Buscar

Aula 7 Comunicação Eletrônica Conceitos, métodos e ferramentas de comunicação eletrônica

Prévia do material em texto

Prof. Ms. Everaldo Silva Gestão em Recursos Humano
Comunicação Empresarial
Aula 7. Comunicação Eletrônica: Conceitos, métodos e ferramentas de comunicação eletrônica
 Redes Sociais e a Exposição Vulnerável
Nos dias de hoje, as empresas podem contar com uma ferramenta para sua comunicação: as redes sociais. Esta estratégia pode contribuir para atrair novos consumidores e tornar esta relação empresa x público mais atraente e pessoal. A limitação da verba para propaganda fez das redes sociais um excelente canal de promoção de produtos e marcas. O famoso boca a boca envolve consumidores e estreita as relações. Antes de falarmos mais sobre este assunto, vamos entender o que são Redes Sociais. 
Segundo Adami (2016):a Rede Social é uma estrutura que inter-relaciona empresas ou pessoas, que estão conectadas pelas mais diversas relações. Cada qual se relaciona de acordo com as suas preferências e particularidades. Trata-se de uma ligação social e conexão entre pessoas.
O termo “rede” é utilizado de forma comum na nossa linguagem, em questões acadêmicas ou políticas, e refere-se a uma grande variedade de objetos e fenômenos. A razão deste sucesso está ligada a duas coisas, inicialmente ao rápido desenvolvimento das comunicações, possibilitando a conexão nos mais variados lugares e por fim, na valorização das relações entre as pessoas (PORTUGAL, 2007).
Para Simão (2008), a principal utilização das redes sociais é direcionada para o lazer. Os usuários compartilham diversos dados de pessoas, álbuns de fotos, vídeos, pensamentos, estados de espírito. É possível fazer comentários nos itens dos perfis ou enviar mensagens privadas. Devido a essa interação, as redes sociais propiciam contatos com amigos reais e virtuais e pode ser utilizada também como uma grande ferramenta de divulgação. Enfim, uma rede social é constituída de pessoas ou organizações que, unidas por algum tipo de relação, compartilham experiências e objetivos. Ela pode ser vista como rede ou canal de relacionamento entre pessoas, empresas e clientes. A possibilidade de compartilhar, disseminar e divulgar, de forma extremamente ágil, torna as redes cada vez mais atrativas. 
Segundo Torres (2010), a transparência e prevenção são as palavras-chaves para esse cenário. Existem vários exemplos de empresas que se envolveram em situações embaraçosas nas redes sociais. Vamos citar aqui as empresas Domino´s Pizza, Amazon e Dafra. 
Dois funcionários da Domino´s Pizza publicaram um vídeo no YouTube espirrando sobre as pizzas que seriam entregues. A empresa, como forma de reação, publicou um vídeo no mesmo site de rede social, o YouTube, onde o CEO da empresa pedia desculpas e explicava quais seriam as providências tomadas em relação ao ocorrido. Tais atitudes provocaram a demissão e processo contra os funcionários. Também foi solicitado ao YouTube que retirasse o vídeo da rede. 
A Amazon foi atacada por blogueiros e twitters indignados com a atitude da loja em retirar do ar os livros destinados ao público gay. A loja teve problemas ao se explicar.
 No comercial da Dafra publicado no YouTube, o ator Wagner Moura foi dublado por um consumidor insatisfeito com a marca. A empresa conseguiu retirar o vídeo do ar ainda em tempo. Estas são algumas das situações que as empresas estão vivenciando, e deixa bastante claro que não é mais possível se ausentar desta realidade. 
É fundamental que as organizações façam parte deste novo cenário, onde além de se defender podem também estabelecer uma nova relação com seus públicos e colocar suas marcas e produtos mais próximos de seus consumidores.
A propagação de informação no meio virtual revolucionou a prática da comunicação empresarial. É necessário ter uma comunicação em tempo real. 
Hoje a informação quebrou a barreira do tempo e comunicar deixou de ser relevante para se tornar fundamental. Felizmente, muitas empresas já perceberam essa mudança e estão adaptando sua comunicação. 
O mundo mudou, as pessoas mudaram e com isso surge um novo consumidor. Um consumidor mais exigente, que troca informações com outros consumidores, que fala das suas experiências, positivas ou negativas, com a liberdade de quem fala de si próprio. As redes sociais tornaram-se as janelas para o mundo, assim é possível falar o que se quer e, principalmente, ser ouvido em tempo real.
 Este consumidor moderno exige respeito e oferece às empresas a chance de ter o seu respeito. Basta estar atento a tudo isso.
FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA
1. Intranet /Portal Corporativo
A intranet tem acesso permitido apenas aos funcionários. Por meio dela é possível divulgar todas as novidades da empresa, como fornecer informações, treinamentos, divulgar produtos, além de ajudar no crescimento do colaborador. Com a intranet, todos os funcionários têm uma comunicação padronizada, de fácil acesso e alcance de todos.
A intranet é um meio de interligar unidades e departamentos através de uma rede de computadores com acesso restrito aos colaboradores. 
Quando a intranet é centralizada, organizada e acessível através de um site interno, esse sistema também é conhecido como Portal de Intranet, ou Portal Corporativo.
	VANTAGENS
	DESVANTAGENS
	Ótimo canal para a centralização de informações;
	Alto custo de implementação e manutenção, principalmente se estes serviços forem terceirizados;
	Com ferramentas auxiliares, é possível mensurar a utilização da intranet e o consumo dos conteúdos;
	Colaboradores dependem de computador e acesso à internet;
	Permite que as filiais acessem informações da matriz e vice-versa;
	Pode haver dificuldade para integrar a intranet com outros sistemas;
	Mais sustentável, não é necessário o uso de papéis;
	A adoção dos colaboradores é um grande desafio, depende de incentivos para que eles desenvolvam o hábito de acessar a intranet;
	Se bem gerenciada, mantém as informações sempre atualizadas e organizadas;
	O login e a senha se tornam uma barreira de acesso às informações;
	
	Como armazena grande quantidade de informações, deve haver uma boa organização e gestão de conteúdos;
	
	Dependendo do projeto, seu formato pode ser pouco atrativo para os colaboradores.
2. Rede Social Corporativa
Apesar de ser mais recente no mercado, a Rede Social Corporativa (RSC) pode funcionar perfeitamente para sua empresa ou agência, pela similaridade operacional com redes sociais tradicionais. Podemos considerá-la como uma intranet mais avançada. Além de engajar mais os funcionários, é de baixo custo e uma plataforma de nuvem (SaaS), onde todos podem participar.
A rede social corporativa é uma grande tendência como canal de Comunicação Interna. Essa ferramenta possui semelhanças com as famosas redes sociais e até mesmo o Facebook possui uma versão para empresas, o Workplace.
Pela operação do canal lembra as redes sociais tradicionais, ela se encaixa muito bem em empresas que possuem colaboradores mais jovens ou adaptados com as inovações tecnológicas.
A rede social corporativa permite a contribuição de todos os colaboradores, favorecendo uma comunicação horizontal e aproxima as diferentes áreas da empresa. Todos se tornam emissores.
	VANTAGENS
	DESVANTAGENS
	Promove a interatividade entre colaboradores e departamentos;
	Custo muito alto de implementação e manutenção;
	É atrativa, permite diversos formatos de conteúdos;
	Necessita de esforço inicial para garantir a adoção da ferramenta por parte dos colaboradores;
	É possível acessar de qualquer lugar que tenha acesso à internet;
	Precisa da proatividade dos colaboradores para acessar o canal;
	Também pode ser utilizada para gerenciar arquivos;
	Necessidade de criação de código de conduta e controle contínuo por parte da equipe de comunicação, pois é um canal livre para todos publicarem conteúdos e fica no limiar entre formal e informal;
	Alguns fornecedores oferecem recursos que facilitam a obtenção de métricas da utilização da ferramenta;
	O login e a senha se tornam uma barreira de acesso às informações;
	Possibilidade de segmentar os públicos e gerenciar a distribuição dos conteúdos;Não alcança os colaboradores sem acesso à internet.
	Semelhança com as redes sociais tradicionais pode facilitar a adoção e a utilização.
	
3. E-mail Corporativo 
Apesar de soar como algo antigo, o e-mail ainda tem muito efeito. Como ferramenta de comunicação interna funciona bem, já que os funcionários estão antenados em suas caixas eletrônicas. É útil para informar imprevistos, novidades e agendar reuniões.
A troca de e-mails é constante e diária dentro de uma organização, tanto entre colaboradores quanto com fontes externas. O e-mail pode ser formal ou informal, também pode conter informações rápidas e rotineiras ou de grande importância.
E é justamente por causa dessa pluralidade de fontes e informações que o e-mail não é indicado para ser o único canal de Comunicação Interna oficial para os colaboradores.
Muitas empresas também acabam utilizando o e-mail como um depósito de arquivos, conversas e documentos, o que não é indicado, pois nesse ambiente há muita informação diferente rodando constantemente e se torna difícil encontrá-las quando necessário.
	VATAGENS
	DESVANTAGENS
	Pode ser acessado de qualquer lugar, também em casa ou pelo smartphone;
	É necessário que todos os colaboradores tenham acesso à internet;
	Baixo custo de implantação, manutenção, operação e distribuição de conteúdo;
	A grande quantidade de e-mails recebidos diariamente pelos colaboradores pode dificultar o consumo dos conteúdos;
	É fácil de utilizar, a maioria das pessoas já estão adaptadas com este canal;
	Dificilmente o colaborador irá consumir o conteúdo mais que uma vez, tornando este canal pouco interessante para transmitir informações estratégicas;
	Possibilita a criação de listas por departamento e também com todos os contatos internos, sendo possível segmentar o envio;
	A falta de um gerenciamento adequado dos envios pode acabar sobrecarregando os colaboradores com informações desnecessárias e diminuindo a produtividade dos mesmos;
	Praticidade com informações rápidas e momentâneas, avisos breves e que necessitam de resposta imediata;
	As mensagens podem ser perdidas facilmente;
	A maioria dos servidores de email oferecem aplicativos para aprimorar a comunicação, compartilhar, armazenar e criar documentos;
	Dificuldade de captar a atenção do colaborador, pouco atrativo;
	Há diversas ferramentas complementares ao e-mail para facilitar a criação, gestão e mensuração desse canal;
	O login, a senha e a proatividade do colaborador em abrir o e-mail são barreiras de acesso às informações.
	Permite interatividade com os colaboradores.
	
4. Newsletter Digital
É um boletim informativo via e-mail, a newsletter é uma forma de comunicação com os colaboradores utilizada tanto para informar como para motivar os funcionários. Conta com menos conteúdo que o jornal e por ser digital também pode ser mais dinâmica e contar com imagens, vídeos e gifs.
É utilizada para dar destaque aos comunicados da empresa, às atividades realizadas pelos colaboradores, eventos internos ou para sugerir algum conteúdo interessante. Normalmente é enviada periodicamente, ou seja, toda semana ou a cada 15 dias por exemplo.
	VATAGENS
	DESVANTAGENS
	Canal mais atrativo e dinâmico por contar com imagens, vídeos ou gifs;
	Não alcança todos os colaboradores pois depende de acesso à internet;
	A produção dos conteúdos é simplificada, pois pode-se manter o layout, apenas atualizando as informações;
	Depende da vontade e da ação do colaborador para abrir o e-mail e consumir seu conteúdo;
	Facilidade de mensuração do consumo das informações pela quantidade de abertura e cliques;
	Normalmente é vista apenas uma vez, dificilmente o colaborador irá procurar por ela depois;
	Baixo custo de implantação, produção, manutenção e distribuição dos conteúdos;
	A grande quantidade de emails recebidos pelos colaboradores pode dificultar o consumo da newsletter;
	Mais sustentável pois é digital;
	O login e a senha se tornam uma barreira de acesso às informações.
	Permite interatividade com os colaboradores.
	
5 – Aplicativos
Os aplicativos são uns dos novos canais de comunicação interna que surgem para acompanhar a mudança de hábitos das pessoas. Em um futuro breve todas as pessoas terão acesso a praticamente tudo em seus celulares e os aplicativos são desenvolvidos para acompanhar essa inovação.
Já existem diversos aplicativos com diferentes funcionalidades para facilitar a comunicação dentro das empresas, mas também existem empresas que desenvolvem aplicativos personalizados para cada organização.
O uso dos aplicativos é ideal para empresas que possuem funcionários que viajam ou então não trabalham em escritórios com acesso a computadores. Pode ser utilizado para gerenciar projetos, realizar avaliações e pesquisas de opinião ou divulgar informações sobre eventos e datas importantes.
O principal diferencial dos aplicativos é que eles possuem a funcionalidade de notificação, auxiliando os colaboradores a lembrarem de seus compromissos e tarefas.
	VANTAGEM
	DESVANTAGEM
	Alcança todos os colaboradores, até mesmo aqueles que não trabalham no ambiente físico da empresa ou que não ficam em frente aos computadores;
	Nem todos os colaboradores possuem um smartphone;
	Os comunicados atingem diretamente os colaboradores através das notificações. Essas notificações geralmente possuem alta taxa de abertura;
	Dependendo da ferramenta utilizada, pode ter custo alto de implantação e manutenção;
	O canal é dinâmico e ágil;
	Colaboradores resistentes à tecnologia podem não utilizar o aplicativo;
	Possibilidade de segmentar as mensagens;
	É necessário incentivar os colaboradores a utilizarem a ferramenta;
	Possibilidade de utilizar diversos formatos, texto imagens e vídeos.
	Também é necessário se atentar a questões legais. Mensagens fora do horário de expediente e outros fatores podem causar problemas trabalhistas.
6. Videoconferência
Ela funciona semelhante às reuniões. Contudo, nem sempre os gestores e líderes estão no mesmo ambiente para conversar de assuntos importantes pessoalmente. Se a urgência for grande, uma chamada por vídeo pode resolver a situação. Além de ser útil, não atrasará nenhum processo. Portanto, se a ausência de pessoas é rotina na empresa devido a reuniões externas ou existência de outras filiais, investir em videoconferência é uma alternativa que funciona.
	VANTAGEM
	DESVANTAGEM
	Permitem apresentações em texto, audio, imagens, desenhos, vídeos e a repetição de apresentações prévias;
	Realizar uma videoconferência necessita um acesso rápido a Internet (banda larga);
	Permitem a realização de demonstrações práticas pelo e-formador ou formandos;
	A qualidade da imagem e do som podem variar em função da transmissão de dados através da Internet, dos programas e das ferramentas utilizadas;
	Permitem a organização de palestras e mesmo reuniões entre pessoas que se encontram dispersas geograficamente.
	Os sistemas de alta qualidade são ainda muito dispendiosos.
REFERÊNCIAS
ADAMI, Anna. REDES SOCIAIS. Info Escola. Disponível em: http://www.infoescola.com/sociedade/redes-sociais-2/
DUARTE, GracyAstolpho. Comunicação Corporativa. Braz Cubas. Mogi das Cruzes – SP. 2018.
PORTUGAL, Sílvia. Contributos para uma discussão do conceito de rede na teoria sociológica. Oficina do CES, Brasil, 2007.
SIMÃO, João. Redes Sociais - História, descrição e utilizações. Comunicamos.org, Brasil, 2008. 
TORRES, Cláudio. A comunicação empresarial e as mídias sociais. Claudio Torres, Brasil, 2009. Disponível em: http://www.claudiotorres.com.br/2009/07/27/acomunicacao-empresariale-as-midias-sociais/.

Continue navegando