Buscar

relatorio estagio Gestão1

Prévia do material em texto

17
Faculdade Anhanguera de Guarulhos
Rua do Rosário, 300, Centro - Guarulhos  SP.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Gestão Escolar
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
ALUNO: Rosângela Soares Silva 
Curso: Pedagogia
Matrícula: 5221968063
 
Guarulhos
 2015
Rosângela Soares Silva
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Gestão Escolar
 
Relatório de Estágio Supervisionado apresentado à Faculdade Anhanguera Guarulhos como requisito parcial do curso de (Pedagogia).
Coordenador de Curso: Antônio Rodolfo Siqueira
Guarulhos
 2015
Ficha de Identificação
Nome Rosângela Soares Silva
Data: Setembro / 2015
Matrícula: 5221968063
Instituição de Ensino: Faculdade Anhanguera Guarulhos
Curso: Pedagogia
Entidade E.P.G. Raul Cortez
Data de início do estágio: 02/09/2015
Data de término do estágio: 23/09/2015
SUMÁRIO
S
1	INTRODUÇÃO	9
elementos necessários para situar o tema do trabalho.	9
2	AMBIENTE DE PESQUISA	9
2.1	A Escola	9
3	ATIVIDADES DESENVOLVIDAS	10
2.3	Período de Observação	10
2.3	Período de Coparticipação	11
2.3	Período de Regência	12
3 CONCLUSÃO	10
REFERÊNCIAS	11
APÊNDICES	12
ANEXOS	13
0
INTRODUÇÃO
 Em atendimento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, à Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura, e à Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes, a aluna Rosângela Soares Silva do 7º período do Curso de Pedagogia, Licenciatura da Faculdade, realizou seu Estágio Curricular Supervisionado Gestão Escolar E.P.G. Raul Cortez no período de 02/09/2015 á 23/09/2015. 
O presente Estágio Supervisionado de Gestão Escolar, foi realizado no período da tarde das 13hs às 18hs, totalizando 55 horas, na E.P. G Raul Cortez, localizada na Rua:´Asteróid, 27, no bairro: Parque Primavera, Guarulhos-SP.
O estágio foi realizado dentro da secretária da instituição concedente, com a autorização e apoio do diretor: Reinaldo Guilherme Fix Vice-diretora; Lazara Nogueira, Coordenadora Pedagógica, Rosa de Jesus Freitas,
	 O componente curricular de Estágio tem como objetivo inserir o aluno no ambiente escolar, proporcionando oportunidade de vivenciar, em prática, os conhecimentos construídos no âmbito dos conhecimentos teóricos. 
 Neste contexto. Para mim o estágio de Gestão Escolar foi de grande valia, pois pude aprender muito sobre os aspectos da direção e supervisão escolar, superou minhas expectativas e me trouxe conhecimentos dos quais poderei sempre me lembrar com satisfação de ter realizado esse estágio em Gestão Escolar.
AMBIENTE DE PESQUISA
Visa expor o assunto e demonstrar as principais ideias. Não existe padrão único para a estrutura do desenvolvimento dos trabalhos, cujos itens dependem da natureza do estudo (experimental, não experimental, de campo, de revisão bibliográfica, ou outro). Deve ser dividido em seções, partes ou capítulos necessários para detalhamento do assunto.
· A escola E.P.G. Raul Cortez se localiza na rua: Asteróid, 27 Parque Primavera – Guarulhos – SP.
· 
· A escola era chamada antes de E.P.G. Parque Primavera l alguns anos mais tarde passou a ser chamada de E.P.G. Raul Cortez em homenagem ao ator brasileiro Raul Cortez.
· Escola de Educação Infantil e Pré escola.
· As condições sócias econômicas são desfavoráveis de nível classe baixas com pouco recurso financeiro, Faixa etária é de 03 a 05 anos com cerca de 30 alunos por sala.
· Água filtrada
· Água da rede pública
· Energia da rede pública
· Esgoto da rede pública
· Lixo destinado à coleta periódica
· Acesso à Internet
· Banda larga
· Salas de aulas
· Sala de professores
· Cozinha
· Parque infantil; 
· Banheiro adequado à educação infantil. 
· Sala de secretaria Refeitório, Almoxarifado;
· Banheiros dentro do prédio. 
· Sala de secretaria
· Refeitório
· Almoxarifado 
Materiais pedagógicos disponíveis:
· TV
· Antena parabólica
· Retroprojetor
· Impressora
· Aparelho de som
· Fax
