Buscar

Novo Documento de Texto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. A gestão financeira é a metodologia com a qual o indivíduo administra os seus recursos. Ela tem se tornado cada vez mais urgente na vida das pessoas que visam realizar seus sonhos no âmbito econômico e, por isso, tem como principal característica:
a)x Maximização das receitas e minimização dos gastos.
b) Maximização dos gastos e minimização das receitas.
c) Otimização de recursos, com maximização de gastos e custos.
d) Administração de recursos, com minimização de gastos e custos.
2. Para uma boa gestão financeira, é muito importante ter clareza sobre o que podemos classificar como gasto e o que podemos classificar como receita. Neste sentido, precisamos diferenciar receita bruta da receita líquida. Sobre isso, podemos afirmar:
I - Receita bruta é a entrada de valores financeiros sem quaisquer descontos.
II - Receita líquida é a entrada de valores financeiros após os descontos de imposto.
III - Toda vez que o salário é depositado na conta do colaborador, estamos falando de receita bruta.
Das afirmativas acima, podemos definir que estão corretas:
a) I, II e III.
b)x Apenas I e II.
c) Apenas I e III.
d) Apenas II.
3. No contexto do planejamento financeiro, é fundamental compreender o fluxo de entrada e saída de recursos. Assim, as alternativas a seguir apresentam pontos de atenção para que tenhamos uma maior visibilidade orçamentária, exceto:
a) Identificar os gastos que estão consumindo a maior parte da receita.
b) Manter saldo positivo, ou seja, receita maior do que os gastos.
c) x Maximizar os gastos supérfluos, a fim de atingir os objetivos futuros: pessoais, patrimoniais e profissionais.
d) Ter clareza da origem de recursos financeiros, das características do tipo de despesas e da descrição e valores de custo dos recursos utilizados.
4. Embora o senso comum possa dizer o contrário, muitas vezes, para chegar a um determinado objetivo, no plano financeiro, faz-se necessário entrar em um endividamento. Sobre isto, podemos afirmar:
I - O endividamento é um índice que demonstra quanto da sua renda será comprometido por dívidas.
II - Empréstimo e financiamento são tipos de endividamento.
III - Financiamento é um recurso que uma instituição financeira concede para você gastar do jeito que você quiser.
IV - Empréstimo é o valor concedido pela instituição fiduciária diretamente vinculado a uma operação específica.
As afirmativas corretas são:
a) I, II, III e IV.
b) I e II.
c) x I e III.
d) III e IV.
5. Você já sabe que podemos definir como investidor aquele indivíduo cuja renda é maior que seu consumo ou gastos (sobrando, portanto, recursos para serem aplicados). Por outro lado, é fundamental conhecer os principais tipos de investimento para escolher a melhor opção de acordo com seu perfil. Sobre estes tipos de investimento, podemos afirmar:
I - A poupança é considerada um investimento variável por possuir valor de juros predefinido quando determinado valor é nela aplicado.
II - O tesouro direto é o investimento que possui a menor taxa de juros do mercado, porém possui o intuito de arrecadação de recursos para obras sociais.
III – O fundo de ações é um tipo de investimento variável, que se caracteriza pela compra de ações de determinada empresa. Uma parte do lucro da empresa são repassados aos acionistas proprietários das ações.
A respeito das afirmativas, podemos definir como verdadeira(s):
a) x Apenas III.
b) Apenas II e III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas I.
6. O tema do investimento sustentável poderia ser abordado sob diversos aspectos. Porém, merece destaque (talvez por ser um dos mais importantes destes aspectos) a percepção da responsabilidade social da empresa na qual se pensa em investir. Sobre esta responsabilidade social, é falso afirmar:
a) Atualmente, os consumidores têm procurado, cada vez mais, por empresas com ética e responsabilidade socioambiental para comprar seus produtos.
b)x A empresa responsável socialmente cuida do meio ambiente mesmo com a certeza que essa postura sempre diminui lucros e rendimentos.
c) As empresas sustentáveis conseguem diminuir consideravelmente seus valores de opex, já que adotam práticas autossustentáveis e econômicas.
d) As empresas sustentáveis têm apresentado uma grande expressividade de cotação de suas ações e espaço no mundo dos negócios.
7. Se falar em sustentabilidade deixou de ser, há algum tempo, uma mera questão política ou governamental e passou a fazer parte da vida cotidiana das pessoas, devemos compreender cada vez mais este conceito. Uma das abordagens sobre o tema é a denominada Triple Bottom Line. Podemos afirmar que ela compreende a sustentabilidade como composta por determinadas dimensões. Indique quais são elas:
a) Social e econômica.
b) Ambiental e política.
c)x Econômica, ambiental e social.
d) Política, social e econômica.
8. Sabemos que a ISO26000 é uma norma de responsabilidade social que tem Brasil e Suécia como os principais países responsáveis pelo seu desenvolvimento, embora conte com especialistas oriundos de diversos outros países e segmentos sociais. Sobre a ISO26000 e suas características, podemos afirmar:
a) Não houve participação diretas dos trabalhadores ou de suas centrais sindicais no processo de elaboração da ISO26000.
b) x A Associação Brasileira de Normas, Técnicas (ABNT), e Swedish Standard Institute (SIS) da Suécia, são instituições que coordenam sua elaboração.
c) A certificação que será oferecida pela ISO26000 terá maior peso institucional que as anteriores, da ISO 9001 e da ISO 14000.
d) Uma crítica à sua elaboração é não ter aproveitado normas, tratados, convenções anteriores, especialmente as convenções da OIT.
6. Uma forma de compreendermos as startups é percebê-las como um modelo de negócio muito comum (podemos defini-las como verdadeiros fenômenos), que aliam empreendedorismo e inovação à tecnologia (na maioria das vezes, tecnologia digital). Exatamente por isso, o conceito de startup está muito vinculado a essas tecnologias.
A partir de seus conhecimentos sobre as startups, indique a alternativa incorreta:
a) Muitas áreas de negócio, nos mais diversos campos, da agricultura ao mercado financeiro, também podem ser incluídas ao fenômeno das startups.
X b) Embora tão necessitadas de inovação, áreas tão cruciais como Educação e Saúde, por suas características próprias, não conseguem se enquadrar neste modelo.
c) É de fácil percepção a proliferação de startups que buscam alavancar novas oportunidades de negócio nos mercados chamados “tradicionais”.
d) Denominamos iniciativa disruptiva quando um produto ou serviço cria um mercado e desestabiliza os concorrentes que antes o dominavam.
5. Já sabemos que “Startup é, normalmente, uma empresa jovem, com um modelo de negócios repetível e escalável, criada em um cenário de incertezas, em busca de soluções a serem desenvolvidas”. Porém, no contexto do Empreendedorismo e Inovação, é fundamental compreender bem estas suas características.
Sobre elas, podemos afirmar:
I - É um modelo de negócios repetível porque é necessário que, pelo menos, 50% da jovem empresa possua investidores de sucesso (para que haja garantia de repetir este mesmo sucesso).
II - É um modelo de negócio escalável porque necessita permitir crescimento em escala, ou seja, transformar a ideia inovadora em um negócio economicamente rentável.
III – É criada em cenário de incerteza porque, por ser jovem empresa, não é possível ter clareza do valor de negócios na relação entre mercado, cliente e investidores.
Indique a alternativa correta:
a) Somente II é falsa
b) II e III são falsas.
x c) Somente I é falsa.
d) Somente II é verdadeira
4. Não há como falarmos em inovação sem que se fale em criatividade ou processo criativo. Mais que uma habilidade genial, é um mindset constituído e desenvolvido pela dedicação e esforços diários. Uma forma de representarmos este processo é percebê-lo através
de alguns passos essenciais.
Sobre esses passos do processo criativo, podemos afirmar que um passo importante é:
I - Analisar a realidade, o cenário, o ambiente onde se está inserido para passar a ideia para a equipe.
II - Realizar o experimento: o esboço que registra as ideias no papel.
III - Um passo importante é comparar possibilidades, as condições de realização e como integrar os principais ambientes ao cenário e pessoas.
Indique a alternativa correta:
a) As afirmações II e III são falsas.
x b) Somente I é falsa.
c) Somente III é verdadeira.
d) As afirmações I e III são verdadeiras.
3. A partir do que você estudou sobre o conceito de inovação, leia o enunciado a seguir e indique a alternativa que não está relacionado a ele.
Processo para alavancar a criatividade a fim de criar valor de novas maneiras, por meio de novos produtos, novos serviços e novos negócios.
Ronald Jonash e Tom Sommerlatte
a) Deve trazer novos costumes, novos processos, novas atividades, ou seja, trazer uma ideia de renovação.
x b) Mesmo que não haja retorno socioeconômico, é considerada inovação a ideia rica de criatividade.
c) É uma ideia criativa, que trabalhada de forma adequada, gera resultados.
d) Quando concessionárias de carro passaram a oferecer serviços mecânicos, seguro, customização, chamamos de inovação de negócio.
2. Podemos adotar um entendimento errado sobre o que é ser um empreendedor. A esse respeito, indique a alternativa incorreta:
a) O empreendedor é um ser social e, assim sendo, é fruto da relação constante entre os talentos e características individuais e o meio em que vive.
b) É um otimista, que transforma crises em oportunidades e exerce influência sobre as pessoas para guiá-las em direção às suas ideias.
c) Ninguém nasce empreendedor. Não é fruto do nascimento ou de herança genética, mas resultado de trabalho, habilidades desenvolvidas e investimento.
x d) É aquele que busca novos negócios e oportunidades com a preocupação na melhoria dos produtos e serviços, independentemente das necessidades do mercado.
1. Já sabemos que empreendedorismo é “o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto”. Há diversas formas de empreender e atuar no mercado. Portanto, é fundamental identificar quais perfis empreendedores.
I - Empreendedor social: focado em garantir processos mais eficientes, que atendam melhor à sociedade dentro da dinâmica do serviço público.
II - Empreendedor corporativo: é o sujeito que promove novos projetos dentro da própria empresa. Seu principal objetivo é focado em sua carreira, não em uma empresa, no seu desenvolvimento pessoal.
III - Empreendedor público: tipo de empreendedorismo formado por pessoas que querem ajudar o próximo, criando uma organização sem fundos lucrativos. O trabalho em equipe é primordial e o objetivo é mudar o mundo e inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.
Sobre os perfis acima, identifique a(s) afirmativa(s) correta(s):
a) Apenas I.
x b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) I e II.
1. O ministério da Educação é o responsável por estabelecer as diretrizes de funcionamento do Ensino Superior no Brasil. Ele determina os seguintes fatores, exceto:
a) Carga horária mínima para integralização do curso.
b) Criação de um Núcleo Docente Estruturante.
x c) Regras de funcionamento do TCC.
d) Obrigatoriedade da criação um Projeto Pedagógico de Curso.
2. Assinale a alternativa que não corresponde a um tipo de Instituição de Ensino Superior:
a) Faculdade.
b) Centro Universitário.
c) Universidade.
x d) Tecnólogo.
3. O conteúdo desse módulo busca traçar um perfil proativo para que você tenha um referencial de comportamento que facilite o entrosamento com as matérias. Selecione as características desse perfil:
a) Gostar de desafios, demonstrar pouca dedicação e ter atitude passiva.
b) Ser organizado, demonstrar pouca dedicação e ter uma atitude ativa.
 c) Ser interessado, organizado e gostar de desafios.
d) Demonstrar pouca dedicação, ter atitude passiva, mas gostar de desafios.
4. Qual o tipo de inteligência que contempla as características: aprender ao fazer ou resolver os problemas na prática e não conseguir ficar parado por muito tempo?
a) Inteligência visual.
x b) Inteligência cinestésica.
c) Inteligência auditiva.
d) Inteligência espacial.
5. Dentro do contexto da exclusão social, existem diferentes graus e formas de exclusão. A exclusão absoluta seria:
a) Grau de exclusão pelo qual a democracia de uma sociedade possibilita tornar presentes e públicas, as necessidades, interesses e opiniões dos vários segmentos.
x b) Grau de exclusão representada pela miséria.
c) Exclusão do processo seletivo de mercado que não garante emprego à todos.
d) Referente ao direito das minorias sociais.
6. Sobre a Diversidade, podemos afirmar que:
a) A Diversidade cultural passou a ser um tema recente no debate da Antropologia Social.
b) A Diversidade cultural e social sempre foi tolerada pelas ideologias dominantes.
c) A Diversidade só surgiu a partir da globalização.
x d) Hoje em dia, a coexistência de culturas e grupos humanos diversos ocasiona uma série de questões que envolvem uma sociedade democrática, plural e justa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando