Buscar

Tipos de trabalhos acadêmicos e métodos de pesquisa

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Metodologia Científica (FIL13)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( peso.:1,50)
	Prova:
	15552106
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Os trabalhos acadêmicos possuem uma sistemática organizada e estimulam o raciocínio científico aos acadêmicos. Assinale a alternativa CORRETA em que são apresentados tipos de trabalhos de acadêmicos:
	 a)
	Monografias; citações e resenhas; pesquisa etnográfica; referências.
	 b)
	Monografias; resumos; capas de jornal; referências bibliográficas.
	 c)
	Trabalhos de final de curso; monografias; artigos de periódicos; artigos científicos.
	 d)
	Dissertação; trabalhos de graduação; introdução de revista; referências.
	2.
	O método de pesquisa etnográfico tem como centro o estudo de pessoas e grupos. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que aponta as características do método etnográfico:
	 a)
	Busca compreender a realidade histórica e quantitativa sem se preocupar com as pessoas.
	 b)
	Método que prioriza a observação de entrevistas e desvenda o comportamento social.
	 c)
	Método quantitativo baseado em um fato isolado e nunca pode ser generalizado.
	 d)
	Centraliza o método estatístico para criar novas leis e verdades comprovadas.
	3.
	No mundo acadêmico, o paper é um modelo específico de artigo científico. Nele, você pode organizar seus estudos, registrar suas pesquisas e reflexões. Assim estará produzindo conhecimento e ciência. Sobre este tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O paper é o modelo adotado pela UNIASSELVI para seus trabalhos e pesquisas acadêmicas.
(    ) O trabalho acadêmico ?paper? é um modelo de trabalho adotado pelas universidades, entretanto ele não é considerado científico.
(    ) Um dos objetivos do paper é produzir ciência, publicar as pesquisas feitas pelos acadêmicos, suas observações e reflexões.
(    ) O paper tem formato de um artigo científico. Por isso, deve expressar com clareza e objetividade o conhecimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	4.
	O ?estudo de caso? também é um método científico usual e pretende aprofundar o conhecimento de um ou mais objetos, detalhadamente. Sobre as funções do estudo de caso, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Tende a selecionar um leque amplo de objetos pesquisados para universalizar o conteúdo.
	 b)
	Costuma utilizar fontes como fatos históricos, depoimentos e teorias ainda não comprovadas.
	 c)
	Utiliza entrevistas, documentos, evidências, artefatos, aprofundando os conhecimentos.
	 d)
	Tem capacidade apenas para lidar com uma pequena e restrita variedade de informações.
	5.
	Para que o acadêmico se desenvolva em sua jornada acadêmica, é necessário que desenvolva suas habilidades científicas. A essa prática, chamamos de iniciação científica, em que acadêmico e professor trabalham ao longo do curso iniciativas que venham a culminar em publicações e/ou novas práticas que contribuam efetivamente para o desenvolvimento da sociedade. A Uniasselvi dispõe de várias ações para a iniciação científica, como a Jornada de Integração Acadêmica (JOIA), em que todos são convidados a socializar seus trabalhos e projetos. Dentro desse panorama, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Em projetos de iniciação científica, os acadêmicos precisam apresentar estudos inéditos e que contribuam efetivamente para o acúmulo de conhecimento.
(    ) A iniciação científica desenvolve-se ao longo do curso, através de várias práticas pedagógicas mediadas por um professor orientador.
(    ) No ensino a distância, a iniciação cientifica não ocorre, pois os professores estão on-line.
(    ) Um projeto de iniciação científica pode ser realizado partindo-se dos métodos de estudo de caso e histórico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	Muita confusão é feita com relação aos tipos de trabalhos acadêmicos, principalmente no que concerne àqueles oriundos de Programas de Pós-Graduação (PPGs). Desta forma, dentro do senso comum, não sabemos qual tipo de trabalho caracteriza um mestrado, e qual nível de aprofundamento este deve apresentar. O mesmo acontece com os trabalhos em nível de doutorado. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cursos de pós-graduação em nível de especialização recebem a nomenclatura de lato sensu.
(    ) Um projeto de mestrado apresenta pesquisas e resultados significativos para uma área de conhecimento e, por isso, é chamado de tese.
(    ) Em projetos e cursos de mestrados e doutorados, o acadêmico aprofunda o seu conhecimento a nível stricto sensu.
(    ) Um trabalho de doutorado apresenta estudos e pesquisas inéditas, e, por isso, é chamado de dissertação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	7.
	Luckesi (1989, p. 13) afirma que:
É, então, na perspectiva de participar e interferir que a universidade é, urgentemente, chamada a abandonar seu papel tradicional de receptora e transmissora de uma cultura técnico-científica, importada, com o rótulo de "desinteressada", e assumir a luta pela conquista de uma cultura, um saber comprometido com os interesses nacionais. Ela é chamada a assumir a formação de uma personalidade brasileira em diálogo, de igual para igual, com os demais centros do saber e da cultura, sem perder de vista que nós temos de reelaborar o "saber da humanidade em função de nossos problemas específicos, o primeiro dos quais é a busca de nossa identidade e autonomia culturais". Fazendo uso das afirmações de Luckesi e dos conhecimentos construídos na disciplina de Metodologia Científica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cabe à universidade, bem como às demais instâncias de ensino, formar cidadãos críticos, reflexivos e conscientes de seu papel em um mundo globalizado.
(    ) O Brasil apresenta graves problemas educacionais e de exclusão social, por isso, antes que surjam soluções para eles, não é recomendável que se estimule a pesquisa nas universidades.
(    ) As universidades brasileiras, para que atingem a excelência, devem primar pelos conhecimentos "universais", sem fazer adaptações para a realidade local, a qual desvirtua o objetivo da ciência.
(    ) O ato de pesquisar deve ser constantemente promovido e utilizado nas universidades, bem como nas demais instâncias de ensino, uma vez que sua prática estimula a construção dos conhecimentos necessários ao homem e à sociedade em que ele se insere.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LUCKESI, C. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. O conhecimento: elucidações conceituais e procedimentos metodológicos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	8.
	Com relação à estrutura geral do trabalho acadêmico, podemos destacar a "introdução". Nesta parte é necessário restringir o conteúdo; comentar os objetivos da pesquisa e apresentar aspectos da metodologia utilizada. Com relação a outros aspectos da introdução, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O objetivo principal da introdução é apresentar logo os resultados e aplicações práticas da pesquisa.
(    ) Além da apresentação geral do tema, a introdução deve apresentar a estrutura geral do trabalho.
(    ) A introdução de um trabalho acadêmico precisa reunir aspectos do resumo e das indicações bibliográficas.
(    ) O único objetivo da introdução é facilitar ao leitor um conhecimento rápido, a fim de nunca precisar ler todo o artigo desnecessariamente.
Agora, assinale a alternativaque apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	9.
	"A ciência é todo um conjunto de atitudes racionais, que podem ser dirigidas ao conhecimento com objetivo limitado e sistemático, capaz de ser submetido à verificação de outros autores, pesquisadores da área. Assim, a ciência é um conjunto de conhecimentos racionais que são obtidos metodicamente, passíveis de serem verificáveis, e que fazem referência a objetos de uma mesma natureza" (LAKATOS; MARCONI, 1992, p. 45). Ao apresentar sua definição de Ciência, os autores deixam implícito que o conhecimento científico se constitui como uma das modalidades daquilo que se denomina de Conhecimento Humano, havendo outras modalidades e perspectivas. Levando em consideração a breve afirmação das autoras e os conhecimentos construídos com a disciplina de Metodologia Científica, analise as sentenças a seguir:
I- É inerente ao homem a busca pelo conhecimento. Desde a Antiguidade, o homem procura entender a natureza e a si mesmo, num processo de autorrealização, e, para isso, descobre e constrói respostas para suas indagações.
II- A ciência é derivada da característica humana da inquietude, de sua necessidade de transcender-se, ir além de si e dos conhecimentos que lhe são oferecidos.
III- O ato de pesquisar é de exclusividade de cientistas e laboratoristas porque somente as ciências conhecidas como experimentais são capazes de produzir conhecimento válido.
IV- Na educação brasileira, é possível verificar uma dissociação entre teoria e prática, revelando que o ato de pesquisar ainda é pouco desenvolvido nas instituições de ensino.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Atlas, 1992.
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	10.
	O conhecimento vulgar ou senso comum é desenvolvido principalmente por intermédio dos sentidos e não tem pretensão de ser profundo, organizado e infalível. Ele está mais ligado à tradição popular do que à pesquisa e ao método científico. Sendo assim, quais são as características básicas do senso comum?
	 a)
	Profundo, objetivo, racional e organizado.
	 b)
	Superficial, subjetivo, sensitivo e assistemático.
	 c)
	Superficial, objetivo, provado em laboratório e prático.
	 d)
	Especializado, subjetivo, sensitivo e baseado em leis.
Parte inferior do formulário

Continue navegando