· A qualificação do corpo docente possui formação superior com docentes especializados, a parte administrativa e técnico pedagógica também dispõe de profissionais habilitados cerca de 8 funcionários.
· O sistema de avaliação é bimestral e intervenção pedagógica para as necessidades educacionais específicas.
· As relações interpessoais da Instituição entre professores e alunos são cordiais e dinâmicas e flui normalmente bem.
· O Conselho de classe é realizado sempre que necessário para analisar a distribuição de renda e as necessidades emergenciais da escola com a participação de todos 
· São realizadas reuniões pedagógicas semanalmente para atender as necessidades pedagógicas das turmas e adaptações necessárias;
· As reuniões de pais são frequentes e realizados com professor em sala de aula abrindo espaço para o diálogo com os pais ou responsáveis sobre os alunos e as questões pedagógicas envolvidas A escola realiza eventos culturais como dia das mães, festa junina, semana do folclore, etc. Os trabalhos são monitorados pelos professores e Coordenação pedagógica fazendo relações Interdisciplinares; 
· A escola possui reforço para alunos com dificuldade de aprendizagem de forma eficaz.
· Calendário Escolar 
27 / JANEIRO - INÍCIO DAS AULAS
12 / JUNHO a 13 / JULHO - FÉRIAS ESCOLARES
13 a 19 / OUTUBRO - SEMANA DE RECESSO
DEZEMBRO - TÉRMINO DAS AULAS
PREVISÃO: 2ª QUINZENA DE DEZEMBRO
· Matriz Curricular vigente 
A Secretaria da Educação definiu sua Matriz Curricular no período 2013 á 2016, com desafios a serem enfrentados. 
Coletivamente e com a participação do dirigente, do organizacional e Diretor e de Escolas, que segue basicamente sete eixos principais:
1. Expansão da Rede Municipal
2. Reformas e Manutenção na Rede Municipal
3. Elaboração e Sistematização do Projeto Político Pedagógico
4. Gestão de Pessoas e Valorização Profissional
5. Programa de Tecnologia Educacional no Processo Ensino-Aprendizagem
6. Programas de Garantia da Permanência
7. Programa Comunidade na Escola
· Projeto Político-Pedagógico/Proposta Pedagógica da Escola
O PPP- Projeto Político Pedagógico é o Plano de ação globalizado da instituição para as escolas municipais, traz valores, orientam as práticas políticas e pedagógicas, as atividades que serão desenvolvidas pelos professores, já vêm prontas e regulamentos a ser cumprido, o plano de ação, os objetivos e qual sua finalidade. 
A rede municipal se baseia na humanização dos alunos, na formação de professores de maneira integral e que as crianças tenham um atendimento que siga o proposto nas leis e no PPP para o desenvolvimento educacional satisfatório, crítico e reflexivo dentro da realidade de cada um.
· Regimento Escolar
l. Maternal de 01 a 03 anos de idade
ll. Pré-I: 04 anos de idade
lll. Pré-II: 05 anos de idade
A Escola funciona em período integral, podendo matricular-se todos os alunos de 01 á 05 anos, nos horários manhã 07:00 ás 11:00 horas; tarde 11:00 ás 15:00 horas e das 15:00 ás 19:00 horas. 
Dividido em turmas e por faixa etária.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Período de Observação
· A aprendizagem tem ênfase total na prática escolar que é o foco primordial da instituição, a mediação pedagógica é outro ponto importante da escola que faz eixo norteador de professor, aluno na troca de conhecimentos, essa prática garante o melhor desempenho no ensino aprendizagem e no cotidiano dos alunos e corpo docente.
Período de Coparticipação 
· Reuniões para elaboração das atividades da semana Pedagógica;
· Elaboração do plano de ação;
· Participação ativa na Semana Pedagógica;
· Elaboração do planejamento quinzenal;
· Elaboração do regimento escolar;
· Programar a rotina pedagógica;
· Participação nas reuniões de pais e mestres;
· Orientação e acompanhamento sobre o preenchimento dos diários de classe e relatórios;
· Orientação aos professores em conjunto ou individual;
· Criaçãoe adequação de Projetos novos trabalhados para a escola.
Período de Regência
· Projeto de revisões dos conteúdos semanais com a Coordenadora;
· Projeto higienização do nosso corpo enfatizado pela gestão e docentes;
