Buscar

DESAFIO COLABORATIVO - Farmacognosia Pura

Prévia do material em texto

DESAFIO COLABORATIVO – FARMACOGNOSIA PURA
1. Para você realizar um estudo químico de uma determinada planta, quais os critérios de escolha do material vegetal?
As plantas medicinais, são as contém substâncias bio-ativas com propriedades terapêuticas, profiláticas ou paliativas. São utilizadas pela medicina atual (fitoterapia) no indice terapêutico elevado, ou tipo de escolha uma espécie com baixa toxicidade, facilidade de obtenção e extração da matéria-prima e também multiplicação da espécie para evitar possível problemas de extinção, trazendo um conhecimento do principio ativo ou do marcador a ser utilizado na caracterização da qualidade da espécie, seus preparos intermediários e medicamento final. 
2. Como se faz a identificação botânica de planta escolhida?
O processo de identificação é realizado cada vez que se deseja conhecer o nome da planta selecionada, a identificação correta da espécie pode ser feita por comparação com outras referencias já é determinado por especialistas em herbário ou pela utilização de chaves de identificação, descrições e ilustrações em monografias, dissertações e teses. A identificação da droga vegetal pode ser realizada por processos diretos e indiretos, sendo que o processo direto esta baseado na visão por lupa, tato, degustação e olfato, já os processos indiretos envolvem no processo físicos, química e biológicos. 
3. Como é realizada a prospecção preliminar de sua composição química?
Os métodos e técnicas empregadas na prospecção fitoquimica variam de acordo com a tecnologia disponível. Existem métodos rápidos e de baixos custo métodos que exigem equipamentos que nem sempre estão presentes em laboratórios de pesquisas vegetal. 
4. Quais técnicas utilizadas para o isolamento e purificação dos constituintes principais? 
Para o isolamento de composto de maior interesse utiliza-se atualmente a cromatografia liquida de alta eficiência acoplada a espectrofotômetro de ultravioleta e de massas ou de ressonância magnética nuclear. Este resultado é dado em função de espectrais obtidas, mas também podem ser outros desfiliação fracionada desfiliação pelo vapor de água sobre aquecido e filtração de géis eletrodialise e eletroforese.
Para as técnicas de purificação são analisados critérios como a presença de elementos estranhos a droga, teor de umidade, contaminação microbiológica e parasitaria, resíduas de pesticidas e de metais pesados. A pureza das substancias isoladas também pode ser determinada analisando suas propriedades físico-químicas como, ponto de fusão e de ebulição, índice de refração e de polarização infravermelho e ultravioletas.
5. E, por fim, quais técnicas são utilizadas para a determinação estrutural de constituintes naturais? 
São utilizadas as seguintes constituintes: Espectrometria de massas (O espectro de massa de uma substancia pode fornecer importante informações relacionadas com a estrutura, massa molecular e padrões de fragmentações); Espectroscopia de ultravioleta(Indica a presença de certos grupos funcionais característicos, tendo vista que a posição dos substituintes no esqueletos da molécula); RMN (Determinação estrutural de compostos orgânicos, contribuindo para o estabelecimento do esqueleto da molécula); Infravermelho (A presença de insaturações conjugadas ou não, sistemas aromáticos e grupos funcionais específicos pode ser verificados através de bandas características que tem grande importância na analise estrutural). 
Referencias: 
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/a-identificacao-botanica/21803
https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=fA9SCwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT13&dq=Como+se+faz+a+identifica%C3%A7%C3%A3o+bot%C3%A2nica+de+planta+escolhida&ots=TQ8I7_ukx6&sig=ObmhxwB04Eng_9RA4UafatsGiow#v=onepage&q&f=false
https://www.researchgate.net/profile/Veridiana_Weiser/publication/273458705_Conhecendo_Botanica_e_Ecologia_no_Cerrado/links/550342d10cf231de076fe6ce.pdf
 file:///C:/Users/Win7/Downloads/LIVRO_Revis%C3%B5esProcessosT%C3%A9cnicas.pdf

Continue navegando