A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
trabalho fnde

Pré-visualização | Página 1 de 2

RESUMO 
 O presente trabalho foi realizado com o objetivo de aprofundar o conhecimento acerca do, SIOP E - Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação que diz respeito a uma pesquisa para constituir base de dados nacional detalhada sobre as receitas e investi mentos uma pesquisa para constituir base de dados nacional detalhada sobre as receitas e investimentos públicos em educação de todos os entes federa dos . Com a realização automática dos cálculos dos percentuais mínimos aplicados em Manutenção e Desenvolvi mento do Ensino ( MDE ) e FUNDE B de acordo com a metodologia adotada pela Secretaria do Tesouro Nacional l (STN). Com os avanços tecnológicos e a era da informação, torna - se cada vez mais fácil a divulgação de dados para que a sociedade conheça a realidade de cada município. Neste contexto a aplicação mínima de recursos na área de educação dos municípios é derivada da receita de impostos, a qual representa um fator importante para constatação do desenvolvimento do município e qualidade de vida dos cidadãos e o compromisso do gestor com ações que prioriza a manutenção e desenvolvimento do ensino. O Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação (SIO PE ) é uma ferramenta de acesso aos dados referentes ao orçamento dos entes federados, disponibilizando assim uma farta fonte para pesquisadores. Formatado para ser de fácil acesso se configura como um sistema eletrônico, operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FN D E), instituído para coleta, processamento, disseminação e acesso público às informações referentes aos orçamentos de educação da União, dos estados, do Distrito Federa l e dos municípios, sem prejuízo das atribuições próprias dos Poderes Legislativos e dos Tribunais de Contas. 
 Palavras chave : S IOP E, investimentos públicos 
 
 
INTRODUÇÃO 
 
 SIOPE é um sistema informatizado, uma fonte de dados sobre orçamento dos entes federados, com intuito de disseminar o acesso ao publico dados referentes ao orçamento público de educação da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, sem prejuízo das atribuições próprias dos Poderes Legislativos e dos Tribunais de Contas. Este sistema, de acesso público via internet é operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FN DE). 
Tem como objetivo levar ao conhecimento da sociedade quanto se investe na educação pública no Brasil segundo esfera de governo ( federal, estadual e municipal), serve também com fonte de pesquisa para os mais diversos estudo sobre educação e seu financiamento, fortalecendo os mecanismos de controle social e contribuindo para a garantia da efetividade e da eficácia dos investimentos públicos no setor educacional e, em última instância, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo Estado à sociedade. 
 
DES ENVOLVIM ENT O 
 SIOPE é um sistema que coleta, processa e dissemina dados relativos aos orçamentos públicos em educação da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. E tem periodicidade anual e o prazo para transmissão dos dados é 30 /04 para os municípios, conforme art . 51 § 1° , I, da LRF , e 31/05 para os estados , conforme ar t. 51 § 1 °, II da L RF. 
E tem por objetivo Subsidiar a elaboração de políticas educacionais em todos os níveis de governo. Assegurar transparência e publicidade às informações sobre financiamento e investimentos públicos em educação. Produzir indicadores de eficiência e eficácia dos investimentos públicos em educação. Instrumentalizar a atuação do controle social. 
Suas principais funções nos Tribunais de contas dos Estados e Municípios. A realização automática dos cálculos dos percentuais mínimos aplicados em Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) e FUNDEB de acordo com a metodologia adotada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
Para o sistema SIOPE foram feitos vários decretos:
Decreto n° 6.09 4, de 24/4/2007 – Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação - Termo de Adesão ao Compromisso com base no Plano de Ações Articuladas (PA R), serão firmados termos de convênios ou de cooperação entre o MEC e os entes apoiados; Porta ri as S TN n° 559 e 575 de agosto/2 007 Estabelece que para a obtenção do Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino - MDE deverão ser utilizados , a partir de 2007, os formulários do S IOPE obtido s no si te w ww.fnde.gov.br. Portar ia ST N n° 25 d e 17.01.200 8. Art . 1 ° Prorroga p ara o exercício de 2 008 o preenchimento no âmbito da União, estados, DF e municípios das informações relativas à MDE nos formulários do SIOPE obtidos no site de acesso público por meio do endereço www.fnde .gov.br 
Decreto nº 6.253, d e 13/11/2007 – Dispõe sobre o Fundeb e regulamenta a L ei n° 11 .494, d e 2 0/6/2007, Art . 23 . O monitoramento da aplicação dos recursos dos Fundos será realizado pelo Ministério da Educação, em cooperação com os Tribunais de Contas dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, por meio de sistema de informações orçamentárias e financeiras integrado ao monitoramento do cumprimento do art. 2 12 da Constituição e dos arts. 7 0 e 7 1 da Lei 9.394/96. Portaria MEC nº 844 de 08/07/20 08 . Art. 2º O SIOPE será operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento d a Educação – FND E /MEC –.Ar t. 3º O preenchimento completo e atualizado do SIOPE pelos Estados, Distrito Federal e Municípios será condição para a celebração de convênios e termos de cooperação com o Ministério da Educação ou órgãos da administração indireta a ele vinculados. 
Lei n° 12.017 d e 12/8/200 9 - Dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (L D O/201 0) O art. 40 § 3 ° estabelece que o Ministério da Fazenda dará amplo acesso público às informações da União, dos estados, dos municípios e d o Distrito Federal, constantes d o SISTN , inclusive mediante a integração das informações disponibilizadas pelo SIOPS e pelo SIOP E, a s quais poderão ser utilizadas, com fé pública, para fins de controle e aplicação de restrições.
No Brasil, o financiamento do ensino público é assegurado, em montante anual estimável e com continuidade, por força de mandamento constitucional ( C AL LE GA RI, 2013, p. 223). A CF /88 define a responsabilidade financeira da União, Estados e Municípios ao vincular recursos orçamentários para educação com o objetivo de assegurar esse direito social. De acordo com o ar t. 212, “A Uniao aplicar a anualmente, nunca menos de dezoito, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte e cinco por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendidas transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino " ( BRASI L, 1988). 
	Disposição Legal
	Esfera de vinculação
	
	União
	Estados/ DF
	Municípios
	Constituição Federal de 1934
	10%
	20%
	10%
	Constituição Federal de 1937
	-
	-
	-
	Decreto Lei nº 4.958 de 1942
	-
	10 % a 20%
	10% a 15%
	Constituição Federal de 1946
	10%
	20%
	20%
	LDB 4.024 de 1961
	12%
	20%
	20%
	Constituição Federal de 1967
	-
	-
	-
	Emenda Constitucional nº 1 de 1969
	-
	-
	20%
	LDB 5.692 de 1971
	-
	-
	20%
	Emenda Constitucional 24 de 1983
	13%
	25%
	25%
	Constituição

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.