Buscar

Atividade Contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO: NUTRIÇÃO 
ALUNA: LARISSA ELLENN GOMES DA SILVA ARRUDA
MATRICULA: 01318604
PROFESSORA: JUSSARA MARIA DOS SANTOS PESSOA
Atividade Contextualizada-Parasitologia
A doença de Chagas está disseminada em todo o mundo, com quase sete milhões de pessoas infectadas (cerca de 2 milhões só no Brasil). Trata-se de uma doença tropical negligenciada que não tem tratamento adequado, especialmente em sua fase crônica. Devido à dificuldade na identificação da doença de Chagas em sua fase inicial, os pacientes normalmente são diagnosticados na fase crônica, especialmente quando problemas de coração são observados. A principal forma de transmissão ocorre por via vetorial, por meio do inseto conhecido como barbeiro ou bicudo que vive normalmente em rachaduras nas paredes de casas de adobe e tijolo de barro e, quando picam uma área da pele, ele defeca ao lado da picada. 
Considerada um problema de saúde publica a doença de Chagas que antes era uma doença associada a áreas rurais, hoje dois terços das pessoas com a doença vivem nas cidades. 
Doenças negligenciadas são aquelas causadas por agentes infecciosos ou parasitas, que afetam pessoas com poucos recursos financeiros, que por esse motivo não despertam o interesse da indústria farmacêutica. A falta de investimento em medicamentos e vacinas colabora para que essas doenças sejam consideradas um problema na saúde, gerando assim gastos ao governo refletindo em impactos socioeconômicos nos país.
O tratamento da doença de chagas deve ser indicado por um médico, após a confirmação da doença. O remédio, chamado benznidazol, é fornecido pelo Ministério da Saúde, gratuitamente, mediante solicitação das Secretarias Estaduais de Saúde e deve ser utilizado em pessoas que tenham a doença aguda assim que ela for identificada. 
Para prevenir a doença é fundamental educar as pessoas sobre os fatores de risco de infecção, contar com protocolos de manejo clínico atualizados, profissionais de saúde treinados e a disponibilidade de insumos para a oferta de diagnóstico e tratamento para responder a este problema de saúde pública que representa um grande impacto socioeconômico nos países da América Latina.
Referências:
https://portal.fiocruz.br/noticia/desafios-e-perspectivas-para-o-sus-em-doenca-de-chagas
https://www.msf.org.br/o-que-fazemos/atividades-medicas/doenca-de-chagas?utm_source=adwords_msf&utm_medium=&utm_campaign=doencas_geral_comunicacao&utm_content=_exclusao-saude_brasil_39923&gclid=CjwKCAjwqdn1BRBREiwAEbZcRyD-0VChvwgGd_OX3zYD22GAoxkkLkkLHOlg7v378W8StVfGaN5UHxoC7IMQAvD_BwE
https://www.dndial.org/2018/comunicacao-e-informacao/noticias-dndi/diretor-do-programa-de-chagas-da-dndi-esclarece-mitos-e-verdades-sobre-a-doenca/
https://www.msf.org.br/noticias/o-assunto-e-doencas-negligenciadas
acesso em 09/05/2020

Outros materiais