Buscar

exercicio de fixação _FACEMG _Sistema Nervoso[490] (Claudiana)

Prévia do material em texto

Exercícios de Fixação 
 Fisiologia do Sistema Regulador/Fisiologia Aplicada 
1)Descreva a organização anatômica e funcional do Sistema Nervoso Central e do Sistema Nervoso Periférico?
R= O sistema nervoso central (SNC) é responsável po receber e processar informações. Ele é constituido pelo encéfalo e medula espinhal, que estão protegidos pelo crânio e coluna vertebral, respectivamente. Ambas as estruturas sao reforçadas por três lâminas conjuntivas, denominadas de meninges. São elas: Dura-matér, Aracnoide e Pia-matér. Há entre as duas últimas a presença de um líquido, o liquor, que é responsável pela nutrição do SNC e pela minimização dos possivéis traumas causados por choques mecânicos.
O sistema nervoso periférico (SNP) é a parte do sistema nervoso formada pelos nervos e gânglios. Sua função primordial é levar informações dos orgãos periféricos até o SNC e trazer as respostas desse sistema novamente para os orgãos.Sendo assim, esse sistema é reponsável por conduzir informações.
2)Com relação ao encéfalo, quais são as estruturas que o compõe?
R= Cérebro, Mesencéfalo, Cerebelo, Ponte, Bulbo Raquidiano, Tálano, Hipotálano.
3)Com relação as afirmativas abaixo, marque V ou F e justifique as falsas: 
( V ) A parte ventral ou anterior da medula recebe fibras nervosas sensitivas. 
( V ) A parte dorsal ou posterior da medula possuem fibras motoras que estimulam os músculos (vias eferentes). 
( V ) A parte central da medula é também chamada de parte cinzenta que corresponde aos corpos celulares dos neurônios. 
( V ) A parte circundante da medula é também chamada de parte branca que corresponde aos axônios mielinizados dos neurônios. 
( F ) No ser humano são 20 pares de nervos espinhais com fibras motoras e sensoriais. 
R= Temos um total de 31pares de nervos espinhais classificados como nervos sensitivos aquele que leva mensagens de orgãos do corpo ao sistema nervoso central. E os nervos motores que podem ser chamados também de eferentes, e levam mensagens do sistema nervoso central para os orgãos efetores. E temos os nervos mistos, que contém prolongamentos sensitivos e motores.
( f ) Os gânglios são constituídos por acúmulos de corpos celulares de neurônios no SNP e se apresentam como uma dilatação. 
R= Os gânglios são acúmulos de neurônios localizadas fora do SNC
( F ) Os neurônios do tipo multipolar é o mais comum em mamíferos, apresentando um único axônio e muitas estruturas dendríticas, originadas em vários pontos.
R= Os neurônios multipolares, são a maioria dos neurônios existentes em nosso corpo, apresentando mais de dois prolongamentos celulares. E o axônio é uma expansão celular longa e de diâmetro constante com ramificações em sua porção final.
 
( V ) As fibras amilenícas possuem velocidade de condução do impulso nervoso maior do que as mielínicas. 
( V ) O que define se uma sinapse é excitatória ou inibitória são os neurotransmissores. 
4) Coloque o nome das estruturas indicadas pelos números: 
1= Dentritos
2= Corpo celular 
3= Bainha de mielina 
4= Sinapse 
5= Axônio
6= Nódulo de Ranvier 
5) Descreva como ocorre o potencial de ação. 
R= O potencial de ação é uma inversão do potencial de membrana que percorre a membrana de uma célula. Potenciais de ação são essenciais para a vida animal, porque transportam rapidamente informações entre e dentro dos tecidos. Eles podem ser gerados por muitos tipos de células, mas são utilizadas mais intensamente pelo sistema nervoso, para comunicação entre neurônios e para transmitir informações dos neurônios para outro tecido do organismo, como os músculos ou as glândulas.
Explique as seguintes expressões:
Despolarização: é uma célula que se refere à saída de repouso (que é -70mV na célula de músculos estriados, por exemplo) pela entrada de íons de Na+ na célula. isso faz com que a célula fique mais positiva e chegue ao umbral ( +40mV na célula de músculo estriado).
Repolarização: é a alteração no potencial elétrico da membrana que o faz regressar a um valor negativo, imediatamente ápos a fase de despolarização de um potencial de ação ter alterado esse potencial de membrana para um valor positivo. A fase de repolarização geralmente faz com que o potencial de membrana regresse ao potencial de repouso.
Hiperpolarização: é qualquer mudança no potencial de membrana que torna a membrana celular mais polarizada, ou seja, é o aumento no valor absoluto do potencial de membrana. Assim sendo, qualquer mudança que afaste o potencial de membrana do valor nulo é considerado uma hiperpolarização.
Período refratário absoluto: qualquer estímulo para gerar potencial de ação é inutil, pois os canais de sódio estão em estsdo inativo (comporta rápida aberta e compota lenta fechada).
Período refratário relativo: alguns dos canais já estarão de volta ao repouso ativável (comporta rápida fechada e comporta lenta aberta), mas nem todos. Estímulos supralimiares conseguem gerar potenciais de ação no período refratório relativo.
6)Qual a função das seguintes células da glia (neuróglia)? 
a) Micróglias: células (menores células da glia) com pequenos prolongamentos que se destacam por sua capacidade fagocitária. Elas localizam-se no sistema nervoso central e atuam em processos inflamatórios e reparando esse sistema.
b) Oligodendrócitos: são células responsáveis pela produção da bainha de mielina em neurônios presentes no sistema nervoso central. Essas células enrolam-se em volta do axônio, formando a bainha, que funciona como um isolante elétrico. Os oligodendrócitos são capazes de envolver até 60 axônios de neurônios.
c) Células de Schwann: assim como os oligodendrócitos, as células se Schwann também são responsáveis por formar a bainha de mielina. Entretanto, esse tipo envolve neurônios que estão presentes no sistema nervoso periférico. As células de Schwann formam mielina em apenas um neurônio.
d) Astrócitos: podem ser classificados de acordo com a quantidade e tamanho de seus prolongamentos. Os astrócitos protoplasmáticos são aqueles que possuem os prolongamentos curtos e espessos e estão localizados na substância cinzenta. Já os astrócitos fibrosos são aqueles que possuem prolongamentos menos numerosos e mais longos e estão localizados na substância branca.
7)Quais são as características: 
a) Da sinapse química?
R= o potencial de ação é transmitido através de proteínas especiais chamadas de neurotransmissores. Os neurotransmissores saem de uma célula (célula pré-sináptica), caem em um espaço (fenda sináptica) e interagem com a próxima célula (célula pós-sináptica), dessa forma a informação é repassada. Esse tipo de sinapse é encontrada em todo o sistema nervoso, é a forma com que os neurônios se comunicam, através de substâncias químicas.
b) Da sinapse elétrica? 
R= as células estão praticamente coladas e existe uma abertura, como um canal, que une as membranas; esses canais são chamados de junções comunicantes. O potencial de ação corre diretamente de uma membrana para outra, sem precisar do auxílio de mediadores químicos. Essa é a sinapse utilizada pelos músculos, inclusive o próprio coração utiliza-se da incrível velocidade proporcionada pelas juncões, para fazer com que todas as fibras contraiam ao mesmo tempo de modo ritmado.
8) Como é o funcionamento da sinapse química? 
