Buscar

PORFOLIO

Prévia do material em texto

Centro Universitário Internacional 
UNINTER
DAIANE RAQUEL REGNER, RU 578522, TURMA 2016/02
PORTFÓLIO 
UTA – ARTES VISUAIS E A SOCIEDADE - FASE I
PALMA SOLA
2017
Centro Universitário Internacional 
UNINTER
DAIANE RAQUEL REGNER, RU 578522, TURMA 2016/02
PORTFÓLIO 
UTA – ARTES VISUAIS E A SOCIEDADE - FASE I
Relatório de Portfólio da UTA Processos de Leitura e Releitura – Fase I. Apresentado ao curso de Licenciatura em Artes Visuais do Centro Universitário Internacional UNINTER.
Tutor Local: Glecia Mara Tomazeli
Centro Associado: Palma Sola SC 
PALMA SOLA
2017
MEMORIAL DESCRITIVO 
PROCESSOS DE LEITURA E RELEITURA: O TRIDIMENSIONAL NA ARTE 
CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS
NOME COMPLETO: Daiane Raquel Regner
RU: 578522
POLO: Palma Sola SC
PROPOSTA ARTÍSTICA: Releitura Tridimensional
TÉCNICA: Esculpido
TÍTULO DA OBRA: “O Cristo Branco”
1. INTRODUÇÃO
O ensino das artes apresenta uma vasta riqueza de linguagens, denominadas, artes visuais, música, dança e teatro. Quando fazemos menção as artes visuais está abrangem inúmeras habilidades,dentre elas, desenho, gravura, pintura, escultura, artesanato, fotografia, vídeo, design, arquitetura e produções cinematográficas, contudo, faz-se referencia a prática denominada fotografia.
A vista disso para lembrar a fotografia, fez-se a escolha do artista Manet e a escolha de uma de suas obras. Dessa maneira, ressalta-se o artista Édouard Manet (1832-1883), “As Bolhas de Sabão” 1867. 
A obra ou onitura em destaque denomina –se “ As bolhas de sabão” elaborada no ano de 1867, possui as dimensões 100.5.4, e apresenta como material a tinta a óleo. Nela, Manet apresenta uma criança fazendo bolhas de sabão 
Logo, fez-se a releitura da obra, ou melhor, uma atual visão, leitura ou compreensão, com novos meios, práticas e estilo, porém, sem fugir dotema original.Por este motivo, a releitura estabelecida obtém a criação dos detalhes da obra e do artista mencionado.
Assim, dá-se ênfase a técnica escolhida, quer dizer, esculpido, esta por sua vez, define as formas e os detalhes a partir da execução efetivada com as mãos ou com recursos e ferramentas diversase em matéria macia ou dura.Os alunos após apropriação do conteúdo deveriam reproduzir a imagem de Manet com uma fotografia. 
Desse modo, a releitura propiciou o conhecimento sobre o autor, sua história e as inúmeras obras elaboradas, assim como, a sapiência da técnica escolhida para a escultura. Portanto, o resultado final foi alcançado com paciência, persistência e delicadeza.
1. DESCRIÇÃO DA OBRA
A escultura denomina-se “O Cristo Branco”.
Os materiais para a realização da gravura são: uma matriz em madeiramedindo 28 cm de comprimento e 18 cm de largura, uma barra de sabão de coco com 9cm de comprimento, 5 de largura e 3,5 cm de profundidade, colher, faca e palito.
1. PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA OBRA
A obrade Paul Gauguin, “O Cristo Amarelo”. Anexo 1.
Esboço a ser seguido para a elaboração da releitura da obra. Anexo 2.
A releitura denomina-se “O Cristo Branco”, desse modo,dentre os desenhos e detalhes da obra, o cristo na cruz, determina a escolha da figura a ser esculpida.
Materiais para a releitura e construção da obra. Anexo 3.
Com a colher raspa-se o sabão de coco, para que sua base seja lisa. Anexo4.
Em seguida usa-se o palito para definir os primeiros traços da obra “O Cristo Branco”. Anexo5.
Após, com auxílio da colher retira-se os excessos cautelosamente, além de delimitar os detalhes mais suaves. Com a faca retiram-se os excessos mais grossos. Salienta-se que o uso da faca deve ser com movimentos calmos, pois, ao contrário pode acabar estragando a profundidade da obra e demais detalhes. Anexo6.
Logo, ao remover todos os excessos, a escultura expõe poucos detalhes,assim, necessita de mais acabamentos. Anexo7.
Desse modo, com a delicadeza dos dedos e auxilio do palito, os detalhes surgem tanto no rosto quanto no corpo. Evidencia-se a observaçãoda obra tridimensional. Anexo8.
