Buscar

Solução Pacífica de Conflitos no âmbito da Administração Pública Módulo 3

Prévia do material em texto

Solução Pacífica de Conflitos no âmbito da Administração Pública Módulo 3
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(2016; Banca: FCC; Órgão: Prefeitura de São Luiz – MA; Prova: Procurador do Município). Não é inusitado dentre os países da América do Sul passar por graves crises econômicas, experimentando trajetória de alta dos preços de produtos de consumo em massa, o que ocasiona aumento das expectativas inflacionárias. Alguns países, como a Argentina, já adotaram a política de congelamento como estratégia para conter a disparada inflacionária, controlando as revisões de tarifas e preços, gerando sucessivas e cumulativas perdas para produtores. Considere que essa seja uma conduta adotada no Brasil, de modo que a Administração pública federal, pelas vias legalmente previstas, impeça repasse de perdas inflacionárias e aumentos reais de preços nos produtos da cesta básica, bem como que congele tarifas de serviços públicos. Sob o prisma dos envolvidos na produção, distribuição ou comercialização dos referidos produtos e serviços, com base no ordenamento jurídico pátrio:
 
a.
não cabe responsabilização extracontratual da Administração pública, tendo em vista que, em matéria de intervenção na ordem econômica, mesmo medidas que imponham prejuízos aos administrados se legitimam caso tenham sido legalmente implementadas.
b.
para que possa se configurar responsabilidade objetiva da Administração pública é necessário demonstrar que as medidas adotadas foram especiais, desproporcionais e extraordinárias, o que implica no dever de indenizar em razão da conduta, prescindindo da demonstração dos danos.
c.
deve haver responsabilização da Administração pública, sob a modalidade objetiva pura, tendo em vista que lhe é vedado intervir na ordem econômica, funcionando o princípio da livre regulação de mercado.
d.
pode haver responsabilização da Administração pública, sob a modalidade subjetiva, cabendo ao prejudicado demonstrar a ocorrência de culpa do serviço público.
e.
é possível se configurar responsabilidade objetiva da Administração pública, mesmo diante do cenário de atuação lícita, posto que dessa podem ter advindo danos extraordinários, excedendo o limite do sacrifício que poderia ser imposto aos administrados. 
Gabarito: E. Vide: INFORMATIVO 738 DO STF: O STF reconheceu que a União, na qualidade de contratante, possui responsabilidade civil por prejuízos suportados pela companhia aérea em decorrência do congelamento das tarifas de aviação determinada pelos planos econômicos. Fundamentos constitucionais: Necessidade de garantir o equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão (princípio constitucional da estabilidade econômico-financeira): art. 37, XXI; Responsabilidade civil do Estado também pode ser por atos lícitos que causem prejuízos: art. 37, § 6o.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(Ano: 2015; Banca: Prefeitura do Rio de Janeiro – RJ; Órgão: CGM – RJ; Prova: Contador - Conhecimentos Gerais). De acordo com o entendimento doutrinário, é uma atividade implicitamente monopolizada:
 
a. a refinação do sal nacional ou estrangeiro
b. o transporte marítimo do petróleo nacional de origem bruta
c. a exploração de serviços de telecomunicações 
Gabarito: C. A banca seguiu um posicionamento minoritário da doutrina (Manual de Direito Administrativo, 17ª edição revista, ampliada e atualizada, Editora Lúmen Júris, 2007, p. 802-803) que considera como monopólio o rol de atividades executivas do art. 21 da CRFB. Todavia, conforme entendimento majoritário, o monopólio estatal da União encontra-se taxativamente previsto no art. 177 da CRFB, tão-somente. Observe-se que a própria atividade de telecomunicações é aberta a exploração pelo particular.
d. a lavra de hidrocarbonetos fluidos e sólidos
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(2014; Banca: CESGRANRIO; Órgão: EPE; Prova: Advogado). São atividades típicas das Agências Reguladoras:
 
a. proteção do direito dos consumidores e coibição do abuso de poder econômico 
Gabarito: A. Prestação de serviços públicos uti universi ou uti singuli, bem como concessão de subsídios financeiros não se encontram entre as atribuições de uma agência reguladora de mercado.
b. personalidade jurídica de direito privado.
c. coibição do abuso de poder econômico e prestação de serviço público uti singuli
d. concessão de subsídios a setores da economia e prestação de serviço público uti singuli
e. concessão de subsídios a setores da economia e coibição do abuso de poder econômico
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(2017; Banca: CESPE; Órgão: TRT - 7ª Região (CE); Prova: Analista Judiciário - Área Judiciária). As características das agências reguladoras incluem
 
a. relações de trabalho regulamentadas pela CLT.
b. personalidade jurídica de direito privado.
c. discricionariedade técnica no exercício do poder normativo. 
Gabarito: C. Doutrina: as agências reguladoras gozam de independência técnica e autonomia administrativa no exercício de suas atribuições, o que inclui a deslegalização, com discricionariedade técnica para normatizar seu mercado regulado.
d. livre exoneração de seus dirigentes.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(2014; Banca: VUNESP; Órgão: DESENVOLVESP; Prova: Advogado). As agências reguladoras têm natureza jurídica de
 
a.
empresa pública com estruturação orgânica e funcional em nível constitucional.
b.
modelo descentralizado, regulatório, vinculado a uma empresa pública especialmente criada para esse fim.
c.
órgão federal, integradas por entidades dotadas de características não uniformes, variáveis dentro de determinados limites.
d.
órgão integrante de administração direta, configurando-se em regime de autonomia econômico-financeira, por meio de receitas próprias.
e.
pessoas jurídicas de direito público, classificadas como autarquias especiais, condição essencial para que desempenhem efetivamente seu papel. 
Gabarito: E. Doutrina: as agências reguladoras são criadas sob forma de autarquia sob regime especial, que lhes garante uma relação de supervisão com o governo central, sem guardar qualquer forma de subordinação.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(2014; Banca: FUNCAB; Órgão: SEPLAG-MG; Prova: Direito). As agências reguladoras, no exercício de seu poder normativa:
 
a. podem editar regulamentos, isto é, atos administrativos gerais e abstratos.
b. não podem contrariar disposição de lei anterior. 
Gabarito: B. No exercício de seu poder normativo, as agências reguladoras não podem contrariar expressa disposição de lei.
c. editam regras de caráter supralegal, caracterizadas como regulamentos autônomos.
d.
não se sujeitam aos limites da lei, mas apenas da Constituição Federal, no sentido da proteção ao interesse público.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(2016; Banca: ESAF; Órgão: ANAC; Prova: Especialista em Regulação de Aviação Civil). Considerando a legislação que estrutura o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (Lei n. 12.529/2011), não será considerada infração cometida contra a ordem econômica:
 
a. criar dificuldades a financiador de bens ou serviços.
b.
reter bens de produção para garantir a cobertura dos custos de produção. 
Gabarito: B. Lei nº 12.529/2011, art. 36, § 3º, incisos IV, VI, X, XVI e XVII.
c.
cessar parcialmente as atividades da empresa sem justa causa comprovada.
d. discriminar fornecedores de bens por meio da fixação diferenciada de preços.
e.
conceder exclusividade para divulgação de publicidade nos meios de comunicação de massa.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(2016; Banca: TRF - 4ª REGIÃO; Órgão: TRF - 4ª REGIÃO;Prova: Juiz Federal Substituto). Acerca dos institutos de Direito Econômico e Concorrencial:
 