R= o neurónio pré-sináptico liberta substâncias químicas, os neurotransmissores, que atravessam a fenda sináptica e se ligam aos receptores da células pós-sináptica. 
9)Qual a diferença entre os receptores pós-sinápticos ionotrópicos e metabotrópicos?
R= Os receptores ionotrópicos estão relacionados a alterações nos canais iônicos e seus neurotransmissores ligam-se diretamente à proteínas receptoras integradas aos canais citados, gerando modificações na configuração destas e consequente abertura ou fechamento do canal. Essa interação caracterizará uma alteração rápida e de duração reduzida no potencial de membrana da célula pós-sináptica.
Os receptores metabotrópicos, por sua vez, necessitam da produção de uma segundo mensageiro para a ativação dos canais iônicosespecíficos. Dessa forma, a ligação com o neurotransmissor irá ativar a resposta de uma proteína de membrana, a proteína G. Quando ativada essa proteína, sua subunidade alfa de libera das subunidades beta e gama, migrando na membrana para ativar (em uma atividade à base de GTP) a enzima adenilato ciclase, o que culmina com a produção do segundo mensageiro em questão: AMP cíclico (cAMP). O efeito de excitação ou inibição induzido por essa forma de recepção indireta dos neurotransmissores gera um potencial resultante mais lento e de maior duração.
10)Dê a função dos seguintes tipos de receptores sensoriais: 
Mecanorreceptores: responsáveis pelas sensações tácteis e auditivas.
Termorreceptores: sensíveis às mudanças da temperatura.
Receptores eletromagnéticos: detectam a luz incidente sobre a retina dos olhos.
Nociceptores: (dor) detectam lesões teciduais físicas ou químicas.
Quimiorreceptores: sensíveis à presença ou concentração de determinadas substâncias, como os responsáveis pelo paladar e olfato.
11)Explique o princípio das vias rotuladas. Cite as duas principais vias somatossensorial e os tipos de estímulos que são conduzidos por elas.
R= *a especialidade das fibras nervosas para transmitir apenas uma modalidade de sansação é chamada de princípio das vias rotuladas;
*cada trato nervoso termina em uma área especifica no SNC e a sensação percebida é determinada pela região em que a fibra se dirigiu;
*exemplo: fibra tátil sendo estimulada pela sensação elétrica de um receptor do tato ou qualquer outra maneira, o individuo percebe o tato porque as fibras táteis dirigem-se a áreas encéfalicas especificas para o tato.
1) TATO: Transmite informações de mecanorreceptores cutâneos e medeia a sensação de tato fino, vibração e pressão. 
2) PROPRIOCEPÇÃO: Associado em receptores especializados associados aos músculos, tendões e às articulações e é responsável pela propriocepção (nossa capacidade de perceber as posições dos membros e de outras partes do corpo no espaço).
3) DOR: Provém de receptores que fornecem informações acerca de estímulos dolorosos de alterações na temperatura, assim como o tato mais grosseiro. 
12) Diferencie o sistema Simpático e Parassimpático quanto a anatomia, mediadores químicos e fisiologia dos mesmos.
R= De modo geral, esses dois sistemas têm funções contrárias (antagônicas). Um corrige os excessos do outro. Por exemplo, se o sistema simpático acelera demasiadamente as batidas do coração, o sistema parassimpático entra em ação, diminuindo o ritmo cardíaco. Se o sistema simpático acelera o trabalho do estômago e dos intestinos, o parassimpático entra em ação para diminuir as contrações desses órgãos.
O SNP autônomo simpático, de modo geral, estimula ações que mobilizam energia, permitindo ao organismo responder a situações de estresse. Por exemplo, o sistema simpático é responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, pelo aumento da pressão arterial, da concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo. Já o SNP autônomo parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes, como as reduções do ritmo cardíaco e da pressão arterial, entre outras.
13)Explique o que é um arco reflexo. Dê exemplos de arco reflexo monossináptico e polissináptico. 
R= O arco reflexo é a resposta imediata à excitação de um nervo, sem a vontade ou consciência do animal, ou seja, é um estímulo que não chega até o encéfalo, ele recebe resposta na medula. 
Quando encontramos apenas um neurônio sensitivo e um neurônio motor, dizemos que é um arco reflexo monossináptico (apenas uma sinapse). Quando ocorre a presença de um ou mais neurônios de associação, chamamos de arco reflexo polissináptico (várias sinapses).

Continue navegando

Outros materiais