A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
49 pág.
TODA MATERIA COPILADA

Pré-visualização | Página 9 de 16

de energia, pois a demanda pela mesma, certamente, aumentará.
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
Questão 1
É toda energia produzida com o uso de recursos naturais que se renovam ou podem ser renovados. Estamos tratando de:
a) Energia Renovável (CORRETA)
· b) Energia Sustentável
· c) Energia Econômica
· d) Energia Real
· e) Energia Limpa
Justificativa
O conceito de Energia Renovável existe em oposição ao da energia não renovável, gerada por combustíveis fósseis, como petróleo, gás natural e carvão mineral, cujas reservas um dia acabarão visto que a terra necessita de milhões de anos para reproduzi-los.
Questão 2
Qual o melhor conceito de Geração Distribuída?
· a) Geração Distribuída é toda aquela que atende às demandas de natureza industrial sempre com o objetivo de reduzir custos em sua geração primária.
· b) Podemos conceituar Geração Distribuída como toda e qualquer distribuição com capacidade de emitir energia com o menor custo associado possível.
· c) Geração Distribuída é toda e qualquer geração de origem de combustíveis fósseis, somente como as de natureza de óleo e gás natural.
· d) Geração Distribuída está diretamente relacionada às fontes alternativas de energia limpa com as fontes eólicas.
· e) Geração Distribuída é uma expressão usada para designar a geração elétrica realizada junto ou próxima do(s) consumidor(es) independentemente da potência, tecnologia e fonte de energia. As tecnologias de GD têm evoluído para incluir potências cada vez menores. (CORRETA)
Justificativa
O melhor conceito de Geração Distribuída é aquela traduzida pela expressão usada para designar a geração elétrica realizada junto ou próxima do(s) consumidor(es) independentemente da potência, tecnologia e fonte de energia. As tecnologias de GD têm evoluído para incluir potências cada vez menores.
Questão 3
Os principais componentes dos custos das usinas geradoras para o tipo de análise que se pretende no momento (não considerando impostos, taxas, custos financeiros e ambientais etc.) são, EXCETO:
· a) Custos de investimento associados com o capital empregado na construção da usina.
· b) Juros durante a construção, que são função financeira do cronograma de desembolso da usina durante a construção.
· c) Custos de combustível, importantes para as usinas termelétricas (UTEs), começam a ser considerados para as usinas hidrelétricas (UHEs), por meio do custo da água, e são inexistentes para as usinas solares fotovoltaicas e eólicas.
· d) Custos de operação e manutenção. Alguns incluem aqui os custos de combustível.
· e) Avaliação dos custos relacionados ao meio ambiente como fatores principais no processo de geração para atendimento ao investimento relacionado ao processo. (CORRETA)
Justificativa
A relação do investimento relacionado ao processo deverá considerar em seu conjunto as questões ambientais. Porém, não será a questão única ou primária neste sentido. Os custos do projeto de geração estão relacionados a todos os demais elementos para se considerar na composição final do investimento.
Questão 4
Como podemos entender uma Curva de Carga?
a) Curva de Carga é toda aquela que atende às demandas de natureza industrial sempre com o objetivo de reduzir custos em sua geração primária.
· b) É a proporção entre a produção efetiva da usina em um período de tempo e a capacidade total máxima neste mesmo período.
· c) Curva de Carga é o registro horário, em um período diário, das demandas de capacidade, podendo ser, excepcionalmente, para período semanal, mensal ou anual. (CORRETA)
· d) Curva de Carga está diretamente relacionada às fontes alternativas de energia limpa com as fontes eólicas.
· e) Curva de Carga é aquela que não polui, ou que polui menos do que as tradicionais. Na produção e no consumo, os exemplos mais comuns são a energia hidrelétrica, a dos ventos (eólica) e a solar.
Justificativa
A Curva de Carga do sistema é a variação no fluxo relacionada à carga do sistema. Ela deve ser desenvolvida pelo usuário com base nas condições de serviço. Estas condições incluem o layout físico, as condições de processo e as características do fluido. Representa a relação entre a vazão e as perdas hidráulicas em um sistema, na forma gráfica e, como as perdas por fricção variam com o quadrado da taxa de fluxo, a curva do sistema tem a forma parabólica. As perdas hidráulicas em sistemas de tubulação são compostas de perdas por fricção no tubo, válvulas, cotovelos e outros acessórios, perdas de entrada e saída, e perdas por mudanças na dimensão do tubo, em consequência de amplificação ou redução do diâmetro.
Síntese da aula
· O investimento econômico das diversas fontes energéticas deverá levar em consideração não apenas a demanda interna de um País, mas especialmente o cumprimento da Legislação Ambiental para a garantia da continuidade de tais projetos. Economicamente é fundamental entender que é possível investir em projetos renováveis com retorno financeiro e atendimento às necessidades da coletividade;
· É fundamental entender que a Curva de Carga é o registro horário, em um período diário, das demandas de capacidade, podendo ser, excepcionalmente para período semanal, mensal ou anual. A curva de Carga típica é o “somatório” das curvas de cargas típicas: residencial, comercial, industrial e de iluminação pública;
· A curva de produção (também chamada de despacho) da geração apresenta, ao longo do tempo, a potência gerada. Assim como para a curva de carga, a curva de produção apresenta uma produção média e uma produção de ponta, limitada pela capacidade instalada (no sistema gerador ou na usina).
AULA 02
Comparação econômica de projetos de geração
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
Questão 1
Como podemos definir eficiência energética?
a) Eficiência Energética está relacionada apenas a metodologias implementadas pela organização para que a mesma não seja autuada pelos órgãos ambientais.
· b) É uma forma onde pode se garantir que o poluidor pagador terá os benefícios da Legislação Ambiental.
· c) Eficiência energética é uma atividade que busca melhorar o uso das fontes de energia. (CORRETA)
· d) É a forma como a empresa garantirá os recursos e benefícios do Governo, como financiamentos do BNDES.
· e) Todas as alternativas estão corretas.
Justificativa
A utilização racional de energia chamada também simplesmente de eficiência energética, consiste em usar de modo eficiente a energia para se obter um determinado resultado. Por definição, a eficiência energética consiste da relação entre a quantidade de energia empregada em uma atividade e aquela disponibilizada para sua realização.
Questão 2
Marque abaixo a única alternativa que não representa corretamente a contribuição das células a combustível como modelo de melhoria energética:
· a) No Brasil, as células a combustível terão uma grande importância na área automobilística — tradicionalmente uma grande consumidora de combustíveis fósseis, e uma das responsáveis pela emissão de grandes quantidades de CO2, o vilão do efeito estufa que ocasiona o aquecimento da atmosfera terrestre;
· b) Na área de equipamentos eletrônicos, possibilitará que várias funções como vídeo, áudio, armazenamento e transmissão de dados sem fio sejam agregadas em apenas um equipamento, devido à maior quantidade de energia e potência do que as CaCs oferecem, além de substituírem as baterias convencionais nocivas ao meio ambiente.
· c) Na parte relacionada à geração de energia estacionária, também terá importância fornecendo energia próxima aos locais de consumo como em residências, comércio e indústrias, aliviando a sobrecarga nos grandes centros de produção de energia como as grandes hidrelétricas e termelétricas, e desfazendo investimentos onerosos em linhas de transmissão para atingir localidades remotas, como já é feito com as células solares;
· d) Para que o desenvolvimento da tecnologia de células a combustível ocorra no Brasil, já existe um programa dedicado às CaCs: O Programa Brasileiro de Sistemas de Células a Combustível, lançado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
· e) Todas as opções estão incorretas. (CORRETA)

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.