Buscar

Apresentação Representação Política

Prévia do material em texto

REPRESENTAÇÃO POLÍTICA
PARTIDOS POLÍTICOS
PARTIDOS POLÍTICOS E A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Introdução
O conceito representação significa agir por interesse de alguém. Entretanto, quando nos referimos à política, a representação envolve algo mais, pois se trata de governantes que representam os cidadãos para velar pelo bem comum do conjunto de uma sociedade.
	O partido político, por sua vez é uma organização política apoiada a uma determinada ideologia relacionada entre seus afiliados e seguidores, encarregados de recrutar candidatos que ocupem cargos governamentais ou assentos legislativos.
	Temos também o tratamento dado pela Constituição Federal de 1988 aos partidos políticos, onde tem as prerrogativa e atribuições destas agremiações em nosso Estado Democrático de Direito.
Representação Política
Na Grécia antiga já existia o conceito de Democracia Direta, onde o povo se reunia e tomava as decisões política.
A partir da Revolução Francesa de 1789, estendeu-se de maneira gradativa o conceito de democracia representativa. 
Com o passar do tempo o modelo de representação democrática foi consolidando-se em muitas nações do planeta. 
Este sistema de governo é baseado em:
 4 Princípios 
 6 Requisitos
Representação Política - Princípios
Os governantes são eleitos pelos cidadãos através de um processo 	eleitoral realizado periodicamente;
Os governantes dispõem de um grau de autonomia em relação aos interesses dos governados;
As decisões políticas estão enquadradas em um clima de debate e 	confronto de ideias;
Os diferentes poderes de uma nação (legislativo, executivo e judiciário) atuam de maneira independente, de tal forma que a representação política de um governo (o poder executivo) não pode interferir nos outros poderes.
Representação Política - Requisitos
Todos os eleitores devem estar em um plano de igualdade, o que em termos populares é conhecido como “um cidadão, um voto”;
Os representantes que exercem as funções do governo precisam ser controlados pelos representantes da oposição.
Qualquer representação política deve estar baseada no respeito às leis e ao estado de direito;
Representação Política - Requisitos
No conjunto da sociedade deve haver mecanismos de participação para que a cidadania possa conhecer sua opinião e não se limitar ao voto a cada certo período de tempo;
Que a liberdade de expressão e o conjunto de liberdades possam ser exercidos com convivência e tolerância;
Que o estado garanta a igualdade de condições entre os diferentes partidos políticos que estão em disputa e que o resultado final das eleições seja respeitado.	
Representação Política
Participação Cidadã
Os diferentes modelos de representação baseados na democracia contemplam a participação cidadã. Cada cidadão tem sua própria visão sobre qual deve ser sua participação da vida política de seu país. Assim, alguns consideram que votar periodicamente é suficiente, já outros não querem participar e decidem não votar em nenhum dos possíveis representantes.
	Há um setor de cidadãos que considera que o sistema democrático deve incorporar novos mecanismos de participação: o referendo derrogatório, o referendo aprobatório ou a consulta popular.
PARTIDOS POLÍTICOS
 A Existência dos Partidos Políticos no Brasil e a História.
No Brasil colônia, antes de 1822, tínhamos no Brasil três partidos políticos.
O partido português – formado por comerciantes que queriam manter Portugal no controle do comércio, por pessoas que trabalhavam para o reino de Portugal( como são hoje os funcionários públicos) e militares que não queriam a independência do Brasil. Eles torciam pela recolonização.
O partido brasileiro – formado pelos grandes proprietários rurais( os ricos), alguns comerciantes português, brasileiros e estrangeiros, que achavam que o comércio livre era a melhor opção. Eles não queriam a independência e nem a recolonização. Defendiam a criação de uma monarquia dual. Uma monarquia que dividisse os poderes entre o Brasil e Portugal e garantisse a liberdade de comércio.
