Buscar

Casos Clínicos de Fisioterapia


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASOS CLÍNICOS
Aluna; Wellen Açucena Dos Anjos Silva 
Turma: Fisioterapia 4 período 
01- Jair tem 65 anos de idade e, em virtude do trabalho que desenvolveu durante a sua fase adulta, apresenta uma série de lesões que comprometeu sua funcionalidade e levou à força muscular grau I na musculatura flexora do quadril. Por apresentar dificuldade para se recuperar, ele procurou o serviço de fisioterapia do Núcleo de Apoio de Saúde da Família (NASF). Quais são os tipos exercícios que podem ser prescritos para melhora da força muscular nesse caso com grau 1?Os movimentos ativos assistido , pelo fato do paciente movimentos podendo progredir com resistência no decorrer dos movimentos.
02- Um paciente de 65 anos com diagnóstico de acidente vascular encefálico encontra-se internado na unidade de terapia intensiva (UTI). O paciente está sedado, mas estável clinicamente. Deverá ser realizado, com o objetivo de manter as amplitudes de movimento e amenizar os efeitos da imobilização, o exercício do tipo? Justifique sua resposta. Exercícios passivos, porque as mobilizações passsivas, trabalham a amplitude de movimento passivo, agindo contra os efeitos da redução imobilização relativa, mantendo a função articular e evitando os problemas inerentes a imobilização, tanto precose quanto prolongado.
03- A.C.M., 40 anos, apresenta transtornos articulares difusos, com dor severa ao final do movimento. Há disfunções biomecânicas que inviabilizam a completa flexão do punho. Quais movimentos acessórios deveriam ser trabalhados? Além do movimento, determine os graus que deveriam ser trabalhados. Justifique sua resposta. Os movimentos de tração e deslizamento posterior, podendo ser trabalhado em conjunto onde na tração ocorre o aumento passivo do espaço intra-articular, logo em seguida e aplicado o deslizamento aumentando a mobilidade na articulação hipomóvel, utilizando os graus 1 e 2, a ADM no início do movimento e pequena e a amplitude na metade do arco é grande.
04- Patrícia tem 35 anos de idade e está na sua terceira gravidez. Nas duas anteriores ela sofreu aborto espontâneo e nesta apresenta hipertensão arterial persistente com sangramento vaginal. Sua condição econômica não permite que realize acompanhamento pré-natal em uma clínica particular e apesar de a Unidade Básica de Saúde do seu bairro possuir esse tipo de serviço, ela alega que não participa ativamente do acompanhamento pré-natal. Como sofre de dores lombares frequentes, procurou o serviço de fisioterapia da sua unidade de saúde e na avaliação o profissional responsável a orientou sobre o procedimento adequado ao seu caso.
Pelo fato da paciente tem no histórico dois abortos sofridos e associados a hipertensão arterial e sangramento vaginal, gera uma contradição quanto a prática de exercícios terapêuticos. A paciente deve avaliar junto ao seu médico os riscos e enquanto isso o fisioterapeuta pode dar orientações sobre postura e posicionamentos, orienta em alguns exercícios passivos, que não prejudica a sua gravidez, para uma melhora dos fatores biomecânicos, mantidos dentro da tolerância da paciente.
05- "As quedas nos idosos são mais comuns nos indivíduos que apresentam mobilidade ao lado de instabilidade e têm sido consideradas como um sério problema de saúde pública relacionado a essa população. Sendo assim, a abordagem da fisioterapia na prevenção das quedas nos idosos torna-se fundamental para a garantia de sua saúde e autonomia. A etiologia das quedas é multifatorial. Em relação a tal problema, diversas estratégias a abordar, entre elas uma avaliação cuidadosa.” Após reflexão, leia a situação clínica, abaixo.
	Seu Cipriano, 67 anos, apresenta uma grande escoliose tóraco-lombar sinistro convexa, que lhe rendeu até complicações cardiovasculares e ortopédicas. Mora com sua filha, e quando esta sai para o trabalho, fica “responsável” por seu neto de 8 anos de idade. Deambula com significativa oscilação lateral e instabilidade nas articulações dos joelhos. Tente montar um plano cinesioterapêutico, que responda às necessidades do “Seu Cipriano”. Especifique além do tipo de exercício, o tipo de contração e o grupo muscular envolvido. Para a reabilitação do joelho, os exercícios devem se concentrar no fortalecimento dos estabilizadores e dos músculos quadríceps, esses exercícios devem iniciar com contração isometricas indolires e progredir para a contratação isocinética com velocidade mais baixa gerando menos força.

Mais conteúdos dessa disciplina