Buscar

Criatividade, Ideação e Resolução de Problemas - Atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Pergunta 1
10 em 10 pontos
	
	
	
	O Design Thinking, ao contrário da administração científica centrada na racionalidade, é um processo que percorre um caminho com maior liberdade. Aqueles que o defendem, percebem que se trata de uma abordagem inovadora, um sistema aberto com ordenamento e colaboração entre os envolvidos. Por esse motivo, ocorre a geração de múltiplas soluções para atingir os resultados esperados. As oportunidades e os problemas motivam a busca por soluções. Projetos podem caminhar e obter sucesso, principalmente se ideias forem lapidadas, novas direções forem tomadas e pensamentos tradicionais saírem de cena e houver espaço ao novo. Isso é Design Thinking. Uma abordagem com múltiplas aplicações, que direciona para caminhos muitas vezes não observados (BROWN, 2010).
Disserte sobre o Design Thinking como estratégia de planejamento, explicando:
· os valores;
· passos e ferramentas;
· diferenças em relação à administração científica.
BROWN, T. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
VIANNA, M. et al. Design Thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	Muitos compreendem os valores do Design Thinking como: empatia, colaboração e experimentação, sendo que não se restringe apenas a estes termos, analisemos a  seguir:
Antes de tudo isso ser uma matéria de abordagem educacional o Design Thinking teve seu precursor com o termo Criador / Inventor, porém ambos são a mesma coisa ontem e hoje. Por trás de todo design tem a figura mais importante e mais valiosa nesse processo que são as ideias inteligentes.
As pessoas sempre questionam os processos do dia a dia, do cotidiano: De que forma podemos melhorar isso ou aquilo? São os profissionais de Design que com pensamentos e ideias “fora da caixa”, “além da curva” é que possuem a habilidade para responder.
A evolução constante provocou a desmistificação do conceito de design para design thinking, com o intuito de se valorizar o passo a passo de toda a criação, a valorização do pensamento por trás do projeto, daí a ideia de separar e explicar os termos empatia, colaboração e experimentação
A empatia significa se colocar no lugar da outra pessoa, é entender a visão do outro como se fosse a sua.
A colaboração é trazer a participação de mais cabeças pensantes sobre o mesmo questionamento e filtrar as ideias para a construção da solução.
A experimentação é o uso das ferramentas criadas e a análise das respostas à essa utilização, trazendo enfim opiniões e conceitos de melhoria para aperfeiçoamento da sua criação.
 
Os passos e ferramentas no design thinking são dois termos que podemos transformar em ações, como o exemplo a seguir:
Uma empresa de inovação tecnológica precisa se manter no mercado de produtos eletrônicos e lança a cada ano o mesmo produto, no conceito interno, porém com algumas modificações na estética, no manuseio ou algum detalhe específico. Então como obter sucesso ano após ano?
A resposta não é simples, mas em resumo é INVESTIMENTO.
Investimento em um setor de criação onde há pessoas de visões diferentes em diversos pontos de vista, um setor onde a cobrança por resultados não está imediatamente ligada a elaboração de relatórios de produção, mas um setor que oferece liberdade de pensamento, liberdade de trabalho, flexibilização de horários, ambientes de criação com jogos, livros, interações entre os profissionais para que saiam do seu próprio eixo e possam viajar nas suas ideias, separadamente ou em conjunto. Por fim essa liberdade de pensar torna-se uma das mais importantes ferramentas para a inovação tecnológica de seus produtos e difere muito de uma administração científica que visa a redução dos custos de produção e aumento da produtividade.
	
	
	
Aqui a Solução é Show!
Lembre-se de curtir para continuar a ajudar você.