Buscar

Prova 2 Ciencia Politica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Centro Universitário da Grande Dourados
Curso Tecnológico Gestão Pública
Disciplina: Ciência Política 
Profª. M.ª Tania Rejane de Souza
1º Avaliação Bimestral - 2020 
Acadêmica(o): _____________________________________________________________________ RGM: ___________________
GABARITO – NÃO RASURAR
a
b
c
d
Questão 1 (1.0)
· 
· 
· 
x
Questão 2 (1.0)
· 
· 
· 
x
Questão 3 (1.0)
· 
· 
· 
x
Questão 4 (1.0)
· 
· 
x
· 
Questão 5 (1.0)
x
· 
· 
· 
Questão 6 (1.0)
· 
x
· 
· 
Questão 7 (1,0)
· 
x
· 
· 
Questão 8 (1,0)
· 
· 
· 
x
Questão 9 (1,0)
· 
x
· 
· 
Questão 10 (1,0)
x
· 
· 
· 
1. Em relação a sociedade analise as afirmativas abaixo e marque a resposta correta.
I- O “pai” da teoria naturalista, ao afirmar que o homem é um ser social por natureza, é Aristóteles (séc IV a.C.). Segundo ele, “homem é naturalmente um ser político” e a sociedade humana se distingui pela racionalidade, pela existência de sentimentos antagônicos como bondade e maldade; justiça e injustiça. Já no século I a.C. aparece Cícero, seguidor do pensamento aristotélico, que afirma que a espécie humana não existe para o isolamento, e que naturalmente o homem procura o apoio comum, tratando-se de uma necessidade natural e não material.
II- Na Idade Média, tem-se Santo Tomás de Aquino, outro seguidor da teoria de Aristóteles. Esse pensador medieval reafirma a existência de fatores naturais que determina que os homens procurem viver associados e destaca que isso não acorre em casos excepcionais: excellentia naturae, quando um indivíduo notavelmente virtuoso, vive em comunhão com as divindades; corruptio naturae, referente a anomalia mental; e malafortuna, quando o homem, por algum acontecimento fatídico passa a viver isoladamente.
III- A teoria contratualista, é mais claramente defendida por pensadores como Hobbes, Locke, Montesquieu e Rousseau. Thommas Hobbes, em sua obra “Leviatã”, expõe esse contratualismo. De acordo com ele, o homem vive primeiramente em um “estado de natureza”, que compete uma situação de desordem pois não haveria restrição as vontades dos indivíduos, possibilitando o caos e inexistindo punição. O contrato social surge da necessidade de findar-se esse “estado de guerra”, e tem como objetivo conceder poderes ao Estado para punir aqueles que atrapalharem a continuidade da sociedade. John Locke segue uma vertente contratualista, em consonância às ideias de Hobbes. Segundo ele, a sociedade se forma através do contrato social, e este pacto deve garantir a liberdade dos homens. 
IV- Jean Jacques Rousseau retoma o pensamento Hobbesiano, explicando a existência da sociedade a partir de um contrato social, sendo não a natureza humana, mas, sim a vontade o fundamento da organização social. Ele afirma que o homem é bom por natureza e que a sociedade é que o corrompe, sendo função do contrato conduzir as relações sociais, além de conceder ao estado o poder de intervir, através das sanções em todas as relações para garantir o interesse social. E ainda, prega Rousseau que essa associação de indivíduos tem um próprio anseio: a vontade geral. 
Estão corretas:
a) Todas as alternativas estão corretas.			b) Todas as alternativas estão incorretas.
c) As alternativas I e IV estão incorretas.			d) Somente a alternativa III está incorreta.
2. Significa uma união entre um mesmo povo com um sentimento de pertencimento e de ligação entre si, compartilhando, muitas vezes, um conjunto mais ou menos definido de culturas, práticas sociais, idiomas, entre outros.” Esse fragmento explica um conceito importante da análise espacial. Que conceito é esse?
a) País				b) povo 			c) território				d) nação
3. 
De acordo com algumas teorias políticas, a formação do Estado é explicada pela renúncia que os indivíduos fazem de sua liberdade natural quando, em troca da garantia de direitos individuais, transferem a um terceiro o monopólio do exercício da força. O conjunto dessas teorias é denominado de: 
a) liberalismo.    		b) despotismo.    		c) socialismo.     		d)contratualismo.   					
4. Com relação a evolução histórica do Estado analise as afirmativas abaixo. 
I-Estado Antigo (ou Estado Oriental, ou ainda, Estado Teocrático) designa os tipos de Estados existentes nas antigas civilizações do Oriente ou mediterrâneas. As principais características do Estado Antigo eram: a) natureza unitária; e b) religiosidade.
II- No Estado Antigo, a vida social e política era completamente dominada pela religião. Assim, o poder dos governantes era outorgado por uma ou mais divindades, razão pela qual o Estado antigo é denominado, também de Estado Teocrático (do grego theos = deus + kratia = domínio, poder).
III- Estado Romano é expressão genérica, que designa as várias formas de governo que existiram em Roma, desde sua fundação (considerada como tendo ocorrido em 753 a.C.) e a morte do Imperador Justiniano, em 565 A.D. As principais características do Estado Romano eram: a) base familiar da organização; b) sociedade política organizada, inicialmente, segundo o modelo da cidadeEstado; c) domínio sobre grande extensão territorial.
