Buscar

Pedagogia - História do pensamento filosófico - QUESTIONÁRIO UNIDADE II

Prévia do material em texto

História do pensamento filosófico - QUESTIONÁRIO UNIDADE II
Garanto que as respostas estão corretas espero que seja útil e não me responsabilizo pelo mau uso do presente material.
· A dialética, noção defendida por Hegel, caracteriza-se:
R certa: pela oposição entre a afirmação e a negação, produzindo uma superação.
· A filosofia moderna caracteriza-se fundamentalmente por sua preocupação em estabelecer como objeto de pesquisa:
R certa: o conhecimento e a razão.
· Analise a seguinte frase: “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher.” (Simone de Beauvoir). De acordo com os conteúdos estudados, pode-se dizer que a frase mencionada está de acordo com o pensamento:
R certa: existencialista de Sartre
· Analise a seguinte frase: “Ninguém pode transmitir o conhecimento. É o indivíduo que aprende.” (BECKER, 2000, com adaptações.). O pressuposto epistemológico da frase citada é:
R certa: o apriorismo/inatismo.
· Jean-Paul Sartre (1905-1980) é conhecido por ser representante do existencialismo. Sua frase “a existência humana precede a essência” representa bem a corrente filosófica à qual ele está ligado. São dele também as célebres frases: “o homem está condenado a ser livre” e “o homem é lançado e abandonado no mundo”. O que o existencialismo e Sartre defendem, portanto, é que:
R certa: O ser humano não nasce com uma essência que lhe impõe as regras a seguir, mas, sim, com a liberdade de ter que fazer as próprias escolhas, e é assim que ele define quem é ou será.
· Leia e reflita sobre a seguinte frase: “O conhecimento se dá à medida que as coisas vão aparecendo e sendo introduzidas por nós nas outras pessoas [...].” (BECKER, 2000, com adaptações). O pressuposto epistemológico da afirmação de Becker é:
R certa: o empirismo.
· O filósofo alemão Immanuel Kant acaba por conciliar as correntes:
R certa: o racionalismo e do empirismo.
· Para Michel Focault (1926-1984), vivemos em uma “sociedade disciplinar”, um tipo de organização da sociedade criado com a chegada ao poder da burguesia, grupo que se preocupou em afastar do convívio social os inaptos ao trabalho e em garantir a manutenção de seu poder. Nesta concepção, a principal característica da sociedade disciplinar é a de, por meio de suas instituições fechadas, como as prisões, os orfanatos, os hospícios, quartéis e as escolas:
R certa: deixar claro às pessoas que elas estão sob vigilância e, assim, introjetar o senso de obediência no próprio indivíduo.
· Quando Nietzsche (1844-1900) afirmou que “Deus morreu e quem o matou fomos nós”, com isso ele estava querendo dizer que:
R certa: A crença na razão e na evolução da ciência estava substituindo o papel originalmente desempenhado pela fé e pela religião.
· Sigmund Freud (1856-1939) afirmou que sua descoberta do inconsciente representou uma ferida narcísica ao “orgulho” humano. Isso acontece porque ao aceitar a existência do inconsciente, o homem:
R certa: precisa admitir que não pode mais confiar plenamente na razão.

Continue navegando