Buscar

Resenha Ética e Responsabilidade Socia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

NOME: Vitor Roberto Magalhães Dos Passos Cód.: 659035
CURSO: MBA Em Gestão Estratégica De Pessoas E Talentos
DISCIPLINA: Ética e Responsabilidade Social e Profissional 
DESCRIÇÃO DA OBRA
A presente resenha tem como principal objetivo a obtenção da nota avaliativa referente à disciplina Ética e Responsabilidade Social e Profissional, analisar o conteúdo da matéria com base nos materiais disponibilizados e explorados abordando a evolução e processos ao longo dos anos, a crise de valores, a moral, a aplicação nas instituições e na sociedade, o entendimento da ética como ferramenta de ligação a uma sociedade melhor, onde todos possam viver em harmonia, proposta pelo professor Mestre Oswaldo Oliveira Santos Júnior.
INTRODUÇÃO
Durante os desdobramentos da matéria estuda, e observando os materiais ora disponibilizados, é possível analisar com detalhes o desenvolvimento da Ética nas civilizações. Através dos relatos históricos, podemos observar a aproximação e o desenvolvimento das relações entre os seres humanos, experimentando cada vez mais o contato com outros indivíduos. Partilhando constantemente as situações, seria natural que as pessoas determinassem a forma de relação que mais as agradassem. Evidentemente que uma série de conflitos foram desencadeados e dificilmente chegava-se a um senso comum na tratativa de determinadas situações. Observaremos também o papel das empresas diante da sociedade e os programas propostos para o melhor desenvolvimento e harmonia entre as suas partes e o meio ambiente.
ANÁLISE DO CONTEÚDO
A palavra “Ética” provém do grego, podendo ser entendida como uma série de condutas adotadas por um indivíduo ou grupo com o objetivo de unificar e alinhar as regras de convivências, tornando possível o relacionamento e criando um ambiente de harmonia frente às questões filosóficas. Ao longo dos anos 1990 iniciou-se no Brasil uma expansão das políticas neoliberais, onde em algumas oportunidades, se opunha as conquistas alcançadas ao longo de anos. A responsabilidade social e profissional é uma abordagem importante nos estudos, nos estimulando a aprofundar os conhecimentos e adentrar aos seus desdobramentos.
Existe uma série de corridas impulsionadas pela pressão de grupos e organizações a cerca das questões sociais e ambientais, muitas instituição implementam tais políticas visando o desenvolvimento da sociedade e dos indivíduos nela presente, porém outras desfrutam de interesses econômicos, já que certificações de padrões de produção e qualidade aumentam o prestígio delas diante da sociedade. 
Referente as questões neoliberais, observamos que as políticas dos governantes implementadas ao longo do alargamento do capitalismo, não incentivaram concomitantemente o desenvolvimento de cunho social melhorando a vida das pessoas pertencentes a sociedade e reduzindo a desigualdade.
Podemos observar também que a moral é o conjunto de regras, princípios e valores que norteiam um indivíduo frente à sociedade. Quando colocamos em prática e mantemos os princípios morais impostadas por determinado grupo ou sociedade, em determinadas épocas, temos então uma harmonização com a ética. E possível identificar que cada cultura determina os seus valores, cada povo ou nação entende de uma forma o que deve ser feito e desenvolve seu “código de conduta moral” que com o passar dos anos tende a ser modificado e aperfeiçoado moldando-se aos padrões hora modificados.
Da mesma forma analisamos a crise de valores na sociedade e nos grupos sociais.
Com frequência observamos condutas que vão de encontro aos valores já conhecidos e estabelecidos. Geralmente quando atitudes são tomadas sem levar em consideração os princípios propostos temos a inversão dos valores. Podendo acontecer tanto com os indivíduos quanto com as organizações, muitas das vezes apenas a omissão perante a algumas situações pode caracterizá-la.
CONCLUSÃO
Vimos que a ética é essencial para a convivência em sociedade e que a harmonia entre os povos e nações depende verdadeiramente de princípios baseados em hábitos e condutas. Temos desejos e anseios que nem sempre podem ser absolutos, uma vez que, podemos esbarrar nos direitos dos outros indivíduos. Ética e Moral são complementares, pois o primeiro aproxima-se das questões filosóficas e o segundo define as regras, princípios e valores. A RSE é extremamente importante no incentivo de práticas de boas condutas sociais e ambientais. Com as políticas de cunho neoliberais se intensificaram nos anos 1990 houve um impacto significativo nas questões sociais. Observamos também a deterioração dos valores nas sociedades motivadas por questões pessoais e financeiras.

Continue navegando