Buscar

Portfolio 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluno: Claudio Junior Lima da Rocha - 8107288
Disciplina: Produção de materiais Instrucionais 
Atividade: Portfólio
Tema: Como a tecnologia pode ser utilizada para potencializar o processo de aprendizagem e como a utilização de objetos de aprendizagem pode flexibilizar a construção de material instrucional considerado os estágios do desenvolvimento humano apresentado?
Neste momento de isolamento social e suspenção das aulas presenciais a inserção das tecnologias, objetos de aprendizagem e matérias instrucionais no ambiente escolar está ocorrendo de maneira exponencial, devido as políticas públicas de manutenção das atividades educacionais em período de situação de emergência sanitária.
Portanto é importante analisarmos a inserção, a utilização e criação das tecnologias no cotidiano escolar, sua aplicação e potencialização da aprendizagem mediada por estes recursos, levando em consideração a realidade local em que a instituição de ensino está inserida, bem como os recursos tecnológicos disponíveis na instituição e na família.
A apropriação dos recursos tecnológicos por parte do professor é fator importante na aplicação e construção de objetos de aprendizagem e de materiais instrucionais, pois ele poderá maximizar as potencialidades das ferramentas, facilitando o uso por parte dos alunos e possibilitando diversas estratégicas no desenvolvimento das habilidades.
Os objetos de aprendizagem possibilitam reutilização destes recursos em diversos materiais instrucionais, bem como o compartilhar destes recursos com outros professores, o uso das diversas mídias na construção do material instrucional também deve ser considera, pois, cada aluno possui uma forma e tempo diferenciado de aprendizado no desenvolvimento das habilidades.
O uso dos diversos objetos de aprendizagem, possibilita o desenvolvimento do pensamento crítico, criativo, colaborativo, desenvolvimento da comunicação e autonomia do aluno, através das diversas tecnologias e principalmente por meio das atividades interativas em que o aluno possa escolher o caminho a ser traçado.
Outro fator importante a ser aplicado na utilização e criação é destes materiais á a faixa-etária dos alunos, e as fases de alfabetização, pois as características de caga grupo necessita de desenvolvimento diferenciado de material, linguagem e abordagem.
Os objetos de aprendizagem e materiais instrucionais, devem também considerar os estágios de desenvolvimento humano, possibilitando assim o desenvolvimento de recursos específicos para cada público, o que evidenciará as características de cada estágio, focado principalmente no desenvolvimento das habilidades.
Um exemplo para relacionar o desenvolvimento de material instrucional para alunos do estágio pré-operatório, o professor deverá fazer uso de diversos recursos como sons, cores, imagens, vídeos, trilhas, que auxiliará do processo de desenvolvimento da coordenação motora fina, do reconhecimento das formas, interpretação desenhos, reconhecimento de sons, a identificação de letras e números, etc.

Outros materiais