Buscar

Tendinopatia: Lesões em Tendões

Prévia do material em texto

Caroline do Nascimento Oliveira,
 Lucas do Nascimento Oliveira,
 Raphaella Paula Oliveira Jacinto. 
TENDINOPATIAS
 JOELHO, TORNOZELO e PÉ
1
Tendinopatia é o termo usado para fazer referência às lesões em tendões, também chamada de tendinite, sendo relacionado à inflamação no tendão atingido, o que pode causar dor e rompimento do mesmo.
CONCEITO
LESÕES NA PARTE INFERIOR
Tendinite patelar;
Tendinite do tendão do calcâneo;
Tendinite do fíbular;
O alongamento dos músculos da panturrilha e uma reintrodução gradual à atividade são importantes para a reabilitação. A prevenção dessa condição requer que os músculos da perna sejam fortes e flexíveis para sustentar o pé e o tornozelo.
OBSERVAÇÃO: A tendinopatia é refletida em todo o lugar, onde encontra- se os tendões, não e somente no joelho, pé, ou tornozelo.
 TENDINITE PATELAR
	Definição	Causas da lesão	Sinais e Sintomas
	A tendinite patelar acomete as junções ósseo- tendinosas do tendão do quadríceps.	Atividades repetitivas de saltos e pousos. 
Atividades que envolvam corridas e chutes, lesões não tratadas no tendão da patela.	Dor e inflamação do tendão patelar, especialmente quando envolvem atividades de extensão repetidas ou concentrações musculares excêntricas do joelho ou de ajoelhar-se.
 Inchaço e sensibilidade ao redor do tendão.
 
	Tratamento	Prognostico a longo prazo
	Programa RGCEE
(repouso,gelo,compressão,elevação e encaminhamento).
Anti- inflamatório.	A recuperação completa sem efeitos prolongados pode ser esperada com um tratamento adequado. Ocasionalmente, ela pode retornar devido ao enfraquecimento do tendão, sobretudo em atletas mais velhos. 
Durante a reabilitação, é importante identificar as condições que causam a lesão. A prevenção dessas condições requer fortalecimento do quadríceps e um bom equilíbrio de forças entre os músculos subjacentes ao joelho.
TENDINITE PATELAR
 TENDINITE DO TENDÃO DO CALCÂNEO
	Definição	Causas da lesão	Sinais e Sintomas
	O tendão do calcâneo é o maior tendão do corpo humano. O tendão e separado do calcâneo pela bolsa tendínea.	Estresse repetitivo nas atividades de corrida e salto. 
Calçado inapropriado ou padrão anormal de aterrissagem do pé. Lesões não tratadas da panturrilha ou do tendão do calcâneo.	Dor e sensibilidade no tendão. 
Inchaço pode estar presente.
 Contração da musculatura da panturrilha causa dor; corridas e saltos podem ser difíceis.
 
	Tratamento	Prognóstico a longo prazo
	Repouso, redução ou interrupção da atividade causadora. Gelo. Anti- inflamatórios. Aplicar calor e massagem para promover o fluxo sanguíneo e a cicatrização. 	A tendinite raramente apresenta efeitos duradouros quando tratadas de forma adequada. Podem ser necessários desde 5 dias a várias semanas para a tendinite cicatrize, mas raramente é requerida cirurgias para repará-la.
Após um período de repouso, que geralmente dura 5 a 10 dias, pode-se iniciar exercícios de alongamento e fortalecimento. O calor pode ser utilizado sobre o tendão ates da atividade para aquecê-lo de maneira adequada. 
TENDINITE DO TENDÃO DO CALCÂNEO
 TENDINITE FIBULAR
	Definição	Causas da lesão	Sinais e Sintomas
	Os tendões fibulares auxiliam na estabilização do pé e ajudam os músculos da sura a estedê- lo..	Pronação excessiva do pé durante corrida ou salto. 
Lesão prévia do tornozelo levando a um trajeto anormal dos tendões.	Dor e sensibilidade ao longo dos tendões.
 A dor é mais forte no inicio da atividade e diminui à medida que a atividade continua. Aumento gradual da dor com o tempo.
 
	Tratamento	Prognóstico a logo prazo
	Repouso, especialmente de atividades que evolvem corridas ou saltos . Gelo, anti- inflamatório.	Com o tratamento adequado, a tendinite do fibular geralmente cicatriza por completo, sem nenhum efeito duradouro. 
Em casos raros, a tendinite pode não responder ao tratamento tradicional e requerer intervenção cirúrgica para avaliar a pressão que causa a inflamação.
Em alguns casos, também pode ser necessário suporte ortopédico para o arco plantar.
O alongamento dos músculos da panturrilha e uma reintrodução gradual à atividade são importantes para a reabilitação. A prevenção dessa condição requer que os músculos da perna sejam fortes e flexíveis para sustentar o pé e o tornozelo.
 
 TENDINITE FIBULAR
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico da tendinite requer uma combinação entre um bom exame clínico, o levantamento da história do indivíduo, que vai evidenciar a prática de movimentos repetitivos, e exames complementares de imagem, como radiografia, ultra-sonografia e ressonância magnética da região afetada, que são capazes de apontar exatamente o tendão acometido pela inflamação e o grau da lesão.
EXAMES COMPLEMENTARES
Independente de exames de imagem o mais importante é o exame físico, com testes especiais para identificar qual estrutura está lesionada. 
Existem alguns exames que podem ser feitos para identificar as tendinites, os mais comuns são ultrassonografia e a ressonância nuclear magnética.
		VANTAGEM	DESVANTAGEM
	ULTRASONOGRAFIA	Mais barato;
Fácil de se realizar	Tem menos detalhe;
Algumas vezes não identifica todas as tendinites.
	RESSONÂNCIA NUCLEAR MAGNÉTICA	Melhor detalhamento das estruturas a serem analisados	Mais cara;
Possui radioatividade.
AVALIAÇÃO FISIOTERÁPICA
É baseada em questionário. Os testes que pontuam de 0 a 100, têm como objetivo captar informações sobre o paciente, seus hábitos diários e sua mobilidade.
Anamnese;
Goniométria;
Presença de edemas locais;
Dores a palpação ou movimentação;
Mensuração da capacidade funcional. 
TRATAMENTO FISIOTERÁPICO
O Tratamento e muito relativo, só será realizado quando a avaliação for feita.
Tipos de tratamento:
Repouso;
 
Crioterapia;
Exercícios de reabilitação;
Alongamentos;
Fortalecimento excêntrico;
Recursos fisioterapêuticos (ultrassom, laser, ondas curtas e tens).
ARTIGO
Trata-se do artigo “ Tendinopatia do Tendão Calcâneo” da UEPG em 2010, o autor relata que se uma tensão repetitiva continuar sendo imposta ao tendão, não dando tempo para um processo de reparo pelas células do mesmo, o processo de adaptação será subjugado e lesões adicionais ocorrerão, sobre o tratamento é explicado que a conduta inicial na tendinopatia do calcâneo consiste geralmente de orientação, repouso, analgésico, injeções de aprotinina, mudanças de calçados, correção de qualquer mau alinhamento, alongamentos e exercícios de fortalecimento excêntricos. A cirurgia é recomendada se o tratamento conservador não obtiver resultados em pelo menos seis meses. O autor conclui que uma variedade de estudos vem demonstrando que a tendinopatia está relacionada a um processo degenerativo e não a um processo infamatório, Porém alguns trabalhos não descartam a possibilidade de ter ocorrido uma resposta inflamatória aguda no tendão, ficando claro que o tratamento usual, com repouso, medicação anti-inflamatória e fisioterapia, deve ser revisto para uma maior possibilidade de recuperação.
REFERÊNCIAS 
https://www.google.com/search?q=tendinite+FIBULAR& 
https://www.google.com/search?sxsrf=ALeKk02EhrahRjROyjDAktkEDGo1yeaTsw%
 
https://www.google.com/search?sxsrf=ALeKk01Mlg_qcxf19WfJHMpLv38vWGO2aA%3A1588626179890&source=hp&ei=A4OwXtrjM8nA5OUP26GS-Ag&q=TENDINITE+PATELAR&oq=TENDINITE+PATELAR
http://zekcersports.com.br/tendinite-patelar-jumpers-knee/
https://pdfs.semanticscholar.org/947d/daba137a86ef7c3422c46c3b829441d90934.pdf/artigo
Livro lesões no esporte/ Titulo original: The anatomy of sports injuries (Uma abordagem anatômica)- Brad Walker – Editora Manole edição brasileira 2011.

Continue navegando