a.
A Lei nº 12.529/2011 (Lei Antitruste) aplica-se quando os atos de concentração econômica realizados no exterior produzam ou possam produzir efeitos significativos no mercado interno brasileiro. 
Gabarito: A. Lei 12529/11 (Defesa da Concorrência). Aplica-se esta Lei, sem prejuízo de convenções e tratados de que seja signatário o Brasil, às práticas cometidas no todo ou em parte no território nacional ou que nele produzam ou possam produzir efeitos.
b. Admite-se a possibilidade de restrições ao comércio internacional com o fito de proteger o comércio doméstico somente quando consumado o prejuízo frente às importações, por meio de medidas de salvaguarda.
c.
A dominação de mercado relevante de bens ou serviços constitui infração contra ordem econômica apenas quando comprovada a culpa do agente ativo.
d.
As empresas públicas prestadoras de serviços públicos que atuam diretamente na atividade econômica não podem gozar de privilégios fiscais não extensivos às do setor privado, haja vista a manifesta afronta ao princípio da livre-concorrência.
e.
A prática de truste consiste na associação entre empresas do mesmo ramo de produção com objetivo de dominar o mercado e disciplinar a concorrência, implicando prejuízo da economia por impedir o acesso do consumidor à livre-concorrência.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(2017; Banca: TRF - 2ª Região; Órgão: TRF - 2ª REGIÃO; Prova: Juiz Federal Substituto). A rede “Pães e Amor Ltda”, com faturamento bruto, no ano anterior, de R$ 15.000.000,00 (quinze milhões de reais), pretende adquirir dois outros estabelecimentos, com faturamento anual, somado, de um terço da cifra anterior. Em documentos escritos, os sócios expressam plano para, em até um ano, dominarem o mercado de padarias de dois bairros e, em até 5 anos, dominarem 50% do mercado da cidade, com base em estratégias de barateamento de custos, diminuição de preços, atendimento domiciliar e melhor gestão global. À luz de tais dados, assinale a opção correta:
 
a.
É necessária a aprovação da aquisição dos estabelecimentos pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE);
b.
Não é necessária a aprovação da aquisição dos estabelecimentos, bastando mera comunicação ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica, cuja ausência configura infração à ordem econômica, passível de multa.
c.
A falta de comunicação à autarquia não é ilícito, mas os documentos que expressam a intenção de dominar o mercado de bairros e, depois, 50% do mercado da cidade, indicam infração à ordem econômica e à concorrência.
d.
Ainda que não haja comunicação e que os documentos escritos venham a público, não há, no descrito, infração à ordem econômica ou à concorrência. 
Gabarito: D. Segundo a banca: “A resposta correta é a letra d. Não há qualquer ilícito descrito. O mero fato de a rede de padaria pretender atingir o domínio de 50% do mercado da cidade, ou mais, através de atos de qualificação e melhoria de suas atividades, ao contrário de ser ilícito, é positivo para a concorrência. Basta ler o art. 36, § 1º, da Lei nº 12.529/2011”.
e.
É o concerto de condutas, da compra dos estabelecimentos (caso não seja comunicada) à intenção de dominar mercado relevante, que caracteriza a infração à ordem econômica e submete a rede de padaria às sanções da Lei n° 12.529/2011 (Lei de Defesa da Concorrência).
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
(2017; Banca: TRF - 2ª Região; Órgão: TRF - 2ª REGIÃO; Prova: Juiz Federal Substituto). Quanto ao acordo de leniência no âmbito Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE, marque a opção correta:
 
a.
O acordo de leniência pode resultar em redução da pena, mas não com extinção da punibilidade da sanção administrativa a ser imposta à pessoa jurídica colaboradora.
b.
É inviável o acordo de leniência se a autoridade administrativa já dispõe de prova sobre a ocorrência da infração investigada.
c.
A pessoa jurídica que pretenda qualificar-se para o acordo não pode ser a líder da conduta infracional a ser revelada.
d.
A pessoa jurídica que pretenda qualificar-se deve ser a primeira a fazê-lo com relação à infração noticiada ou sob investigação. 
Gabarito: D. Vide a literalidade do art. 86 da Lei nº 12.259, de 2011.
e.
O acordo pode resultar em extinção da pena administrativa, mas não em extinção da punibilidade relativa a crime contra a ordem econômica.
Feedback
Sua resposta está correta.

Continue navegando