Buscar

Questões Bioestatística

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÕES BIOESTATÍSTICA
1) Com base nas técnicas de amostragem, julgue os itens como CERTO (C) ou ERRADO (E). JUSTIFIQUE OS ITENS ERRADOS.
a-( E ) Imagine que você precisa obter uma amostra de 2% dos 500 pacientes de uma clínica para entrevista-los sobre a qualidade de atendimento. Você optou por uma aleatória escolhendo o primeiro paciente e depois seguiria uma ordem de escolha de 50 em 50 pacientes, até completar a amostra.
Em uma amostra aleatória não deve se seguir uma ordem, os dados precisam ser coletados através de um sorteio, com esse método temos uma amostra sistemática.
b-( E ) Imagine que você precisa obter uma amostra de 2% dos 500 pacientes de uma clínica para entrevista-los sobre a qualidade de atendimento na enfermaria. Você suspeita que homens sejam mais bem atendidos do que as mulheres. Aproximadamente metade dos pacientes é do sexo masculino. Você que obter dados dos dois sexos. Dessa forma você utilizou a técnica de amostra sistemática, separando os homens das mulheres e em seguida obteve uma amostra aleatória de cada sexo e reúne os dados dos dois estratos numa só amostra aleatória sistemática.
Não se trata de uma amostra sistemática, e sim de uma amostra aleatória estratificada.
c-( E ) Imagine que você precisa obter uma amostra de 2% dos 500 pacientes de uma clínica para entrevista-los sobre a qualidade de atendimento na enfermaria. Optando por uma amostra aleatória estratificada você definiu a amostra sorteando 10 pacientes, colocando os nomes em pedaços de papel e em seguida retirando 10 nomes, um de cada vez.
Não se trata de uma amostra aleatória estratificada, com esse método temos uma amostra aleatória simples.
d-( E ) Imagine que um nutricionista quer entrevistar 50 mães de crianças com idades de 3 e 4 anos para conhecer os hábitos alimentares dessas crianças. O nutricionista seleciona algumas escolas para procurar nos registros as mães das crianças matriculadas, sendo assim uma amostra por conveniência.
Uma amostra por conveniência é composta por dados que o pesquisador tem de fácil acesso, portanto o um nutricionista encontraria esses dados mais fácil em seu consultório ou em hospitais, e não em escolas.
2)Classifique os seguintes estudos como observacionais ou experimentais.
a) Gene da gordura - Cientistas americanos anunciaram na semana passada ter descoberto em ratos o primeiro gene que suprime a obesidade e regula a queima de calorias. Essa pode ser a chave para o desenvolvimento de uma droga para manter as pessoas em forma. Na verdade, esse é o sexto gene relacionado com a obesidade, mas, de acordo com os pesquisadores, é o primeiro que age no metabolismo e consegue gastar energia. Eles submeteram dois grupos de ratos a testes com alimentos gordurosos. Aqueles com uma mutação nesse gene não ganharam peso enquanto que os normais engordaram.
Tipo de estudo: Observacional
 
b) Colesterol na medida
Níveis muito baixos de colesterol podem ser prejudiciais, afirma um estudo divulgado na semana passada, no congresso da American Heart Association. A pesquisa comparou 714 vítimas de derrame com 3.743 pessoas saudáveis. Quem tinha colesterol acima de 280 estava duas vezes mais suscetível a sofrer derrame isquêmico (bloqueio de vaso sanguíneo). Aqueles com colesterol abaixo de 180 estavam duas vezes mais propensos a ter derrame hemorrágico. Explica-se: o colesterol ajuda na estrutura das veias e evita que elas se rompam. O ideal é mantê-lo no nível médio (200), como recomendam os órgãos de saúde.
Tipo de estudo: Observacional
3) Um enfermeiro que atua em uma equipe de saúde ampliada da Atenção Básica fez uma pesquisa com vários adolescentes de 16 anos de idade, com baixo nível socioeconômico, que cursa o 8º ano do Ensino Fundamental, além das informações anteriores a pesquisadora coletou as seguintes características: peso em Kg; altura em cm; índice de massa corporal (IMC) em kg/m2; consumo alimentar em kcal.
Cite as variáveis utilizadas neste estudo e classifique em Quantitativas (Discretas ou Contínuas) ou qualitativas (Nominais ou Ordinais). 
Idade: quantitativa discreta
Nível socioeconômico: quantitativa ordinal
Ano do ensino fundamental: qualitativa ordinal
Peso em Kg: quantitativa contínua
Altura em cm: quantitativa contínua
Índice de massa corporal: quantitativa contínua
Consumo alimentar em kcal: quantitativa contínua.
4)Você como pesquisador possui uma clínica que tem em média 1500 pacientes, e resolver fazer uma pesquisa de satisfação. Optando por selecionar uma amostra calcule o tamanho da amostra aceitando um erro apenas de 5%.
População: 1500
Erro: 5%
Amostra: ?
n0: 1/(0,05)^2: 1/0,0025: 400
n: 1500.400/1500+400: 600.000/1.900: 315,7≅ 316 pacientes
5ª) Um professor de ensino clínico acredita que alunos nos primeiros períodos de estágio tem uma frequência cardíaca maior que os alunos que frequentam a disciplina de estágio nos últimos períodos do curso. Para pesquisar sobre este assunto o professor aferiu a pressão no primeiro dia de estágio de 10 alunos, 5 do terceiro período e 5 do nono período. Os dados estão na seguinte tabela.
Calcule as médias, variâncias, desvios padrão e coeficiente de variação de cada grupo; e conclua com base na pergunta do pesquisador.
	Pressão em mm/Hg
	Pressão
	3º período
	9º período
	13
	12
	14
	9
	15
	12
	16
	13
	12
	9
3º período
Média: 13+14+15+16+12/5: 14
Variância: (13-14)^2+(14-14)^2+(15-14)^2+(16-14)^2+(12-14)^2/5-1=
10/4: 2,5
Desvio padrão: √2,5: 1,58
Coeficiente de variação: 1,58/14x100%= 11%
9º período
Média: 12+9+12+13+9/5: 11
Variância: (12-11)^2+(9-11)^2+(12-11)^2+(13-11)^2+(9-11)^2/5-1=
14/4: 3,5
Desvio padrão: √3,5: 1,87
Coeficiente de variação: 1,87/11x100%= 17%
O professor confirmou sua suposição dos alunos do 3º período terem uma PA maior em relação aos do 9º, o que podemos ver na média, porém os alunos do 9º apresentaram uma variância maior em comparação com os do 3º, que vemos no coeficiente de variação.

Continue navegando