Buscar

Direito Empresarial e do Consumidor prova 1

Prévia do material em texto

Direito Empresarial e do Consumidor (CMA01)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:637823) ( peso.:1,50)
	Prova:
	16874959
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Lei 5.764/71 trata sobre as sociedades cooperativas, a qual traz em sua definição ?[...] pessoas que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou serviços para o exercício de uma atividade econômica, de proveito comum, sem objetivo de lucro?. Podemos dizer então que as cooperativas foram criadas com o objetivo de prestar serviços aos seus associados. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma característica dessa modalidade societária:
FONTE: BRASIL. Lei 5.764/71. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5764.htm>. Acesso em: 11 out. 2013.
	 a)
	Retorno das sobras aos associados, na extensão das operações realizadas.
	 b)
	Os sócios majoritários possuem direitos diferenciados em relação ao sócio minoritário.
	 c)
	O sócio quotista possui prazo para integralizar sua parte no capital; caso não o faça, perde seu direito para os demais sócios.
	 d)
	Os sócios são remunerados de acordo com sua participação no capital social.
	2.
	O direito empresarial já foi chamado pela legislação brasileira de direito mercantil (1553) e de direito comercial (1850). Como direito empresarial, trata das relações empresariais, dentre elas, a atividade do empresário. Sobre as condições que caracterizam o sujeito como empresário, analise as seguintes sentenças:
I- O empresário, para ser assim considerado, deve exercer sua função com habitualidade.
II- Profissionalismo e atividade organizada, organizando a empresa de modo a articular capital, trabalho e tecnologia.
III- Prima sempre pelo lucro, seja através da prestação de serviços ou pela produção de bens.
IV- A atividade exercida pelo empresário poderá ser sem finalidade lucrativa, artística ou literária.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	3.
	A evolução histórica do Direito Comercial determinou que na atualidade a legislação brasileira, aplicada às atividades econômicas, tenha sua base reconhecida no Direito Empresarial. Neste ramo do direito, encontramos descritos os conceitos que fazem referência à atividade empresária, dentre eles o de empresário de sociedade empresária e outros importantes para seu desenvolvimento e execução. Sobre a condição de empresário e de sociedade empresária, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A execução de atividades de forma habitual e com objetivo de lucro identifica características que determinam a figura do empresário.
(    ) A inscrição do empresário no registro público de empresas mercantis é ato facultativo, não havendo vínculo dessa situação com o início da atividade empresária.
(    ) A utilização pela pessoa física do próprio nome no exercício da atividade profissional de atividade empresarial caracteriza o empresário individual.
(    ) A organização dos fatores de produção, quais sejam capital, trabalho e tecnologia, são atividades inerentes ao empresário.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	4.
	Além da lei nos trazer as informações que caracterizam a figura do empresário, ela nos descreve as situações em que podemos formar sociedades empresárias, que consiste na reunião de pessoas sob determinado formato, organizando bens e serviços, atendendo ao mercado, buscando lucro. Sobre os tipos de empresário e os requisitos para o exercício da atividade profissional, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pela sua formação, é desejável que magistrados ou desembargadores exerçam cargo de direção ou sejam membros do conselho fiscal em sociedade empresária.
	 b)
	Empresário individual e empresário na forma de sociedade de pessoas são os tipos de empresários reconhecidos no direito empresarial brasileiro.
	 c)
	A capacidade civil é situação dispensável para a constituição de sociedade empresária ou para o exercício de atividade empresarial.
	 d)
	A condição de acionista, cotista ou comandatário é situação proibida para aquele que exerce atividade pública, ou seja, para o funcionário público.
	5.