IV- As principais características do Estado Medieval eram: a) base religiosa cristã (cristianismo); b) existência de feudos (feudalismo); e c) invasões dos bárbaros.
Estão corretas:
a) I, II, III, IV			b) I, III, IV			c) I, II, IV			d) II, III, IV
5. No tocante a territorialidade brasileira, local em que o país vai exercer o seu poder de mando, compete à autoridade judiciária brasileira processar e julgar as ações em que:
I- No Brasil tiver de ser cumprida a obrigação.
II- O fundamento seja fato ocorrido ou ato praticado no Brasil.
III- O réu, qualquer que seja a sua nacionalidade, estiver domiciliado no Brasil.
a) todas as afirmativas estão corretas.				b) todas as afirmativas estão incorretas.
c) Somente as alternativas I e III estão corretas.		d) Somente as alternativas I e II estão corretas.
6. Quando se trata de evolução histórica do estado, existem muitos elementos a serem analisado, Estado Antigo, Estado Grego, Estado Romano, Estado Medieval, Estado Moderno, Estado liberal, todos com suas características próprias. “O que foi o feudalismo? Durante muito tempo, e especialmente sob o influxo do racionalismo do século XVIII, pensou-se que a Idade Média como a ‘era da escuridão’. […] Os pensadores católicos contemporâneos atribuem à Idade Média a função de um período germinativo […] durante o qual amadureceu a semente do mundo moderno.” (MONTENEGRO, W. 1961, p. 24) 
( ) O feudalismo estende-se desde a queda do Império Romano até os séculos XIV e XV com o Renascimento.
( ) Durante o feudalismo, existiram vestígios do direito romano que se misturavam com o direito consuetudinário. 
( ) O poder político estava concentrado, era o nascimento do conceito de Estado. 
( ) A maioria dos feudos estavam concentrados nas mãos da Igreja, e a transmissão do feudo era realizada de pai para filho tendo em vista que não existia o celibato.
a) V – F – F – V. 		b) V – F – F – F.		c) F – V – V – V. 		d) V – V – V – F .
7. Em relação aos elementos do Estado, marque a resposta correta.
 I- Ao nos referirmos ao território brasileiro, referimo-nos ao espaço soberano reconhecido internacionalmente.
II- Os limites do território podem ser bem definidos ou não muito claros. As fronteiras podem variar de acordo com o espaço em análise.
III- No tocante ao subsolo, este pertence ao proprietário da terra, inclusive com direito de exploração em casos de encontrar jazidas naturais nesse subsolo.
IV- É possível entender o conceito de território como sendo o espaço geográfico apropriado e delimitado por relações de soberania e poder.
Estão corretas as alternativas:
a) I, III e IV.			b) I, II e IV.			c) I e III.		d) Todas as alternativas.
8. O Estado para existir necessita de alguns elementos. São eles:
I - Território: Extensão de terra que está sob direção de um governo; II - Povo: conjunto de habitantes de um determinado local; III - Governo: Ato ou efeito de administrar, sistema político que dirige um Estado com poder soberano.Dos itens acima:
a) Apenas o item I está correto.					b) Apenas os itens I e II estão corretos.
c) Apenas os itens II e III estão corretos.			d) Todos os itens estão corretos.
9. A partir do século XV e XVI, a Europa Ocidental sofreu diversas transformações que promoveram o crescimento das cidades, das atividades comerciais e da ciência. Foi em meio a essas mudanças que as Monarquias Nacionais surgiram, contribuindo para o fortalecimento do poder real e acarretando no desaparecimento gradual da servidão e no declínio do mundo feudal. O Estado Nacional Moderno consistiu em um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política. Assim, o símbolo da formação dos Estados Modernos na Europa deu-se com
a) a participação dos burgueses na condução da política.
b) o processo de centralização política nas mãos do rei.
c) a unificação dos países e de suas elites.
d) o surgimento da representatividade política através do parlamentarismo.
10. Com relação aos elementos estatais e a nação marque a resposta incorreta. 
a) Território é o espaço físico ou ideal sobre o qual o Estado exerce a soberania com exclusividade, isto é, o âmbito de validade da norma jurídica no espaço.
b) Nação é uma sociedade natural de homens, na qual a unidade de território, de origem, de costumes, de língua e a comunhão de vida criaram a consciência social.
c) Estado é a nação politicamente organizada; é possível haver um Estado com mais de uma nação, como no caso do Império austrohúngaro, em que havia pelo menos duas nações que em nada se identificavam, a começar pela língua. Para que exista Estado, é necessário que haja uma população, reunida sobre certo território, submetida às mesmas leis, e que essas leis sejam elaboradas pelo órgão representativo dessa população. Estado é conceito político e jurídico, enquanto nação é eminentemente sociológico.
d) Povo referese a um grupo de pessoas que residem em determinado território, sejam ou não nacionais de determinado país, submetidos ao ordenamento jurídico e político daquele Estado; população referese a uma comunidade de mesma base sóciocultural é conceito jurídico e político.

Outros materiais