Buscar

Cópia de 3244842 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: NUTRIÇÃO
	
	CÓD/DISCIPLINA: NUTRIÇÃO FUNCIONAL
	
	PROF.: GILBERTH SILVA NUNES
	TURNO: 
	
	PERÍODO: 
	TURMA: 
	MAT.: 
201601301804
	NOTA
	GRADUAÇÃO
	ALUNO (A): Daniela Martins da Silva 
	
	DATA: 13/05/2020
	AV1 ( X ) – AV2 ( ) – AV3 ( )
	
1) Nas últimas décadas, tem havido um grande interesse nos alimentos funcionais e, em particular, nos potenciais benefícios que o seu consumo pode conferir no controle de muitas doenças crônicas. Em relação a esses alimentos, descreva a diferença entre a fibra solúvel e insolúvel e seus efeitos no metabolismo. (1 ponto)
As fibras solúveis dissolvem-se em água, formando géis viscosos. Não são digeridas no intestino delgado e são facilmente fermentadas pela microflora do intestino grosso. São solúveis as pectinas, as gomas, a inulina e algumas hemiceluloses.
Entretanto, as fibras insolúveis não são solúveis em água, portanto não formam géis, e sua fermentação é limitada. São insolúveis a lignina, celulose e algumas hemiceluloses. A maioria dos alimentos que contêm fibras é constituída de um terço de fibras solúveis e dois terços de insolúveis.
O aumento na ingestão de fibras melhora os níveis dos lipídeos séricos, reduz os
níveis de pressão arterial,melhora o controle da glicemia em pacientes com diabetes melito (DM) auxilia na redução do peso corporal e ainda atua na melhora do sistema imunológico e algumas desordens gastrointestinais.
2) Pesquisas conduzidas ao longo das últimas décadas sugerem que uma mudança no perfil da ingestão de ácidos graxos pode ser um meio para modificar as respostas das células do sistema imune, incluindo a resposta inflamatória. Diante dessa informação, classifique os lipídios na alimentação e qual tipo(s) podem ser usados na modulação das respostas inflamatórias? (1 ponto)
Simples – possuem em sua estrutura apenas C, H e O. Por hidrólise total geram somente ácidos graxos e álcoois. (ésteres de ácidos graxos).Exemplos:* Glicerídeos – ésteres de ácido graxo e glicerol. 
Compostos – Contém outros grupos além de ácidos graxos e álcoois. Exemplos: glicolipídeos (associação entre lipídeo e carboidrato) e fosfolipídeos (associação lipídeos e ácido fosfórico).
Derivados – são obtidos após hidrólise dos lipídeos simples e compostos. Como exemplo temos os ácidos graxos, glicerol, esteróis, fitosteróis, vitaminas lipossolúveis e pigmentos.
Ácido graxos poliinsaturado ômega-3 e 6 podem ser usados na modulação das respostas inflamatórias.
3) A América Latina possui uma grande biodiversidade, e cerca de 40% dos países que a compõem, incluindo o Brasil, possuem uma das maiores diversidades de espécies de plantas do mundo. O Brasil é o país que mais se destaca em pesquisa taxonômica e estudos de maior impacto na América Latina. Diante desse cenário ouve o surgimento das PANCs na alimentação do brasileiro e uma possibilidade de bioprospecção no cenário da nutrição. Conceitue as PANCs, qual razão da sua utilização e se existe risco associado ao seu consumo? (1 ponto)
 PANCs: Plantas Alimentícias Não Convencionas, apresentam-se como uma ótima fonte nutricional e funcional para a alimentação humana. São caracterizadas como PANCs as plantas que ainda não foram completamente estudadas por parte da comunidade técnico-científica e/ou exploradas pela sociedade como um todo.
Tidas como excelentes fontes de nutrientes, vitaminas e sais minerais, as PANCs também possuem características que conferem propriedades antixoxidantes, anti-inflamatórias e ação terapêutica. 
Às vezes, folhas e talos carregam substâncias que prejudicam o paladar ou fazem mal.por isso necessário sempre observar a planta.
N.F., sexo masculino, 50 anos, procurou atendimento nutricional preocupado com uma perda de peso que vem ocorrendo há cerca de seis meses. Dados: Peso atual = 62Kg; Peso usual = 70Kg; Altura = 1,68m. Diante dessa situação clínica, como está o diagnóstico nutricional do seu paciente, qual situação metabólica pode ocorrer no individuo nesse momento da sua avaliação antropométrica e como o nutricionista funcional faria a intervenção nesse caso relatado. (1 ponto)
 Paciente eutrófico apresentando perda de peso que pode está relacionada com problemas metabólicos.
IMC:22
 Avaliar possíveis inter-relações Metabólicas no paciente 
· Desequilíbrio nutricionais 
· Disfunções Neuroindócrinas
· Intenções corpo mente 
· Def. Imunológica e inflamação 
· Alteração gastrointestinais 
· Problemas Detoxificação 
· Desequilíbrio estruturais
 Identificar pelo menos três fatores com maior desequilíbrio maior número de sintomas para iniciar o tratamento nutricional ,optando por condutas que bloqueiam os gatilhos, nutrientes que modulem os mediadores, restabelecendo o equilíbrio funcional de cada fator.
 Solicitar exames laboratoriais , glicemia em jejum para diagnosticar possível pré-diabetes.

Continue navegando