Enfatiza-se que os demais anexos, apresentam a Escultura “O Cristo Branco” em ângulos variados. Anexo9, 10 e 11.
Por fim, ressalta-se que a escultura foi realiza de forma clara, com muito entusiasmo e empenho.
ANEXO 1
AUTOR: PAUL GAUGUIN
DATA: AGOSTO 1889
TÉCNICA: TINTA A ÓLEO 
DIMENSÕES: 91 X 73 CM
ANEXO 2
ANEXO 3
ANEXO 4
ANEXO 5
ANEXO 6
ANEXO 7
ANEXO 8
ANEXO 9
ANEXO 10
ANEXO 11
1. CONCEITO DE SUA OBRA
A ideia inicial era transmitir uma escultura mais complexa e rica em detalhes, contudo após algumas tentativas, houve a escolha de apenas uma figura da obra, pois, a escultura é uma técnica que determina muita sabedoria, sendo que se aprimora pelos pequenos detalhes.
Desse modo, atécnica escolhida no sabão de coco expõe de modo simples a releitura da obra, ou seja, a pintura de Paul Gauguin, “O Cristo Amarelo”.
Saliento o prazer em desenvolver esta técnica e a releitura da obra, dado que, transmite tranquilidade e suavidade, além do mais, propicia o conhecimento da escultura, seus materiais, meios e práticas, assim como,efetiva o respeito aos artistas que durante sua vida elaboram essas obras fantásticas observadas em livros, museus ou exposições. 
Sem dúvida é um dom maravilhoso.
Relevotambém, que os detalhes e a qualidade dos materiais fazem a diferença na elaboração artística.
ANEXOS
ATIVIDADE PRÁTICA: Modelagem
A Modelagem é uma técnica que apresenta o ato de moldar como menção, assim, se esculpe a forma, manualmente. Os materiais que se destacam nesta técnica são a argila, o barro e a massa de modelar.
Esses materiais maleáveis transformam-se em objetos tridimensionais, propiciando a visão de todos os ângulos e também possibilitam a percepção da textura.
Desse modo, a matéria escolhida nesta técnica é a argila.
Portanto, primeiramente houve a escolha da obra bidimensional a ser trabalhada, assim, evidencia-se a pintura “Doze Girassóis numa Jarra”, do artista Vincent van Gogh, sendo um dos seus temas preferidos, os girassóis, assim como, sua cor preferida, o amarelo.
A obra teve sua criação em agosto de 1888, sendo, elaborada com o material de óleo em tela, além de obter sua dimensão de 91cm x 72cm.
Para Vincent van Gogh, “Uma luz, que na falta de palavra melhor, não posso denomina-la de outro modo, senão amarela”. 
Complementando, segundo Van Gogh, “é um sol, uma luz, que eu só posso chamar de amarelo, porque não tem outra palavra... Como o amarelo é lindo”.
Á vista disso, se expõe a pintura acima mencionada. Anexo 1.
Esboço da obra a ser seguido para elaboração da técnica Modelagem. Anexo 2.
Os materiais para a realização da escultura são: 2unidades de argila, pano, pote com água, faca, colher média, colher pequena e rolo de papelão que estava na parte interna da bobina de plástico. Anexo 3.
A base para elaborar a escultura é a mesa forrada com plástico.
Usam-se as colheres para retirar excessos e dar acabamento, a faca para separar os excessos maiores e para alguns detalhes, a água para moldar a escultura e para as mãos suavemente delimitar particularidades da obra, além do rolo que alisasingularidades e o pano para auxilio na limpeza das mãos e demais lugares se necessário. 
No início utiliza-se metadede uma argila.Com as mãos esculpea base do vaso, ou seja, a estrutura da obra. Anexo 4.
Em seguimento, utiliza-se aoutra metade daargila, para formar toda a estrutura do vaso Anexo 5.
Após, com a faca, a colher e o rolose esculpe e delimita os detalhes do vaso. Lembrando que o uso da água é constante. Anexo 6.
Logo, inicia-se o primeiro girassol. Anexo 7.
E assim por adiante os demais girassóis são esculpidos. Anexo 8.
Salienta-se que para esculpir os girassóis, foi usadaa outra argila.
A escultura tridimensional dos girassóis aos poucos é moldada pelas mãos. Anexo 9.
Por fim, enfatiza-se que os demais anexos, apresentam a escultura tridimensional em ângulos variados. Anexo 10, 11 e 12.
ANEXO 1
AUTOR: VINCENT VAN GOGH
DATA: AGOSTO 1888
TÉCNICA: ÓLEO EM TELA
DIMENSÕES: 91X 72 CM
ANEXO2
ANEXO 3
ANEXO 4
ANEXO 5
ANEXO 6
ANEXO 7
ANEXO 8
ANEXO 9
ANEXO 10
ANEXO 11
ANEXO 12

Continue navegando