Buscar

Valores e Transformações na Sociedade Grega e Moderna

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - A sociedade dos antigos gregos estabelecia a rigorosa distinção entre o espaço público e o espaço privado. Explique em que consiste essa distinção.
RESPOSTA: Consideravam, ainda, que a condição para o pleno exercício da cidadania é que o dialogo fosse travado entre homens livres e iguais, isso quer dizer que um comportamento só pode ser ético quando livre de qualquer constrangimento, necessidade ou determinação. A Grécia antiga caracterizava-se como uma sociedade escravista. Neste tipo de sociedade as relações de poder eram polarizadas entre senhores e escravos.
2 - Os valores dominantes na Grécia antiga não permitiam que se dissociasse ética de política. Indique os valores da sociedade grega que justificam essa relação.
RESPOSTA: Para o filósofo grego Aristóteles, se a ética é condição de autorrealização do indivíduo ou, mais precisamente uma vida virtuosa com base na razão, se pode dizer o mesmo da política que é a condição de autorrealização da polis e uma e outra não estão separadas, assim como não estão separados o indivíduo e o cidadão. E por isso Aristóteles irá afirmar que aquele que for incapaz ou não sente a necessidade de se associar em comunidade ou é uma besta ou um Deus.
3 - Por que se afirma que a ética cristã teria marcado a decadência da autonomia e da deliberação humanas?
RESPOSTA: Quem faz esse tipo de critica é Nietzsche, para qual os valores da decadência estão sintetizadas na moral cristã.
4 - As mudanças que se operam na ordem econômica são fatores que influenciam a ordem das ideias e os valores da sociedade. Dê exemplos históricos que ilustrem essa afirmação.
RESPOSTA: A Constituição de 1988 organiza a ordem econômica sob o sistema capitalista, pautado na livre iniciativa, mas também na valorização do trabalho humano, com a finalidade de assegurar a dignidade da pessoa humana.
5 - Na sociedade moderna, dá-se uma mudança radical no modo de entender a atividade produtiva: a visão negativa, predominante nas sociedades que a antecederam, é substituída por uma visão positiva do trabalho. Na sua opinião, o que justificaria a importância atribuída ao trabalho livre na modernidade?
RESPOSTA: A sociedade moderna declara o trabalho uma expressão de liberdade, uma vez que, por meio dele (seja peça força física, pela ciência, pelas artes) o homem modifica a natureza, inventa a técnica, cria nova realidade, alterando a si próprio e a sociedade onde ele vive. Se contrapõem ás ideias e trabalho como expressão de liberdade, criação, solidariedade e principio de transformação do próprio homem e da sociedade.

Continue navegando