· Projeto meio ambiente com a participação efetiva da Gestão escolar.
· Com esses projetos e ações práticas para sua criação e desenvolvimento, apresentou-se um envolvimento da gestão com os professores, alunos e comunidade o que tem valor benéfico para a vida cotidiana escolar, Não notei nenhum ponto desfavorável.
CONCLUSÃO:
O estágio de Gestão Escolar me fez entender toda a dinâmica que existe em fazer uma gestão voltada antes de tudo para a escola, os aluno, pais, professores e comunidade local.
Também foi possível observar como funciona a parte teórica e prática das questões de gestão, com o Diretor procede, como a Coordenadora realiza suas atividades distribuídas aos professores e como se conduz as reuniões pedagógicas; tudo funciona com sincronismo entre as partes integrantes da escola para que haja uma gestão que faça o aprendizado e a administração das burocracias escolares se realizarem de forma correta e flexível, dando sempre a oportunidade de ouvir a todos sobre suas expectativas, dúvidas e sugestões para melhoria da escola e do bem comum.
Sem dúvida fazer esse estágio me trouxe aprendizado e uma nova visão de como se dirige e coordena a escola, é sempre muito bom perceber que tiramos um bom proveito sobre informações desconhecidas ou pouco conhecidas.
Pude notar também algumas deficiências do sistema escolar que muitas vezes em seus documentos diz e afirma algo que na prática não acontece de fato devido a fatores externos como verba insuficiente, má administração governamental e descuido das autoridades competentes.
A questão social para mim foi satisfatória fui bem recebida, bem direcionada pela direção e coordenação e não negaram nenhuma informação e dados correspondentes,
Na minha vida profissional fará sim uma diferença e trará lembranças boas de como fazer gestão escolar, também levo comigo a impressão que as lacunas do sistema educacional é um grande desafio e falta muito ainda a se fazer para que esteja tudo em seus devidos lugares para que a escola seja de fato democrática e seu ensino aprendizado seja de qualidade garantindo ao aluno, professores e gestores uma escola realmente pronta a atender as necessidades educacionais.
REFERÊNCIAS:
PLT: Estágio Supervisionado em Pedagogia. Autor: Nilson Robson Guedes Silva. Editora: Alínea.
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental, - Brasília: MEC/SEF, v. 3. 1998.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho e PLACO, Vera Maria Nigro de Souza ( orgs.) O Coordenador pedagógico e o espaço de mudança. Edições Loyola, São Paulo, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia; saberes necessários à pratica pedagógica.
APÊNDICES:
Plano de Aula para Educação Infantil:
Idade: 04 á 05 anos de idade.
Conteúdos: Coordenação motora; concentração; alimentação.
Objetivos: Desenvolver o equilíbrio e cuidados com a nutrição.
Tempo de duração: 01 hora
Atividade: Desenhos em cartolinas e montagens em painéis ou murais: Plantando sementinhas de frutas, verduras e legumes com os pequenos.
Material: Lápis de cor, giz de cera, canetas coloridas massa de modelar papeis cartão com cores vivas, cola, tesoura sem ponta.
Desenvolvimento do trabalho: Rodas de conversas sobre nossos alimentos do dia a dia, porque são importantes para a nossa saúde, como devemos cuidar das sementes de frutas e verduras, sabores dos legumes. 
Em murais de a escola expor cartazes feitos pelas crianças sobre plantação de sementes de frutas e verduras. Como é que plantamos as sementes; como deve ser o cuidado com elas. 
Os trabalhos das crianças ficarão em exposição para os pais e outros alunos visitarem o mural confeccionado por eles com orientação do professor.
Avaliação: Houve uma reflexão coletiva sobre a importância dos alimentos para a saúde e como podemos cultivá-los.
Gestão Escolar Democrática da escola Raul Cortez
ANEXOS: 
I- Fotos da escola E.P.G. Raul Cortez e suas dependências externas e internas, alimentação e acomodações administrativas.

Continue navegando