Buscar

Ecopedagogia e a Crise Civilizacional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ECOPEDAGOGIA
Pergunta 1
	
	
	
	
Disponível em: https://ricostudio.blogspot.com.br/2009/12/charge-globalizacao_7.html. Acessado em 26/06/2017.
A Charge acima nos leva a pensar que a globalização está intimamente ligada:
I- Ao fenômeno do descuido, a falta de cuidado, é o sintoma do impasse civilizatório que passamos hoje, o que se constata no descuido pelo destino dos pobres e marginalizados, com os sonhos, a generosidade e a solidariedade entre os seres humanos, com os processos de sociabilidade nas cidades, relacionados com as questões de moradia, saúde, educação, etc., com os empobrecidos, que geralmente não são contemplados nas políticas públicas, entre outros aspectos.
II-Aos problemas causados pelos pobres, que acabam enfraquecendo as ações de sustentabilidade e preservação do planeta devido às necessidades que apresentam.
III- Os programas de reciclagem deveriam se preocupar também com ações que promovessem o aproveitamento de produtos orgânicos.
IV-Não há o que fazer com o material orgânico numa sociedade globalizada.
É CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I apenas.
	Respostas:
	I, II e III, apenas.
	
	II e IV apenas.
	
	 
I apenas.
	
	I, II e IV apenas.
	
	II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	A nova proposta para uma cidadania planetária indica que a globalização não atende a necessidade das populações pobres do planeta.
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	Leonardo Boff (2013) nos diz que “enfrentamos uma crise civilizacional generalizada. Precisamos de um novo paradigma de convivência que funde uma relação mais benfazeja para com a Terra e inaugure um novo pacto social entre os povos no sentido de respeito e de preservação de tudo o que existe e vive”. Essa crise a que ele se refere pode ter sido causada pelo:
I-Tipo de sociedade que temos desenvolvido nas últimas décadas que coloca em risco a essência humana.
II-Tipo de crise que enfrentamos, que é fruto de um projeto de conhecimento material ilimitado, que vem degradando o planeta e as formas de viver e conviver entre as pessoas.
III-Pelo descaso com os projetos que deveriam visar um crescimento mais acelerado das linhas de produção de bens de consumo, pois os bens naturais podem ser recompostos.
IV-Pelo tipo de sociedade em que ficam evidentes o descuido, o descaso e o abandono que são perceptíveis nas relações que estabelecemos com o mundo e com as pessoas.
É CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II, III e IV, apenas.
	Respostas:
	II, III e IV, apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	 
I, II e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Segundo o autor a produção de bens de consumo deve ser repensada e a preocupação deve ser focada na qualidade de vida das pessoas e na proteção do planeta.
	
	
	
Pergunta 1
	
	
	
	A obsolescência é um conceito que está intimamente ligado à nova sociedade de consumo e ela pode acontecer de diferentes formas como:
I - Obsolescência programada ou planejada – em que o fabricante deliberadamente promove ações que forçam o cliente a adquirir um novo modelo do bem.
II - Obsolescência perceptiva – ocorre quando uma nova versão, bem mais atraente do produto, é lançada e o consumidor é induzido a comprar esta nova versão, mesmo quando o modelo antigo continua funcionando.
III - Obsolescência funcional ou técnica – muito comum quando um produto perde a sua utilidade porque foi desenvolvido outro mais prático para substituí-lo; quando não faz sentido continuar a fabricação devido a uma grande evolução nos outros produtos; quando se torna mais caro consertar o antigo do que adquirir um novo.
Podemos afirmar, que ao que se refere ao conceito de obsolescência estão CORRETAS:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Respostas:
	III apenas.
	
	 
I, II e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	As três afirmativas se referem ao conceito de obsolescência.
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	
Disponível em: http://ciceroart.blogspot.com.br/2009/08/animal-mais-perigoso-do-planeta.html. Acessado em 26/06/2017.
Alguns pesquisadores asseguram que o homem já ultrapassou a barreira dos limites seguros para a preservação da vida no planeta, porém:
I-As crescentes descobertas científicas e tecnológicas agravaram ainda mais este cenário, visto que o consumo de bens materiais vem crescendo drasticamente, todavia, as matérias-primas, pelas quais são feitas, não estão acompanhando o mesmo ritmo, desta maneira, há a necessidade de pensarmos essa realidade, pois os recursos naturais que dispomos não durarão para sempre.
II-Existe uma incerteza científica sobre os efeitos biofísicos e societários de se cruzar essa barreira, porém os impactos globais que podem ser atribuídos a isso já são muito evidentes.
III-A relação de poder entre a natureza e o homem é irrelevante, pois o homem sempre irá ganhar essa batalha.
É CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II, apenas.
	Respostas:
	 
I e II, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	
	III apenas.
	Feedback da resposta:
	O homem apesar de dominar as relações sociais e ecológicas com a natureza, não pode superar sua força.
	
