Buscar

COLABORATIVA- etica - DOL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema 1: dois exemplos de situações aceitas pela sociedade antigamente e que hoje são inaceitáveis ética e moralmente;
As mulheres não tinham direito ao voto, eram invisibilizadas pela sociedade e muitas vezes vistas como objeto sexual. Por sorte movimentos como o feminismo vem crescendo e tentando quebrar essas barreiras e tabus.
A homossexualidade já foi vista como doença e até como crime, infelizmente isso ainda não mudou em alguns países, mas no Brasil, essa minoria tem conseguido seu lugar que é direito na sociedade, tem buscado e defendido seus ideais.
Tema 2: duas manifestações cotidianas do racismo;
O Racismo pode se apresentar através de uma piada de mal gosto e, também, com “fantasias” .
Tema 3: A importância da lei de cotas no contexto brasileiro
As cotas raciais servem como reservas de vagas para negros, pardos e indígenas, as cotas visam acabar com o racismo estrutural e com a desigualdade racial.
 O primeiro sistema de cotas surgiu nos Estados Unidos, em 1960, com o intuito de diminuir e amenizar as diferenças sociais e econômicas entre negros e brancos. No Brasil esse sistema foi inaugurado no ano de 2000 na Universidade do Rio de Janeiro e depois em Brasília, em 2004. A lei de cotas é fomentada no Brasil pela lei nº 12.711, de agosto de 2012 e regulamentada pelo Decreto nº 7.824/2012. 
A discussão sobre cotas se faz necessária quando falamos da desigualdade no Brasil, essa que pode ser econômica, social e até educacional. Os negros representam 53,6% da população brasileira e ainda assim são minorias nas universidades públicas. O quadro da desigualdade social entre negros e brancos é diretamente ligada à diferença de oportunidades. Devido ao histórico da escravidão, as cotas têm como objetivo trazer essas pessoas, antes marginalizadas, para as universidades. 
As cotas trazem a oportunidade para as pessoas de baixa renda terem o mesmo grau de ensino que pessoas de classes mais altas. Cotas são importantes para mostrar que há uma preocupação sobre a intensa desigualdade social e racial no país. As cotas são um símbolo da dívida que temos enquanto sociedade com o povo, elas servem para trazer a igualdade, mas ainda é um sistema falho, acredito que as cotas deveriam ser um sistema equitário, dando assim, a mesma oportunidade para todos, saindo da massa das classes altas dentro das universidades públicas.
https://vestibular.mundoeducacao.bol.uol.com.br/cotas/argumentos-favor-das-cotas.htm
https://vestibular.mundoeducacao.bol.uol.com.br/cotas/historia-sistema-cotas-no-brasil.htm
https://brasilescola.uol.com.br/educacao/sistema-cotas-racial.htm
 https://www.politize.com.br/cotas-raciais-no-brasil-o-que-sao/

Continue navegando