Buscar

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS FMU 
MICHELLE CARDOSO DE ALMEIDA
RA:2095461
DIREITO CONSTITUCIONAL
São Paulo
2018
 
 
 Considere o caso seguinte: um deputado federal, um deputado estadual e um vereador estão sendo investigados pois há indícios de que, sem ligação entre si, cometeram crimes no exercício de suas funções. O Ministério Público pede que os parlamentares sejam afastados cautelarmente dos seus mandatos, para evitar que prejudiquem as investigações.
 Como juiz competente para a causa, considerando as regras constitucionais e as funções das imunidades parlamentares, bem como as posições do Supremo Tribunal Federal a respeito do tema, decida fundamentadamente sobre a possibilidade de afastamento de cada um dos membros do Poder Legislativo, nas três esferas federativas.
OBJETIVOS
- Reconhecer as normas constitucionais envolvidas no caso.
- Analisar as posições doutrinárias e jurisprudenciais relevantes.
- Formular soluções juridicamente corretas e fundamentadas para o problema apresentado.
RESPOSTA:
 Conforme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, em casos em que as medidas cautelares do judiciário impossibilitarem o exercício regular do mandato, deverão ser submetidas ao aval do Legislativo.
 No caso, cada um dos indiciados, podem sim ser afastados de seus cargos, mas devem ter a decisão judicial apreciada pela Câmara dos Deputados (no caso do deputado federal), pela Assembleia Legislativa do estado (no caso do deputado estadual) e pela Câmara dos Vereadores (no caso do vereador).

Mais conteúdos dessa disciplina