Buscar

atividade Reflexiva 3

Prévia do material em texto

Nome: Alinne Rodrigues de Souza
RGM: 19688687
Polo: Unicid – São Bernardo do Campo
Disciplina: Pratica de ensino nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Atividade Reflexiva – Unidade III
Facilita muito a aprendizagem, pois quando os autores querem dizer, quando afirmam “fazer sentido”, que o ensino deve estar contextualizado com a vivência da criança, estar de acordo com sua realidade. Para cada tipo de realidade, pode-se haver contextos diferentes. 
O professor deve conhecer seus alunos, sua realidade, onde vivem, suas possibilidades, por isso não devemos usar como exemplos coisas que os alunos não conheçam, aquilo que não faça parte do seu dia a dia, assim ficará difícil a aprendizagem. Devemos passar problemas que tenham sentido de acordo com o cotidiano do aluno, por exemplo: as formas, a bola, os números, brinquedos, doces, etc., a partir disso a criança poderá colocar em prática o que aprendeu durante a aula, seja fazendo compras num supermercado, loja, tirando medidas para fazer uma receita, panfletos, no número do ônibus, contando o tempo no relógio, até dentro de casa. O estudo da matemática no dia a dia enfatiza o ensino da matemática como prática fora da escola. Assim os conteúdos ministrados fazem sentido.
É claro, ao meu ver, essa forma de elaborar as atividades, não dificulta a aprendizagem, pelo contrário, com o conhecimento matemático trazido pelas crianças de suas vivências e de sua realidade, o professor deve inserir aos poucos novas atividades, fazendo com que as crianças acompanhem e avancem em seus conhecimentos, habilidades, despertando a curiosidade. Assim a matemática torna-se prazerosa para as crianças e contribui para o seu aprendizado, elas ficam mais a vontade para participarem da aula e ficam mais atentas, pois percebem que a matéria faz sentido na vida delas. 
Para Folk e Dosnot, o ensino da matemática deve estar relacionado com o dia-a-dia, dessa maneira os conteúdos serão absorvidos pelas crianças.
Os jogos e brincadeira são ótimos para analisar o aprendizado das crianças, seus conhecimentos em relação aos números e suas quantidades. 
A matemática não é tão complicada quanto parece, e cada professor deve ter uma forma diferente para ensinar seus alunos, para que eles não fiquem traumatizados e tenham dificuldades para aprender. 
Referências bibliográficas
RATIER, Rodrigo; PERES, Paula; CASSIMIRO, Patrick. Matemática: em busca de sentido. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/8718/matematica-em-busca-de-sentido. Acesso em: 02 de abr. 2020
FREITAS, Gláucio da Silva. Usando a matemática no cotidiano. Disponível em: https://www.google.com/amp/s/www.infoescola.com/matematica/usando-a-matematica-no-cotidiano/amp/. Acesso em: 10 de abr. 2020
2013. Vivenciando a Matemática. Disponível em: http://vivenciandoamatamatica.blogspot.com/2013/11/apresentacao-amatematica-esta-presente.html?m=1. Acesso em: 22 de abr. 2020

Continue navegando