	As relações empresariais são organizadas observando as descrições contidas no Direito Empresarial, para que todas as atividades sejam consideradas legais. Neste ramo do direito também são descritas as situações que caracterizam e que envolvem a figura do empresário. Sobre a figura do empresário, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A caracterização do empresário independe da execução contínua e pessoal da atividade com fins lucrativos, basta sua condição de atendimento às necessidades do mercado.
	 b)
	Considera-se empresário aquele indivíduo que organiza a execução de atividades e de pessoas que têm por finalidade a prestação de serviços sem fins lucrativos.
	 c)
	A produção de bens, fornecimento de serviços para atender aos consumidores, que resultam em geração de riqueza, é uma das características que identificam o empresário.
	 d)
	A execução de serviços literários, artísticos e intelectuais, incluídos neste os profissionais liberais, comporta a característica do exercício de atividade empresária.
	6.
	Você certamente já ouviu alguém falar que, para ser bem-sucedido no mundo dos negócios, o empresário deve ser empreendedor; contudo, nem todo empreendedor é empresário e nem todo empresário é empreendedor. Sabemos que, para que a pessoa seja caracterizada como empresário, é necessário o preenchimento de alguns requisitos. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta um desses requisitos:
	 a)
	Atividade econômica não organizada.
	 b)
	Somente pessoa física.
	 c)
	Sede própria.
	 d)
	Inscrição no Registro Público de Empresas Mercantis.
	7.
	A sociedade anônima ? S/A ? é regulada por lei própria: Lei nº 6.404/76. Geralmente são formadas para a materialização de grandes investimentos, o que, consequentemente, demanda um valor elevado do capital social. Sobre a S/A, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Pode ser de capital aberto ou fechado.
(    ) Tanto a S/A de capital aberto como a de capital fechado têm suas ações vendidas na Bolsa de Valores.
(    ) Ações ordinárias dão direito a voto.
(    ) Ações preferenciais sempre dão direito a voto.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	8.
	Um dos tipos de ações emitidas pela Sociedade Anônima ? S/A ? são as preferenciais. Essa modalidade de ação permite ao seu portador alguns privilégios, como, por exemplo, prioridade na distribuição dos lucros no caso de fechamento. Sobre as ações preferenciais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São emitidas a fim de antecipar os dividendos aos sócios, por ocasião da liquidação da S/A.
(    ) Cabe ao estatuto prever se essa modalidade de ação atribui ou não direito a voto.
(    ) As ações preferenciais sem direito a voto não podem ultrapassar 50% das ações emitidas.
(    ) O fato de não ter direito a voto pode ser revertido, caso a S/A deixe de pagar os dividendos pelo prazo previsto no estatuto, não superior a 3 exercícios consecutivos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	9.
	Como toda a evolução humana, e igualmente os ramos do direito, o direito empresarial até chegar à sua conformação atual evolui. Com relação ao surgimento do comércio e sua evolução histórica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)A troca de bens excedentes no tempo pré-histórico, em que o homem tinha uma característica irracional, foi determinante para o início do comércio.
	 b)
	As corporações de ofício que tiveram papel de destaque na evolução do comércio são instituições determinantes encontradas na Idade Antiga como referência para o comércio para os primitivos.
	 c)
	A primeira fase do direito comercial é encontrada na Idade Antiga, onde foram determinadas pelos fenícios as regras e princípios próprios para o comércio.
	 d)
	O surgimento da moeda está relacionado à necessidade da criação de um meio que permitisse a troca de mercadorias, pois esta possibilitava a determinação de uma medida comum de valor.
	10.
	A partir do Código Civil de 2002, art. 889 § 3º, foi possível a criação de títulos de crédito a partir de meio eletrônico ou magnético de dados. A nota promissória, assim como o cheque, é uma promessa de pagamento. Contudo, para que o título tenha validade, é preciso que contenha alguns requisitos considerados essenciais. Sobre esses requisitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Deve estar expresso na cártula a denominação "Nota Promissória".
(    ) Assinatura do credor e devedor.
(    ) O valor a ser pago e a quem pagar.
(    ) Assinatura do emitente ou mandatário.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando