Buscar

FUNDAMENTOS DO COMERCIO EXTERIOR docx2

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Em quais termos de comércio as obrigações do exportador são iguais, mas não a responsabilidade?
	
	
	
	CIF e DAT
	
	
	CIP e DAP
	
	
	CIP e DAT
	
	
	DAP e DAT
	
	
	CIF e FOB
	
Explicação: No CIP e no DAP a obrigação do exportador é a mesma ¿ pagar o frete e seguros internacionais até o destino ¿ mas no CIP a responsabilidade do exportador cessa no embarque e no DAP apenas no desembarque. No DAT acrescentam-se as despesas de desembarque.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Qual o termo em que são mínimas as obrigações do exportador?
	
	
	
	EXW
	
	
	DDU
	
	
	FOB
	
	
	CIF
	
	
	DAT
	
Explicação: No EXW cabe ao exportador entregar a mercadoria no local de produção, cabendo ao importador cumprir as etapas seguintes do transporte até o destino.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Em uma exportação, exportador e importador pactuaram o INCOTERM a ser aplicado nesse contrato de compra e venda internacional, ficando acertado que os produtos seriam entregues pelo exportador ao importador no navio, já desembaraçada para exportação, no porto de embarque. De acordo com o contexto, escolha a única alternativa correta para identificar o INCOTERM expresso nesse contrato.
	
	
	
	FOB
	
	
	DDP
	
	
	EXW
	
	
	FAS
	
	
	CPT
	
Explicação:
O INCOTERM FOB refere-se a embarque via marítima, ficando o importador responsável pelo pagamento do frete.
Assim sendo, se a mercadoria foi entregue desembaraçada no navio para embarque o INCOTERM utilizado foi FOB - Free on board.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Os termos ou condições de venda (Incoterms) definem, nas transações internacionais de mercadorias, as condições em que os produtos devem ser exportados. Essas fórmulas contratuais fixam direitos e obrigações, tanto do exportador como do importador, estabelecendo com precisão o significado do preço negociado entre ambas as partes.
Sobre a modalidade CIF é correto afirmar:
	
	
	
	O exportador deve entregar a mercadoria no ponto e local designados na fronteira, antes porém da linha limítrofe com o país de destino. Este termo é utilizado principalmente nos casos de transporte rodoviário ou ferroviário.
	
	
	O exportador deve colocar a mercadoria, não desembaraçada para importação, à disposição do importador no cais do porto de destino designado. Este termo é utilizado para transporte marítimo ou hidroviário interior ou multimodal.
	
	
	Modalidade equivalente ao CFR, com a diferença de que as despesas de seguro ficam a cargo do exportador. O exportador deve entregar a mercadoria a bordo do navio, no porto de embarque, com frete e seguro pagos. A responsabilidade do exportador cessa no momento em que o produto cruza a amurada do navio no porto de destino. Esta modalidade só pode ser utilizada para transporte marítimo ou hidroviário interior.
	
	
	O exportador deve entregar a mercadoria no porto de destino escolhido pelo importador. As despesas de transporte ficam, portanto, a cargo do exportador. O importador deve arcar com as despesas de seguro e de desembarque da mercadoria. A utilização desse termo obriga o exportador a desembaraçar a mercadoria para exportação e utilizar apenas o transporte marítimo ou hidroviário interior.
	
	
	Modalidade utilizada somente para transporte marítimo ou hidroviário interior. O exportador tem a obrigação de colocar a mercadoria no destino estipulado, a bordo do navio, ainda não desembaraçada para a importação, assumindo integralmente todos os riscos e despesas até aquele ponto no exterior.
	
Explicação:
Modalidade equivalente ao CFR, com a diferença de que as despesas de seguro ficam a cargo do exportador. O exportador deve entregar a mercadoria a bordo do navio, no porto de embarque, com frete e seguro pagos. A responsabilidade do exportador cessa no momento em que o produto cruza a amurada do navio no porto de destino. Esta modalidade só pode ser utilizada para transporte marítimo ou hidroviário interior.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Considerando a atual versão dos Incoterms, é correto afirmar que:
	
	
	
	O termo DDP (Delivered Duty Paid: entregar o produto pagando todos os direitos) é o termo em que o exportador assume o menor custo dos produtos exportados.
	
	
	EXW (Ex Works) é o termo em que o exportador assume o maior custo dos produtos exportados.
	
	
	EXW (Ex Works) e FOB (Free On Board -Livre a Bordo) possuem custos iguais para o exportador. A diferença entre eles é na definição de quem realizará o transporte da mercadoria.
	
	
	EXW (Ex Works) é o termo em que o exportador assume o menor custo dos produtos exportados.
	
	
	O termo DDP (Delivered Duty Paid: entregar o produto pagando todos os direitos) e o FOB (Free On Board -Livre a Bordo) possuem custos iguais para o exportador.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		DELIVERY AT PLACE - DAP é uma sigla dos INCOTERMS 2010 aquaviária ou multimodal?
	
	
	
	A carga deve chegar até a alfândega do país de origem, no porto, portanto aquaviária.
	
	
	A chegada se dá obrigatoriamente pelo porto, portanto via marítima, assim, é uma sigla aquaviária.
	
	
	A carga deve chegar ao país de destino, no local do importador, por qualquer meio de transporte, portanto é multimodal.
	
	
	A carga deve chegar até a alfandega do país de destino, no porto, portanto é aquaviária
	
	
	No país de origem, obrigatoriamente aquaviária e no país de destino pode ser multimodal.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		CARRIAGE AND INSURANCE PAID - CIP é uma sigla dos INCOTERMS 2010 aquaviária ou multimodal?
	
	
	
	O CIP é aquaviário, pois a carga deve ser a bordo de um navio.
	
	
	O CIP é multimodal, pois a carga deve ser entregue a uma transportadora, que pode ser aérea, rodoviária ou ferroviária.
	
	
	O CIP é uma sigla multimodal, mais exclusivamente para os casos aéreos.
	
	
	O CIP é multimodal, pois a carga entra a bordo de um navio, exclusivamente no modal fluvial.
	
	
	O CIP é aquaviário, exclusivamente nos casos lacustre e fluvial.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		FREE ON BOARD - FOB é uma sigla dos Incoterms 2010. Do ponto de vista do embarque das mercadoria, em que momento cessam as responsabilidades do exportador?
	
	
	
	Nesta sigla FOB, as responsabilidades do exportador terminam quando a carga é entregue ao lado do navio, no porto de destino, sem avarias.
	
	
	O FOB determina que as responsabilidades do exportador terminam quando a carga é desembaraçada no porto de origem, antes do embarque, no porto de origem.
	
	
	O FOB estabelece que a carga deve ser embarcada a bordo de uma aeronave, no porto de destino, sem avarias, pois esta sigla é utilizada nos embarques por via aérea.
	
	
	o FOB estabelece que o exportador termina com a responsabilidade da carga quando embarca a bordo do navio, no porto de origem, sem avarias.
	
	
	O FOB determina de que o exportador cessa com suas obrigações quanto ao embarque da carga, em qualquer meio de transporte, no porto de origem, sem avarias.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.

Continue navegando