Buscar

Projeto de Produto: Estratégias para o Desenvolvimento

Prévia do material em texto

PROJETO DE PRODUTO
Prof.Lima 
Vamos à luta ?
13/05/2020
3
CONCORRENTES
O CLIENTE
O cenário empresarial
SUA EMPRESA
13/05/2020
4
“Não importa quanto você é bom... o que importa é o quanto você é melhor que o seu concorrente” 
SUA EMPRESA
CONCORRÊNCIA
A importancia da estrategia competitiva
Novos produtos
“Tudo que uma pessoa pode imaginar, outras podem tornar real.” 
 Júlio Verne
“O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência.” 
Henry Ford
O contexto do mundo atual...
Em 1982, o futurólogo John Naisbitt publicou Megatrends. Um livro que fala das tendências para os anos vindouros. Este livro se tornou um bestseller, e uma fonte obrigatória para se conhecer os novos rumos para o mundo nos próximos 20 anos. Uma das teses de Naisbitt é a de que a melhor maneira de antecipar o futuro é entendendo o presente. Ele descreve o que considera as dez maiores transformações que surgiriam em nossa sociedade. Eis a síntese de seu pensamento.
 
De uma sociedade Industrial para uma sociedade de informação – A era industrial está no fim. Em 1956, pela primeira vez, os trabalhadores White collar que são ligados ao gerencialmente, área mais filosófica e técnica, superaram os trabalhadores blue collar na história. Desde então, a maioria tem trabalhado com informação, mais do que em produzir bens.
.......
O que vamos fazer ?
Megatendências
Saúde
Educação
Agronegócio
Meio ambiente
Mobilidade
I O T
Projeto de Produto
Introdução
No século XXI, as organizações necessitam de estratégias vitoriosas de operações para obter devido sucesso em suas realizações.
É visível que cada vez mais as empresas têm reorganizado seus esforços de projeto e desenvolvimento de produtos , com equipes de trabalho autônomas compostas de engenheiros de pesquisa e desenvolvimento, profissionais de marketing, produção e área financeira.
Projeto de Produto
O desenvolvimento de novos produtos, de alta qualidade, com a possibilidade de proporcionar boa lucratividade, tornou-se fator fundamental dentro das organizações, pelo fato das mudanças do mercado, da inovação tecnológica e da concorrência crescente.
	Mas o que é produto? Produto é o que deve resultar de um sistema de produção para ser oferecido aos consumidores para estes satisfazerem as suas necessidades e expectativas.
 
Projeto de Produto
Segundo Kotler (2006), um produto pode ser entendido com tudo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer seu desejo ou necessidade.
Segundo Maynard, projeto de produto é a determinação e especificação dos produtos que possam ser manufaturados e distribuídos lucrativamente, produzindo satisfação humana em seu consumo.
Para alguns autores , um ponto crucial ao desenvolvimento de um projeto de produto é criatividade, desde a sua concepção (ideia) até o detalhamento final do projeto (especificação).
 
 
Projeto de Produto
Distinção entre Bens e Serviços
 As atividades industriais implicam na fabricação de um produto físico, tangível, tal como um carro, uma bola, ou seja, um bem. Por sua vez, um serviço é prestado, o que leva a uma ação, apesar dos meios físico facilitem ou justifiquem o serviço, como quando somos examinados ou vamos ao mecânico.
Projeto de Produto
O sucesso de uma organização está diretamente relacionado a sua capacidade de satisfazer e até mesmo suplantar as expectativas de seus clientes. Dessa forma, o projeto do produto passa a ser um elemento básico de vantagem competitiva, podendo ser diferenciado quanto a seu custo, com menor número de peças, mais padronização, e a sua qualidade, robustez e inexistência de falhas (estudos demonstram que a maioria, cerca de 80%, dos problemas de qualidade decorrem do projeto do produto e não dos processos produtivos).
Projeto de Produto
Todo o produto deve ser:
Funcional: O produto deve ser funcional, de fácil utilização, considerar os aspectos ergonômicos envolvidos, ter estética, comandos auto-explicativos (como os comandos dos painéis de automóveis) etc.
Manufaturável: O produto deve apoiar-se em tecnologia conhecida e ter contado com a colaboração de equipes multifuncionais, no sentido de ser facilmente fabricável. Muito cuidado deve ser tomado com a utilização de tecnologias futurísticas ainda não comprovadas.
Vendável: O produto deve agradar os clientes e ser vendável. Se essa condição não for atendida, de nada adiantarão as anteriores.
Projeto de Produto
Estratégias para o Desenvolvimento de Novos Produtos
 A forma como a empresa desenvolve novos produtos faz parte da sua estratégia empresarial de longo prazo e pode ser, basicamente, de três formas:
Vender o que fabrica. A empresa desenvolve seus novos produtos com base na tecnologia que possui. A empresa desenvolve e fabrica o novo produto e passa o problema para o pessoal de vendas, que sai à procura de compradores.
Fabricar o que pode vender. A empresa ouve a voz do mercado. Fabrica aquilo que o mercado quer, muitas vezes antecipando-se e até mesmo criando necessidades de consumo para seus produtos.
Estratégia mista. A empresa utiliza as duas estratégias anteriores, procurando maximizar seus recursos produtivos e de desenvolvimento de novos produtos.
 
Projeto de Produto
Frases finais

Continue navegando