Buscar

Casos concretos direito civil

Prévia do material em texto

CASOS CONCRETOS DIREITO CIVIL V
CASO CONCRETO 02
Questão objetiva 1: (TJ-MG - CONSUPLAN - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção - 2016) Sobre o casamento por procuração, assinale a alternativa correta, segundo os dispositivos do Código Civil em vigor.
Alternativa C: A eficácia do mandato outorgado para casar não ultrapassará noventa dias.
Questão objetiva 2: Analise as alternativas a seguir e identifique aquela que não é considerada uma forma especial de casamento:
Resposta alternativa D: Putativo 
CASO CONCRETO 03
Questão objetiva 1: (TJPE - FCC - Juiz Substituto - 2015) Na habilitação para o casamento, se houver oposição de impedimento, o oficial.
Resposta alternativa E: Dará ciência do fato aos nubentes, para que indiquem provas que desejam produzir e remeterá os autos ao juiz que decidirá depois da produção das provas pelo oponente e pelos nubentes, com a participação do Ministério Público.
Questão objetiva 2: (Titular de Serviços de Notas e de Registros/TJ/SP - VUNESP/2014 - Adaptada) Sobre o instituto do casamento, assinale a alternativa correta.
Resposta alternativa B: O suprimento judicial de idade é previsto em favor de pessoa sem idade núbil, em razão de gravidez ou para evitar a imposição de pena criminal, ao passo que o suprimento judicial do consentimento viabiliza o casamento de pessoa com idade núbil, em caso de denegação injusta de qualquer um dos pais, de ambos, ou do representante legal.
Resposta alternativa D: A eficácia da habilitação será de cento e vinte dias, a contar da data em que foi extraído o certificado.
Questão subjetiva
Durante o processo de habilitação para o casamento de Marina e Josias, Ricardo, antigo noivo de Marina, apresenta ao oficial do registro declaração escrita e assinada, instruída com devidas as provas, afirmando serem aqueles irmãos, o que representa clarividente impedimento para a realização do casamento entre Marina e Josias. O oficial do registro, conforme determina a legislação, cientifica os nubentes acerca da oposição formulada por Ricardo, para que possam promover sua defesa, em obediência ao princípio do contraditório e ampla defesa. Ao analisar as provas colacionadas por Ricardo, Marina identifica a falsidade dos documentos apresentados. Diante destes fatos, como devem proceder Marina e Josias, para que possam dar seguimento ao processo de habilitação do enlace matrimonial?
Responder
CASO CONCRETO 6
Questão objetiva 1: (Magistratura PE FCC/2011) Sendo o casamento realizado sob o regime da comunhão parcial de bens, entram na comunhão aqueles adquiridos na constância da sociedade conjugal.
Resposta alternativa E: por fato eventual, com ou sem o concurso de trabalho ou despesa anterior.
Questão objetiva 2: (Ministério Público/SP 2011) Um cônjuge, casado sob o regime de comunhão parcial de bens e em estado de solvência, firma contrato de fiança em favor de terceiro, sem a necessária outorga uxória. Pode(m) pedir a decretação de anulabilidade:
Resposta alternativa B: o cônjuge que não firmou o contrato.
Questão objetiva 3: (MP/MS XXI) Qual o tipo de regime de bens que é admissível a alteração, mediante autorização judicial em pedido motivado de ambos os cônjuges, apurada a procedência das razões invocadas e ressalvados os direitos de terceiros? Assinale a resposta CORRETA.
Resposta alternativa D: Todas as alternativas estão corretas.
Questão subjetiva: João e Maria são casados sob o regime da comunhão parcial de bens. João, pretendendo vender ou doar um bem particular, que lhe pertence com exclusividade, necessitará da anuência da sua esposa? (GAGLIANO e PAMPLONA FILHO, 2018)
Resposta: Sim, conforme artigo Art. 1.660 do Código Civil entram na comunhão: IV – as benfeitorias em bens particulares de cada cônjuge; 
Ocorre que todo o ato de disposição deste bem, embora particular, tende a desfalcar, onerar ou reduzir o patrimônio do casal, ainda que de titularidade exclusiva de apenas um dos consortes, necessitando do consentimento do cônjuge não titular. Portanto mesmo que o bem seja exclusivamente seu este só poderá vender ou doar se tiver a anuência de Maria.

Continue navegando