Partido Liberal Radical – Composto por pessoas da classe média da Época. Eles defendiam a implantação de uma república democrática, sistema que o Brasil vive até hoje.
No Brasil Império, depois de 1822. No período do Primeiro Império, havia três grandes partidos políticos.
 Restauradores ou caramurus, a favor do regime monárquico.
Liberal exaltado ou Jururubas; eram a favor do fim do império, queriam a republica.
Liberal Moderado ou Chimangos, defendiam a permanência da monarquia e a escravidão.
No Brasil, no período do segundo império, Dom Pedro II, tínhamos como principais partidos:
•	Conservadores (Saquaremas): Os conservadores queriam sempre um regime forte, com a autoridade do imperador e pouca liberdade para as províncias.
•	Liberais (Luzias): Queriam mais liberdade para as províncias.
No Brasil Republica, a partir de 1889, no regime presidencialista, tínhamos no Brasil, como maiores partidos políticos que dominavam o Brasil, o partidos de Minas Gerais e de São Paulo:
•	O partido Republicano Paulista (PRP).
•	Partido Republicano Mineiro. 
No Brasil, no período de 1930, com o fim da república velha, Getúlio Vargas da um golpe de Estado e toma o poder! Em 1934 é eleito democraticamente, e em 1937 da outro golpe, implantando a ditadura do Estado Novo, depois é deposto do poder em 1945. No período do estado novo foi proibidos partidos no Brasil. Em 1951 é eleito pelo voto popular e governa o Brasil até 1954 quando se suicida.
Nesse período os maiores partidos eram:
 * Aliança Nacional Libertadora (ANL). De Luís Carlos Prestes. De ideologia comunista (Tentam dar golpe em 1935). Intentona Comunista.
Ação Integralista Brasileira (AIB). De Plinio Salgado.
 De ideologia fascista( tentam dar golpe em 1938)
No período de 1945 a 1964, chamado de República Democratizada, o Brasil volta a ter eleições democráticas. Nesse tempo os maiores partidos eram:
•	Partido Social Democrático (PSD). Era formado por lideranças e por altos funcionários das empresas do governo.
•	Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Tinha como membros líderes dos sindicatos e os operários que trabalhavam nas fábricas.
•	União Democrática Nacional (UDN). Era formada por pessoas mais ricas das cidades. Pessoas que defendiam a entrada de dinheiro de empresas internacionais no Brasil e o desenvolvimento das empresas brasileiras.
No governo militar com o golpe de estado dado em 1964, o Brasil tornou-se uma ditadura. Nesse período não tinha partidos políticos, o nome que o partido politico poderia ser chamado era associação politica, e só poderia haver duas associações: 
•	Aliança Renovadora Nacional (Arena). Defendia a ditadura militar.
•	Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Tinha permissão para fazer oposição ao governo, oposição leve ao governo.
Em 1974, o presidente Ernesto Geisel, um general, começou adotar a política da “abertura lenta e gradual”, para aos poucos levar o Brasil a democracia, permitindo novos partidos políticos no ano de 1979. Novos partidos políticos começam a se organizar no lugar da Arena e do MDB. A Arena se transforma no Partido Democrático Social (PDS), e o MDB no Partido Democrático Brasileiro (PMDB). Nesse período surge o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), surge o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Partido dos Trabalhadores (PT) e surge mais de 25 partidos.
Em 1984 com as eleições indiretas, surge o Partido da Frente Liberal (PFL) de Paulo Maluf, surge também o Partido Popular Brasileiro (PPB), e o Partido Social Democrático Brasileiro (PSDB). E assim uma Nova República. 
Atualmente temos no Brasil 32 partidos ativos no TSE, tínhamos 35 em 2018, e 32 em 2019, e temos 73 partidos em processo de formação atualmente!
PARTIDOS POÍTICOS E A CONSTITUIÇÃO DE 1988.
“É uma agremiação de um grupo social que se propõe organizar, coordenar e instrumentar a vontade popular com o fimde assumir o poder para realizar seu programa de governo” – José Afonso da Silva.
PARTIDOS POÍTICOS E A CONSTITUIÇÃO DE 1988.
O artigo 17 da Constituição Federal de 5 de outubro de 1988 determina que é livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo e os direitos fundamentais da pessoa humana. Assegurou também ao partido político autonomia para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento, bem como manteve a exigência do caráter nacional do partido político, instituída pelo Código Eleitoral, Decreto nº 7.586/1945.
	Dentre outras coisas, a legislação permite que o próprio partido estabeleça regras para a realização de suas convenções, determine prazos superiores àqueles previstos na lei para que o filiado possa concorrer às eleições e ainda permite criar uma estrutura diferente da existente em outros partidos.
PARTIDOS POÍTICOS E A CONSTITUIÇÃO DE 1988.
Características dos Partidos Políticos
Natureza Jurídica: Pessoa Jurídica de Direito Privado.
Aquisição de Personalidade: Com os registros dos atos constitutivos em cartório. 
Aquisição de Capacidade Política: Com o registro do Estatuto no TSE.
	Art. 17… § 2º Os partidos políticos, após adquirirem personalidade jurídica, na forma da lei civil, registrarão seus estatutos no Tribunal Superior Eleitoral.
PARTIDOS POÍTICOS E A CONSTITUIÇÃO DE 1988.
Preceitos dos Partidos Políticos
Caráter Nacional;
Funcionamento de acordo com a lei vigente;
Prestação de contas à justiça Eleitoral;
Proibição de recebimento de recursos de Entidade ou Governo Estrangeiros.
PARTIDOS POÍTICOS E A CONSTITUIÇÃO DE 1988.
Art. 17. É livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos, resguardados a soberania nacional, o regime democrático, o pluripartidarismo, os direitos fundamentais da pessoa humana e observados os seguintes preceitos: Regulamento. 
	I – Caráter nacional;
	II – Proibição de recebimento de recursos financeiros de entidade ou governo estrangeiros ou de subordinação a estes;
	III – prestação de contas à Justiça Eleitoral;
	IV – Funcionamento parlamentar de acordo com a lei.
OBS: É vedada a utilização pelos partidos políticos de organização paramilitar.
PARTIDOS POÍTICOS E A CONSTITUIÇÃO DE 1988.
Fundo Partidário
	Garante o funcionamento das atividades dos Partidos Políticos.
	Art. 17.. § 3º Os partidos políticos têm direito a recursos do fundo partidário e acesso gratuito ao rádio e à televisão, na forma da lei.
PARTIDOS POÍTICOS E A CONSTITUIÇÃO DE 1988.
Autonomia Partidária
	Visa impedir qualquer controle do Estado sobre os Partidos Políticos. Tem liberdade para definir sua:
Estrutura Interna;
Organização;
Funcionamento;
Regime de suas coligações.
PARTIDOS POÍTICOS E A CONSTITUIÇÃO DE 1988.
Art. 17… § 1º É assegurada aos partidos políticos autonomia para definir sua estrutura interna, organização e funcionamento e para adotar os critérios de escolha e o regime de suas coligações eleitorais, sem obrigatoriedade de vinculação entre as candidaturas em âmbito nacional, estadual, distrital ou municipal, devendo seus estatutos estabelecer normas de disciplina e fidelidade partidária.
PARTIDOS POÍTICOS E A CONSTITUIÇÃO DE 1988.
Nota-se que a legislação brasileira evoluiu no sentido de afastar a possibilidade da influência ideológica do Estado sobre os partidos políticos, garantindo independência e autonomia nos procedimentos ligados à sua estrutura e a seu funcionamento. Dessa forma, essa liberdade partidária se apresenta como uma homenagem à natureza republicana e democrática da Constituição de 1988 e como elemento que fortalece o Estado democrático de direito.

Continue navegando