Buscar

A Teoria de Campo de Kurt Lewin

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Teoria de Campo de Kurt Lewin
Em 1935, Kurt Lewin já se referia, em suas pesquisas sobre comportamento social, ao importante papel da motivação. Para melhor explicar a motivação do comportamento, elaborou a teoria de campo, que se baseia em duas suposições fundamentais.
a) o comportamento humano é derivado da totalidade de fatos coexistentes;
b) esses fatos coexistentes têm o caráter de um campo dinâmico, no qual cada parte do campo depende de uma inter-relação com as demais partes.
O comportamento humano depende do campo dinâmico atual e presente. Esse campo dinâmico é “o espaço de vida que contém a pessoa e o seu ambiente psicológico…”
Espaço Vital
Por toda carreira de 30 anos, Kurt Lewin dedicou-se a área amplamente definida da motivação humana, descrevendo o comportamento humano dentro de total contexto social e físico (Lewin, 1936, 1939).
Seu conceito geral de psicologia era prático, concentrando-se nas questões sociais que afetam a nossa vida pessoal e profissional.
Buscava mudança organizacional humanizando as fábricas da época, de modo que o trabalho se tornasse mais uma fonte de satisfação pessoal do que apenas uma forma de ganhar a vida…
A Motivação e o Efeito Zeigarnik
Kurt Lewin propôs a existência de um estado básico de balanço ou equilíbrio entre o indivíduo e o ambiente.
Qualquer pertubação desse equilíbrio provoca uma tensão que, por sua vez, conduz a alguma ação em um esforço de avaliar a tensão e restabelecer o equilíbrio.
Assim, para explicar a motivação humana, Lewin acreditava que o comportamento envolve um círculo de estados de tensão ou estados de necessidade seguidos de atividades e alívio.
Em 1927, Bluma Zeigarnik realizou um experimento, sob a supervisão de Lewin, para testar essa proposição. Os indivíduos recebiam uma série de tarefas e lhes era permitido terminar algumas, mas eles eram interrompidos antes de completarem outras. 
Resultado: a probabilidade de as pessoas lembrarem das tarefas era 1,9 maior no caso das tarefas interrompidas. De acordo com a teoria de Lewin, a maior precisão da memória era devida à tensão não descarregada da tarefa incompleta.

Outros materiais