em situações concretas que reflitam efetivamente o uso da escrita na sociedade. Uma delas é a transmissão de informações. Normalmente, esse tipo de comunicação se dá por cartas, bilhetes, convites, avisos, cartazes, anúncios e também por e-mails.
e. Resumos, resenhas e poemas.
Feedback
A resposta correta é: Cartas, bilhetes, convites, avisos, cartazes, anúncios e e-mails..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Escrever ou recontar contos, lendas, narrativas ou fábulas ajuda a criança a desenvolver a capacidade de narrar e a lidar com a organização da escrita para criar verossimilhança, dando coerência aos fatos, caracterizando as personagens, delimitando tempo e espaço, criando um narrador, introduzindo a fala das personagens. Esses gêneros textuais possuem uma distribuição espacial bastante característica (espaços em branco, distribuição em versos e estrofes), fazem uso de recursos sonoros (rimas e ritmo) e linguísticos (as palavras podem assumir significados diferentes). Respectivamente, as definições acima se referem aos gêneros textuais:
Escolha uma:
a. Textos narrativos e textos poéticos.
A alternativa encontra-se correta porque escrever ou recontar textos narrativos como contos, lendas, narrativas de aventura (relato em prosa ficcional) ou fábulas (em que animais ou objetos são os personagens e o enredo carrega uma lição moral), ajuda a criança a desenvolver a capacidade de narrar e a lidar com a organização da escrita para criar verossimilhança, dando coerência aos fatos, caracterizando as personagens, delimitando tempo e espaço, criando um narrador, introduzindo a fala das personagens. Já os textos poéticos possuem uma distribuição espacial bastante característica (espaços em branco, distribuição em versos e estrofes), fazem uso de recursos sonoros (rimas e ritmo) e linguísticos (as palavras podem assumir significados diferentes).
b. Resumos e resenhas.
c. Histórias em quadrinhos e entrevistas.
d. Teatro e jornal falado.
e. Textos dissertativos e descritivos.
Feedback
A resposta correta é: Textos narrativos e textos poéticos..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Existem atividades que, além de favorecer a análise do oral, traz à tona uma série de dificuldades das mais variadas, entre elas a ortografia e a pontuação. Bem trabalhadas pelo professor, tais dificuldades servirão de auxílio na descoberta do contraste entre o oral e o escrito. Normalmente, esse tipo de comunicação ocorre por meio de:
Escolha uma:
a. Teatro, classificados e contos de fada.
b. Piada, bate-papo, crônicas.
c. Chats, fóruns e websites
d. Cartas, resenhas e e-mails.
e. Histórias em quadrinhos, reportagens, entrevistas.
A alternativa está correta, porque escrever histórias em quadrinhos, com ou sem o auxílio de sequência de desenhos, preparar, escrever e apresentar reportagens e entrevistas são algumas das atividades que reproduzem por escrito aquilo é falado. Além disso, esse tipo de atividade favorece a análise do oral, traz à tona uma série de dificuldades das mais variadas, entre elas a ortografia e a pontuação. Se bem trabalhadas pelo professor, tais dificuldades servirão de auxílio na descoberta do contraste entre o oral e o escrito.
A referida resposta pode ser constatada através da leitura de Almeida, Veridiana. Fundamentos e metodologia do ensino de língua portuguesa.
Feedback
A resposta correta é: Histórias em quadrinhos, reportagens, entrevistas..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A escrita dominou o mundo, uma vez que as palavras, quando ditas, podem se perder no tempo e, escritas, terão uma chance de permanecer em várias épocas e civilizações, desde que seu material de registro seja bem conservado, como livros, jornais, revistas, diários, entre outros. Refletindo sobre a modalidade escrita, analise as afirmações a seguir:
I. O aluno não traz quase nenhuma bagagem de casa, compete à escola transmitir-lhe as convenções da escrita.
II. A escola transmite a modalidade escrita, de modo prático, selecionando as normas úteis e dosando a sua apresentação.
III. O aluno precisa, aos poucos, aprender a captar e manejar as formas da língua escrita, seja na condição de leitor, seja como produtor de textos.
IV. O texto escrito exige que o autor esteja consciente de que ele será lido por uma ou mais pessoas.
V. A escola insere o aluno no contexto da cultura, um diálogo que se dá por escrito, por isso desenvolve uma técnica teórica que os pais desconhecem.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, II, IV e V.
O aluno não traz quase nenhuma bagagem de casa, compete à escola transmitir-lhe as convenções da escrita; a escola transmite a modalidade escrita, de modo prático, selecionando as normas úteis e dosando a sua apresentação; o aluno precisa, aos poucos, aprender a captar e manejar as formas da língua escrita, seja na condição de leitor, seja como produtor de textos; o texto escrito exige que o autor esteja consciente de que ele será lido por uma ou mais pessoas.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. I, II, III e IV.
d. I, III e IV.
e. II e V.
Feedback
A resposta correta é: I, II, III e IV..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) esclarecem algumas posturas que o aluno deve assumir para desenvolver as quatro habilidades linguísticas (Oralidade, leitura, escrita e produção). Qual das alternativas NÃO corresponde a estas posturas?
Escolha uma:
a. Interesse, iniciativa e autonomia para ler textos diversos, adequados à condição atual do aluno.
b. Interesse pela literatura, considerando-a forma de expressão da cultura de um povo.
c. Reconhecimento da necessidade e importância da língua escrita no processo de planejamento prévio de textos orais.
d. Cópias, textos decorados e respostas fechadas.
Cópias, textos decorados e respostas fechadas.
e. Interesse por frequentar espaços mediadores de leitura como por exemplo: bibliotecas, livrarias, entre outros.