	
	
Pergunta 1
	
	
	
	Em seu artigo intitulado: “Pedagogia da Terra: Ideias Centrais”, Moacir Gadotti faz os seguintes questionamentos: “Onde buscar um referencial teórico para a Pedagogia da Terra? Quais são os seus fundamentos?”. As referências dessa pedagogia são ainda imprecisas e bebem em diversas fontes. Paulo Freire é uma dessas fontes. Ele pode ser considerado um dos inspiradores da ecopedagogia com o seu método de aprendizagem a partir do cotidiano. São princípios fundamentais da pedagogia freireana. E como resposta nos oferece algumas indicações, entre elas:
I.Partir das necessidades dos alunos (curiosidade).
II.Relação dialógica professor-aluno.
III.Educação como produção e não como transmissão e acumulação de conhecimentos.
IV.Educação para a liberdade (Escola Cidadã e Pedagogia da Autonomia).
V.Estabelecer relações com as culturas mais desenvolvidas.
É CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV, apenas.
	Respostas:
	II, apenas.
	
	 
I, II, III e IV, apenas.
	
	I, II, III, IV e V, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	O conceito de culturas mais desenvolvidas não faz parte dos preceitos da Pedagogia da Terra.
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	Segundo Moacir Gadotti, seguindo a ideia de que a Educação Ambiental e a Ecopedagogia tornaram-se um caminho para que os seres humanos compreendam vivencialmente que os valores podem e devem ser mudados, gerando a consciência da necessidade do cuidado, em sua relação de pertencimento com o outro e com a natureza. Precisamos considerar que:
I.A escola deve favorecer novos ambientes de aprendizagem, novas possibilidades para compartilhar o conhecimento e articular parcerias e deve organizar-se como uma instituição cidadã.
II.Ao longo da história os seres humanos depredaram a natureza como se os recursos fossem infinitos. Já estamos colhendo resultados catastróficos dessas atitudes, dentre eles: a falta de água, os resíduos, o aquecimento global e suas consequências.
III.Os seres humanos devem pensar no futuro como um espaço de crescimento e fortalecimento da economia, e para isso sempre haverá espaço para os produtores e para aqueles que devem ser escravizados em função do fortalecimento do grupo.
IV.Todos devem ser mobilizados por um amplo trabalho coletivo, que tenha como propósito debater e buscar soluções para esses problemas na busca de uma cidadania planetária.
É CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
I, II e IV, apenas.
	Respostas:
	 
I, II e IV, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I, II, III e IV.
	
	I, III e IV, apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Diante dos preceitos da ecopedagogia, o mundo deve ser responsabilidade de todos, e todos devem ter condições igualitárias.
	
	
	
Pergunta 1
	
	
	
	Em seu texto sobre a transversalidade, o PCN (BRASIL, 1997, p.26) se refere aos Temas Transversais, esclarecendo que:
I.Por serem questões sociais, os Temas Transversais têm natureza diferente das áreas convencionais. Tratam de processos que estão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano.
II.São debatidos em diferentes espaços sociais, em busca de soluções e de alternativas, confrontando posicionamentos diversos, tanto em relação à intervenção no âmbito social mais amplo quanto à atuação pessoal.
III.São questões urgentes que interrogam sobre a vida humana, sobre a realidade que está sendo construída e que demandam transformações macrossociais e também de atitudes pessoais, exigindo, portanto, ensino e aprendizagem de conteúdos relativos a essas duas dimensões.
IV.Nas várias áreas do currículo escolar existem, implícita ou explicitamente, ensinamentos a respeito dos temas transversais, isto é, todas educam em relação a questões sociais por meio de suas concepções e dos valores que veiculam nos conteúdos, no que elegem como critério de avaliação, na metodologia de trabalho que adotam, nas situações didáticas que propõem aos alunos.
V.Sua complexidade faz com que nenhuma das áreas, isoladamente, seja suficiente para explicá-los; ao contrário, a problemática dos temas transversais atravessa os diferentes campos do conhecimento.
É CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV, apenas.
	Respostas:
	 
I, II, III, IV e V.
	
