Buscar

Seminário integrado em Matemática

Prévia do material em texto

1.
		No que se refere à organização curricular, avalie as asserções a seguir.
Com relação à organização curricular na área de matemática, as ideias de linearidade e acumulação têm presenças marcantes em diversas produções didáticas da área, pois esse processo linear de trabalho pedagógico é fundamental para a apresentação da conexão e hierarquia das estruturas matemáticas.
PORQUE
Por meio da linearidade, os conteúdos matemáticos são dispostos dos mais simples para os mais complexos, obedecendo a uma estrutura lógica em que cada novo assunto pode ser assimilado pelo aluno, o que propicia o desenvolvimento pleno de sua autonomia acadêmica.
A respeito dessas asserções, assinale a resposta correta.
	
	
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
	
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
Explicação:
Questão ENADE 2011 
As duas asserções são proposições falsas, na medida em que a organização curricular da Matemática não necessariamente deve prever a hierarquia de conteúdos, nem a sua acumulação por parte dos indivíduos. ¿Os conteúdos já não são mais hipercompartimentados, como se fosse possível compreendê -los apenas por intermédio de uma série reduzida de passos a serem seguidos¿ (SILVA, 2013, p. 264).
 
Abandona-se a ideia de conteúdos dispostos linearmente, do mais simples para o mais complexo, da sua acumulação pela memória, e parte-se para uma organização curricular que revele uma variedade de conexões entre blocos de conteúdos e entre temas que já foram abordados. A escolha de conteúdos deve propiciar ao aluno um ¿fazer matemático¿ por meio de um processo investigativo que o auxilie na apropriação de conhecimentos.
 
Segundo as Orientações Curriculares para o Ensino Médio, [...] ¿a escola de hoje não pode mais ficar restrita ao ensino disciplinar de natureza enciclopédica¿ (BRASIL, 2006, p. 69). O ensino da Matemática deve favorecer o desenvolvimento de habilidades e competências, e em especial da resolução de problemas, o que contribui para a construção da autonomia.
 
As ideias da não linearidade e da não compartimentalização dos conteúdos matemáticos em favor de um currículo em espiral em que os alunos, a partir da ação, constroem o seu conhecimento têm sido muito discutidas, tanto na formação inicial como na formação continuada de professores, o que torna essa questão de nível médio de dificuldade.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Em relação ao ENADE, podemos afirmar que:
	
	
	
	É um componente curricular obrigatório.
	
	
	É um componente curricular facultativo.
	
	
	Tem como principal objetivo decidir se o formando está apto ou não para o exercício da profissão escolhida.
	
	
	Cabe a IES decidir se adere vou não a sua realização.
	
	
	É apenas mais uma avaliação complementar na formação do estudante.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O Enade foi instituído pelo Ministério da Educação (MEC), juntamente com o Sinaes. Este exame afere indiretamente a qualidade dos cursos de graduação, por meio do desempenho dos estudantes, a partir dos resultados de uma prova e também das respostas dadas por eles ao questionário do estudante. O Enade é composto por 3 instrumentos que são a prova, o questionário do estudante e o questionário do coordenador. Marque a alternativa correspondente ao instrumento questionário do coordenador:
	
	
	
	É o instrumento que objetiva traçar o perfil dos estudantes, ingressantes e concluintes, dos cursos de graduação do país; conhecer a opinião dos estudantes sobre o ambiente acadêmico em que realizam a sua formação e consolidar informações para promover a melhoria das condições de ensino e dos procedimentos didático-pedagógicos.
	
	
	É o instrumento que objetiva avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação e a sua relação com as fórmulas de Matemática, Física e Química.
	
	
	É o instrumento que objetiva avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e ao nível de atualização dos estudantes com referência à realidade brasileira e mundial.
	
	
	É o instrumento que objetiva avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação e a sua relação com as fórmulas das Ciências Exatas.
	
	
	É o instrumento que tem o objetivo de reunir informações que contribuam para a definição do perfil do curso. Ele possibilita investigar a percepção do coordenador sobre aspectos pedagógicos e estruturais de seu curso.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O ______________________________________________ é a parcela do Sinaes, em substituição ao Exame Nacional de Cursos Exame Nacional de Cursos, que responde pela avaliação dos estudantes da educação superior. Trouxe, em sua proposta, inovações em relação ao Exame Nacional de Cursos, inserindo os estudantes em fase inicial dos cursos de graduação, como forma de mensurar o conhecimento agregado ao estudante durante a sua formação acadêmica. Tem, contudo, a responsabilidade de corrigir os aspectos negativos apontados ao Exame Nacional de Cursos.
	
	
	
	Conselho Nacional de Educação (CNE)
	
	
	Exame do Ensino Superior
	
	
	Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
	
	
	Ministério da Educação e Cultura (MEC)
	
	
	Exame da Prova Brasil
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A Lei 9.131, de 24 de novembro de 1995 (BRASIL, 1995), cria o __________________________ e também estabelece como atribuições do MEC a formulação e avaliação da política nacional de educação, zelando pela qualidade do ensino. O mesmo instrumento legal também determinou a criação de um conjunto de avaliações periódicas das instituições e cursos superiores, com destaque para a realização anual de exames nacionais, pautados em conteúdos mínimos estabelecidos e previamente divulgados para cada curso. Os exames aferiam conhecimentos e competências adquiridos pelos alunos em fase de conclusão dos cursos de graduação, sendo os resultados divulgados anualmente pelo MEC.
	
	
	
	Ministério da Educação e Cultura (MEC)
	
	
	Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)
	
	
	Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
	
	
	Exame Nacional de Cursos (ENC)
	
	
	Conselho Nacional de Educação (CNE)
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O __________________________________________________ começou a ser implementado a partir de 2004, tendo subjacente a ele a ideia de que em cada escola existe uma possibilidade diferenciada. A partir desta concepção buscou estabelecer pontos que pudessem ao mesmo tempo atender o sistema como um todo e as peculiaridades de cada Instituição de Educação Superior (IES). Assim, a avaliação deveria contemplar a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das IES e dos cursos a ela vinculados. Dentro desta concepção, é fundamental o reconhecimento da diversidade e o respeito à identidade.
	
	
	
	Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)
	
	
	Conselho Nacional de Educação (CNE)
	
	
	Ministério da Educação e Cultura (MEC)
	
	
	Exame Nacional de Cursos (ENC)
	
	
	Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior foi criado pela lei de 10861, de 14 de abril de 2004. A proposta central do SINAES é avaliar:As instituições, cursos e o desempenho dos alunos.
	
	
	As Instituições e o desempenho dos alunos.
	
	
	Apenas as instituições.
	
	
	O desempenho dos alunos e cursos.
	
	
	As Instituições e cursos
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A partir dos fundamentos constitucionais e com o objetivo de avaliar a Educação Superior, o Ministério da Educação promulgou a Lei 10861/2004 que institui o ________________________________. A avaliação da Educação Superior, no SINAES, ocorre por meio da integração de 3 procedimentos: a avaliação das Instituições, a avaliação dos cursos de graduação e a avaliação dos estudantes, por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE).
	
	
	
	Ministério da Educação e Cultura (MEC)
	
	
	Conselho Nacional de Educação (CNE)
	
	
	Exame Nacional de Cursos (ENC)
	
	
	Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)
	
	
	Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)

Continue navegando