Feedback
A resposta correta é: Cópias, textos decorados e respostas fechadas..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O estabelecimento de eixos organizadores dos conteúdos de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental parte do pressuposto de que a língua se realiza no uso e nas práticas sociais; que os indivíduos se apropriam dos conteúdos e que os transforma em conhecimento próprio, por meio da ação sobre eles; que é importante
que o indivíduo possa expandir sua capacidade de uso da língua e adquirir outras que não possui em situações linguisticamente significativas ou situações de uso de fato. Diante do exposto, assinale a alternativa que indica quais são os quatro eixos organizadores dos conteúdos de Língua Portuguesa.
Escolha uma:
a. Representatividade oral, comunicação alternativa, escrita e espelhamento.
b. Oralidade, práticas comunicativas, produção e repetição.
c. Escrita, coerência, leitura e intertextualidade.
d. Práticas comunicativas, intertextualidade, progressão referencial e focalização.
e. Oralidade, leitura, escrita e produção.
A oralidade, leitura, escrita e produção são os quatro eixos organizadores dos conteúdos de língua portuguesa no ensino fundamental.
Feedback
A resposta correta é: Oralidade, leitura, escrita e produção..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A escrita é um sistema de representação da realidade, e não apenas um código de transcrição da língua oral. É preciso fornecer aos estudantes ferramentas para que, progressivamente, passem a dominar esse sistema. Durante o processo de reescrita o professor, juntamente com o aluno, deve:
Escolha uma:
a. Destacar seus erros ortográficos e pedir para o aluno passar a limpo.
b. Permitir que o aluno reescreva seus erros várias vezes numa folha a parte, permitindo assim o aprendizado da ortografia correta.
c. Refletir sobre os seus erros no texto e escrever outro, com o mesmo conteúdo, mas agora de forma correta.
d. Reescrever o texto em uma outra folha e pedir para o aluno copiar corretamente.
e. Levar o aluno a perceber que existem adequações a serem feitas nas informações de que dispõe e a se perguntar para que vai servir o que está escrevendo.
Levar o aluno a perceber que existem adequações a serem feitas nas informações de que dispõe e a se perguntar para que vai servir o que está escrevendo é o que o professor deve fazer em uma reescrita com seu aluno.
Feedback
A resposta correta é: Levar o aluno a perceber que existem adequações a serem feitas nas informações de que dispõe e a se perguntar para que vai servir o que está escrevendo..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
“Só por meio da vivência das formas de comunicação, em situações reais e concretas de uso social da escrita, o aluno apreenderá a noção do que é escrever. Perceberá que a escrita envolve um modelo, um plano, um todo organizado, e que as exigências com relação à estruturação e à representação, via de regra, só poderão ser satisfeitas mediante a multiplicidade de papéis assumidos pelo produtor do texto.” (MAROTE E FERRO, 1994, p. 87). Sobre os gêneros textuais é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Estudo de gêneros diversificados é inoportuno, uma vez que os alunos nunca terão contato com variadas formas de interação social.
b. Não sendo uma prática pedagógica aprovada nos cursos de pedagogia, o professor deve estar atendo para não desenvolver em sua sala de aula nenhuma atividade relacionada aos gêneros textuais.
c. O professor deve estar atento para os usos sociais da linguagem para fazer da sala de aula um ambiente em que circulem os mais diferentes gêneros.
O professor deve utilizar em suas aulas diversos gêneros textuais, uma vez que os alunos terão contato com variadas formas de interação social, nas mais diversas práticas cotidianas de comunicação.
d. Os modelos de gêneros textuais não devem ser priorizados, nem mesmo se estiverem presentes nos livros didáticos, porque o aluno não tem vivência para identificá-los.
e. O professor precisa estar atento e fazer circular em suas aulas apenas um tipo de gênero textual, elegendo aquele que mais se identifica com a faixa etária de seus alunos.
Feedback
A resposta correta é: O professor deve estar atento para os usos sociais da linguagem para fazer da sala de aula um ambiente em que circulem os mais diferentes gêneros..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para os PCNs (1998, p. 67), ensinar a língua oral deve significar para a escola possibilitar acesso a usos da linguagem mais formalizados e convencionais, tendo em vista a importância que o domínio da palavra pública tem no exercício da cidadania. Marque V para verdadeiro e F para falso nas afirmações a seguir:
( ) Ao propor o desenvolvimento da oralidade por parte do aluno, enfatiza-se a oportunidade de ele ser ouvido em sala de aula.
( ) Ao propor o desenvolvimento da oralidade por parte do aluno, enfatiza-se a oportunidade de poder se expressar sempre que sentir necessário.
( ) Ao propor o desenvolvimento da oralidade por parte do aluno, enfatiza-se a oportunidade de tirar as dúvidas com o professor em sala de aula.
( ) Ao propor o desenvolvimento da oralidade por parte do aluno, enfatiza-se a oportunidade de contribuir de alguma forma com a discussão dos conteúdos em sala.
( ) Ao propor o desenvolvimento da oralidade por parte do aluno, enfatiza-se a oportunidade que ele verbalize suas necessidades e emoções diante dos colegas e professores.
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. F, F, V, V, V.
b. V, V, V, V, F
c. F, F, F, F, F.
d. V, F, V, V, V.
e. V, V, V, V, V.
Ao propor o desenvolvimento da oralidade por parte do aluno, enfatiza-se a oportunidade de ele ser ouvido em sala de aula, de poder se expressar sempre que sentir necessário, de tirar as dúvidas com o professor em sala de aula, de contribuir de alguma forma com a discussão dos conteúdos em sala, ou seja, possibilitar que ele verbalize suas necessidades e emoções diante dos colegas e professores.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V, V..

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais