Buscar

Psicologia Aplicada à Saúde portifolio 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade
Straub (2014) afirma que a adesão ao tratamento é definida de forma ampla como a condição de seguir a orientação de um profissional da saúde. Essas orientações estão relacionadas com medicamentos, mudanças no estilo de vida (por exemplo, perder peso, evitar beber em demasia, parar de fumar), ou recomendações preventivas (tais como, evitar alimentos gordurosos, sal, ou começar um programa de exercícios, ou atividades manuais ou lúdicas). A adesão como postura, leva o indivíduo a seguir orientações sobre a saúde. A adesão como comportamento relaciona-se ao cumprimento de determinadas recomendações. Ambos são necessários. No entanto os profissionais da saúde sabem que lidam com hábitos já instalados no indivíduo, e que é necessário o esforço individual para a mudança, mais o manejo do profissional, entre outros.
Sendo assim, imagine uma situação na sua área (e escreva-a), em que o indivíduo apresenta risco à saúde e dificuldade na adesão ao tratamento, de acordo com as orientações propostas por um profissional de sua área. Pense no caso, e faça sugestões, de acordo com os estudos, para a solução junto ao paciente/cliente. O que você faria como profissional?
Caso Clínico
Rebeca de 25 anos, sexo feminino, procurou meus serviços de personal na academia de musculação. Após a avaliação física a mesma alegou ter sofrido uma queda ao descer uma escada em agosto de 2018, mesmo com o ocorrido ela não procurou assistência medica e retornou a suas atividades diárias. Com isso o quadro de dores e limitação funcional juntamente com fraqueza da coxa foi evoluindo. 
Analisando os dados da avaliação física sugeri que a aluna procurasse um profissional fisioterapeuta, após exames físicos ao mesmo constou que o paciente foi diagnosticado com atrofia muscular do quadríceps e dificuldade para realização de extensão ativa da perna. Com a intervenção do fisioterapeuta foi recuperado a ADM (amplitude de movimento) e teve melhoras significativas e foi encaminhado novamente aos meus serviços para promoção de ganho gradativo de força e hipertrofia na musculatura do quadríceps.
Já é rotulado que para obter hipertrofia muscular significativa é necessária uma alimentação adequada. Então antes do início do programa de treinamento indiquei que Rebeca procurasse um nutricionista. 
Conclusão, após o programa de treinamento de 90 dias a aluna obteve ganho de força e hipertrofia muscular considerável e a mesma alegou que a fraqueza na perna havia acabado. 
Referencias
MARUCI, F. A. F. Psicologia Aplicada à Saúde. Batatais: Claretiano, 2015. 
STRAUB, R. O. Psicologia da Saúde. Porto Alegre: Artes Médicas, 2014.

Continue navegando

Outros materiais