	II, III e V, apenas.
	
	I, III, IV e V , apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	
	I, II, III e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	Quando Ivani Fazenda, (p. 82, 1994), descreve um professor com “atitude interdisciplinar” ele afirma que: “Entendemos por atitude interdisciplinar, uma atitude diante de alternativas para conhecer mais e melhor; atitude de espera ante os atos consumados, atitude de reciprocidade que impele à troca, que impele ao diálogo – ao diálogo com pares idênticos, com pares anônimos ou consigo mesmo – atitude de humildade diante da limitação do próprio saber, atitude de perplexidade ante a possibilidade de desvendar novos saberes, atitude de desafio – desafio perante o novo, desafio em redimensionar o velho – atitude de envolvimento e comprometimento com os projetos e com as pessoas neles envolvidas, atitude, pois, de compromisso em construir sempre da melhor forma possível, atitude de responsabilidade, mas, sobretudo, de alegria, de revelação, de encontro, de vida. Com isso ela defende que:
I.O professor deve ter uma nova atitude perante o processo interdisciplinar.
II.Não é possível desenvolver um trabalho interdisciplinar num grupo com professores diferentes.
III.O trabalho interdisciplinar está relacionado com uma nova forma de encarar a relação com o conhecimento.
IV.O professor deve aprender, também, em todos os momentos de descoberta e troca.
É CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, III e IV, apenas.
	Respostas:
	II e III, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	II, III e IV, apenas.
	
	I, II, III e IV.
	
	 
I, III e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	A diferença entre as áreas e professores auxilia na construção de um processo interdisciplinar.
	
	
	
Pergunta 1
	
	
	
	Em seu texto sobre a transversalidade, o PCN (BRASIL, 1997, p.26) se refere aos Temas Transversais, esclarecendo que:
I.Por serem questões sociais, os Temas Transversais têm natureza diferente das áreas convencionais. Tratam de processos que estão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano.
II.São debatidos em diferentes espaços sociais, em busca de soluções e de alternativas, confrontando posicionamentos diversos, tanto em relação à intervenção no âmbito social mais amplo quanto à atuação pessoal.
III.São questões urgentes que interrogam sobre a vida humana, sobre a realidade que está sendo construída e que demandam transformações macrossociais e também de atitudes pessoais, exigindo, portanto, ensino e aprendizagem de conteúdos relativos a essas duas dimensões.
IV.Nas várias áreas do currículo escolar existem, implícita ou explicitamente, ensinamentos a respeito dos temas transversais, isto é, todas educam em relação a questões sociais por meio de suas concepções e dos valores que veiculam nos conteúdos, no que elegem como critério de avaliação, na metodologia de trabalho que adotam, nas situações didáticas que propõem aos alunos.
V.Sua complexidade faz com que nenhuma das áreas, isoladamente, seja suficiente para explicá-los; ao contrário, a problemática dos temas transversais atravessa os diferentes campos do conhecimento.
É CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III, IV e V.
	Respostas:
	I, II, III e IV, apenas.
	
	 
I, II, III, IV e V.
	
	I, III, IV e V , apenas.
	
	I, II e III, apenas.
	
	II, III e V, apenas.
	Feedback da resposta:
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	Há muito tempo que o mundo vem sofrendo os efeitos da devastação causada pelos processos civilizatórios, mas desde o advento da industrialização a situação tem se agravado. Isso se deu devido a/ao:
I.Falta de preocupação do homem com a preservação da natureza;
II.Crescimento da população mundial de forma vertiginosa e os bens naturais são esgotáveis;
III.Crescimento desordenado do consumo sem planejamento do uso e preservação dos recursos naturais;
IV.Grandes catástrofes naturais, que degradaram o meio ambiente sem a interferência do homem.
É CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Respostas:
	 
I, II e III, apenas.
	
	II, III e IV, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	I, II e IV, apenas.
	
	II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	As catástrofes naturais degradam menos o meio ambiente do que a ação do homem.
	
	
	
Pergunta 1
	
	
	
	Segundo Boff (2012), implantar uma ação educativa que aborde as questões sobre a sustentabilidade é urgente, o que não se deve é:
I. Deixar que isso se restrinja ao puro e simples ambientalismo, o que seria um reducionismo que dificultaria a compreensão mais ampla do conceito de sustentabilidade em sua complexidade, que abrange diversas dimensões que se inter-relacionam e se influenciam mutuamente.
II. Inserir conteúdos sobre o meio ambiente e sobre sustentabilidade junto aos conteúdos de outras disciplinas.
III. Tratar de assuntos sobre esse tema relacionando-os com a ética e cidadania
É CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, apenas.
	Respostas:
	 
I, apenas.
	
	II, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	I, II e III.
	
	III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Segundo o autor é preciso implantar formas de se pensar criticamente sobre os fatos, e propor ações para que a degradação diminua.
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	A educação também deve se preocupar com a formação ética das novas gerações, tendo a clareza que os processos educativos também educam para formas de ser e de conviver em sociedade, visto que:
I. é no âmbito das relações, por meio do debate, do diálogo, pela participação efetiva das pessoas nas questões que afetam o mundo, seu país, sua cidade, sua comunidade, que mudanças de posturas e de comportamentos podem se efetivar.
II. é pelo processo de
conscientização, de que a responsabilidade por tudo o que nos cerca e dos rumos do planeta Terra nos impõe uma nova forma de relacionarmos com os outros, com o meio social e com o planeta que nos acolhe.
III. para que tenhamos uma educação que colabore para a construção de um mundo mais solidário, humanizado e justo, é preciso que sejam garantidos tempos e espaços no âmbito educacional que ampliem o debate sobre que tipo de mundo gostaríamos de construir e como nos vemos nele.
IV. devemos lembrar que a meta da educação não é simplesmente preparar os estudantes para ter carreiras produtivas de sucesso profissional e financeiro, mas também, e sobretudo, para que sejam capazes de contribuir para o melhoramento do bem-estar da humanidade e do bem comum.
É CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II, III e IV.
	Respostas:
	 
I, II, III e IV.
	
	I, II e III, apenas.
	
	II, III e IV, apenas.
	
	I, apenas.
	
	IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	
AVALIAÇÃO DE VERIFICAÇÃO
Pergunta 1
	
	
	
	Em seu artigo “Pedagogia da Terra: ideias centrais”, Moacir Gadotti nos diz que: “A Carta da Terra, concebida como um código de ética global por um desenvolvimento sustentável e apontando para uma mudança em nossas atitudes, valores e estilos de vida, envolve três princípios interdependentes”, sendo eles: 
I. Os valores que regem a vida dos indivíduos. 
II. A comunidade de interesses entre Estados. 
III. A definição dos princípios de um desenvolvimento sustentável.
IV. O combate aos movimentos extremistas com ataques aos países.
V. A formação de grupos de países com desenvolvimento superior para inserir seus conhecimentos e culturas nos países menos desenvolvidos.
 
É CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III, apenas.
	Respostas:
	IV e V, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	 
I, II e III, apenas.
	
	II, IV e V, apenas.
	Feedback da resposta:
	Os princípios da carta da Terra valorizam as condições de preservação da Terra e dos seres que nela habitam.
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	Para Gadotti (2008) a Carta da Terra tem um grande potencial educativo ainda não suficientemente explorado, tanto na educação formal, quanto na educação não formal. Por meio de sua proposta de diálogo intertranscultural, pode contribuir na superação do conflito civilizatório que vivemos hoje. Assim, fica evidente que a Educação Ambiental entendida de forma simples e apartada de outras dimensões que constituem a realidade:
I- Não basta para entendermos a complexidade da questão da sustentabilidade.
II- Encara a Carta da Terra como uma das ferramentas para implantar uma proposta educativa mais consistente e alinhada aos princípios e fundamentos que proporcionem um acréscimo de conhecimento e uma mudança de hábitos.
III- É um diferencial a ser seguido em todos os níveis de ensino.
IV- Complementa a educação com uma ação mais específica, e assim mais eficiente, já que não se preocupa com outros fatores da sociedade.
É CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I e II, apenas.
	Respostas:
	I e IV, apenas.
	
	III e IV, apenas.
	
	I e III, apenas.
	
	 
I e II, apenas.
	
	II e IV, apenas.
	Feedback da resposta:
	As alternativas III e IV não condizem com a afirmação do autor, que defende uma educação ambiental, que visem também conceitos da ética, da cultura e das relações sociais entre os homens.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais