Buscar

Contexto Histórico-Filosófico da Educação (LEE23) prova 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Glaucia Helena Osorio Westphal (2542941)
	
	Disciplina:
	Contexto Histórico-Filosófico da Educação (LEE23)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:513017) ( peso.:1,50)
	Prova:
	17165102
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A preocupação da filosofia da educação moderna residiu em que o processo educativo garantisse a formação do sujeito racional, autônomo e consciente, o que, por sua vez, foi forjado por meio de uma educação monológica, verticalizada e autoritária, que valorizava métodos e concepções teóricas frente à experiência e prática cotidiana. Assim, o filósofo Ghiraldelli Jr. (1999), afirma que a filosofia da educação consiste em uma aliança entre duas instâncias, um tipo de filosofia e um tipo de educação, respectivamente. Quais seriam essas duas instâncias?
FONTE: GHIRALDELLI JR., Paulo. O que é filosofia da educação: uma discussão metafilosófica. In.: GHIRALDELLI JR., Paulo (Org.). O que é filosofia da educação? Rio de Janeiro: DP&A, 1999. p. 7-87.
	 a)
	Filosofia política e educação tradicional.
	 b)
	Filosofia do ensino e educação tecnicista.
	 c)
	Filosofia da mente e educação inatista.
	 d)
	Filosofia do sujeito e educação humanista.
	2.
	Severino (1990) descreve que o campo da filosofia, ainda na Grécia Clássica, apresentava forte preocupação e intenção pedagógica e com a formação do ser humano. No entanto, chegamos aos dias atuais e nos deparamos com o fato de que as áreas da educação, da filosofia, da história, da sociologia e das demais disciplinas reflexivas encontram-se desprestigiadas e são anunciadas como campos menores do saber. Sobre esse pensamento de Severino, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Parece ser a primeira vez que uma forte tendência da filosofia se considera desvinculada de qualquer preocupação de natureza pedagógica, vendo-se tão somente como um exercício puramente lógico.
(    ) Há uma tendência na filosofia que se desprendeu de suas próprias raízes, que se encontravam no positivismo, transformando-se numa concepção abrangente, o neopositivismo, que passa a considerar a filosofia como tarefa subsidiária da ciência.
(    ) No contexto do neopositivismo, qualquer critério do agir humano só pode ser ético e político, nunca mais técnico, fica assim completa a unidade do saber.
(    ) O campo da filosofia da educação pode contribuir na identificação e solução profunda de contextos e realidades, em especial, a educação precisa estar comprometida com a finalidade de atribuir sentido à existência cultural da sociedade histórica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SEVERINO, A. J. As contribuições da filosofia para a educação. Em Aberto, Brasília. Ano 9, n. 45, jan/mar,1990. p. 18-25.
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - V - F - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns. você acertou!
	3.
	A sensibilidade com a infância e a noção de que se deve investir tempo e habilidades no cuidado com as novas gerações é relativamente recente no homem ocidental, em geral inspirados pelas ideias iluministas. Qual teórico se caracterizou na formação dos Jardins da Infância?
	 a)
	Las Casas, na sua leitura bíblica dos salmos e do livro do Gênesis, no qual é relatado o "Jardim do Éden".
	 b)
	Freinet, ao se inspirar nos escritos de Immanuel Kant e sua crítica à racionalidade.
	 c)
	Froebel, ao se inspirar na obra "Emílio", de Rousseau.
	 d)
	Piaget, ao se inspirar no livro "O Cândido", de Voltaire.
	4.
	Dentre as abordagens filosóficas educacionais, prevalecem o Perenialismo, o Essencialismo, o Progressismo e o Reconstrucionismo. Essas filosofias educacionais fornecem elementos essenciais do que se deve ensinar e são fundamentais no que diz respeito aos componentes curriculares escolares. Sobre o Perenialismo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O objetivo da educação é facilitar um processo crítico de construção do conhecimento e estimular a autonomia e o desenvolvimento pessoal do aluno na cidadania.
	 b)
	O cultivo do intelecto é a mais alta prioridade de uma educação que vale a pena, o currículo exigente centra-se na obtenção de alfabetização cultural, enfatizando o crescimento dos alunos em disciplinas duradouras.
	 c)
	A aprendizagem está enraizada nas questões dos alunos que surgem ao experimentar o mundo, é ativa, não passiva, e o aluno é um solucionador de problemas e pensador que faz sentido através de sua experiência individual.
	 d)
	A filosofia da educação perenialista foi estabelecida na América desde meados dos anos de 1920 até meados dos anos 1950, e John Dewey foi seu principal proponente.
	5.
	John Dewey foi um destacado educador norte-americano e um personagem importante para a compreensão da educação contemporânea, devido ao fato de os Estados Unidos terem sido um país modelo para as demais nações durante o século XX. Com relação às ideias deste pedagogo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	John Dewey foi um dos formuladores do "perenialismo".
	 b)
	John Dewey foi um dos principais articuladores da educação fascista.
	 c)
	John Dewey foi um dos formuladores da ideia de escola em período integral.
	 d)
	John Dewey foi um pedagogo pouco afeito às inovações tecnológicas na educação.
	6.
	Um dos processos de transformação do mundo ocidental durante a ruptura da Idade Média para a Idade Moderna foi o perene desenvolvimento de contatos entre os europeus e os povos americanos, africanos e asiáticos. Uma das razões apontadas seria a existência, no Sul de Portugal, de uma escola de navegadores, idealizada por D. Henrique (1394-1460), que incentivava o talento de bem-fazer, sendo um tipo de escola não formal. Como se chamava essa escola?
	 a)
	Escola de Algarve.
	 b)
	Escola de Lagos.
	 c)
	Escola de Sagres.
	 d)
	Escola da Ponte.
	7.
	Diante da proliferação de várias obras sendo impressas e publicadas, muitas destas com temas e ideias que a Igreja Católica considerava subversivas, a instituição religiosa teve que tomar algumas medidas. Para proteger-se dessa ameaça das novas publicações aos dogmas da Igreja Católica, qual foi a medida que ela tomou?
	 a)
	Impressão de várias edições do Donato e bulas de indulgências.
	 b)
	Publicação do Index Librorum Prohibitorum.
	 c)
	Impressão em massa da versão Vulgata de São Jerônimo.
	 d)
	Censura da Mesa de Consciência.
	8.
	A Contrarreforma surgiu no interior da Igreja Católica com a dupla finalidade de conter o avanço do protestantismo e discutir as críticas internas da própria Igreja. A Igreja Católica se mobilizou para reconquistar seus fiéis e conseguir novos adeptos. Entre as medidas tomadas pela Igreja, com relação à Contrarreforma, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A proibição da fundação de todo e qualquer tipo de seminário.
	 b)
	A criação da Companhia de Jesus, fundada no século XVI por Inácio de Loyola.
	 c)
	A criação do Índex, que era uma lista de livros que a Igreja permitia que fossem publicados.
	 d)
	O fim do Tribunal da Inquisição, formado por padres que julgavam as pessoas acusadas de heresia.
	9.
	No contexto filosófico, registrou-se o recuo do pensamento escolástico e o avanço de um pensamento menos especulativo e contemplativo. A partir da época moderna, o campo filosófico dedicou-se às questões práticas e almejava aplicação em meio à sociedade daquele tempo, o que fez com que a teologia e a filosofia tradicional passassem a considerar outras áreas do conhecimento, tais como as ciências exatas e naturais. A partir da época moderna, os experimentos científicos, o uso de métodos, os processos de observação, a formulação de hipóteses e os registros de deduções se fizeram cada vez mais presentes na produção do conhecimento. A partir dessa época prevaleceu qual visão de mundo?
	 a)
	A visão científica e mecanicista.
	 b)
	A visão humanista e existencial.
	 c)
	A visão filosófica e ética.
	 d)
	A visão teológica e progressista.10.
	Uma das escolas mais importantes da filosofia da educação é o pragmatismo. Podemos localizar este sistema de pensamento entre o idealismo e o materialismo. Sua origem pode ser traçada a partir dos filósofos sofistas da Grécia Antiga, que afirmavam que o homem é a medida de todas as coisas. O pragmatismo, em sentido estrito, não é uma filosofia, mas um método - o método da experimentação. Como base para a prática escolar, o pragmatismo se opõe a objetivos e currículos predeterminados e pré-ordenados. Deste modo, um educador que adere ao Pragmatismo deve saber responder coerentemente a pergunta "como devemos ensinar?". A partir deste contexto, avalie as asserções a seguir sobre como devemos ensinar na perspectiva do Pragmatismo:
I- O professor planeja e organiza as experiências de aprendizagem, enquanto o aluno recebe a liberdade de trabalhar nos materiais fornecidos para que ele, pessoalmente, experimente o resultado de suas ações.
PORQUE
II- A educação, para os pragmatistas, é um processo experimental, um método de resolver problemas que desafiam o indivíduo à medida que ele interage com seu ambiente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 b)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 c)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Prova finaliza
Parte inferior do formulário

Continue navegando