Buscar

Pim III gestão comercial

Prévia do material em texto

20
CURSO SUPERIOR TÉCNICO EM GESTÃO COMERCIAL
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III
Nestlé S.A.
PARAÍSO DO TOCANTINS -TO
2019
CURSO SUPERIOR TÉCNICO EM GESTÃO COMERCIAL
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III
Nestlé S.A.
Aluno: Leonardo Paraizo De Aguiar
Layane Alves De Souza
RA: 0511662
0506498 
Projeto Integrado Multidisciplinar I para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Comercial apresentado à Universidade Paulista - UNIP 
PARAÍSO DO TOCANTINS -TO
2019
RESUMO
A Nestlé é uma empresa de nutrição, saúde e bem-estar. Uma multinacional de origem suíça cuja maior preocupação é com seus consumidores e colaboradores. Essa filosofia está refletida em suas atitudes e em uma de suas principais metas: Elevar o padrão e qualidade de vida das pessoas nos locais onde atua. A Nestlé também está convicta de que é nas pessoas que reside a força da empresa e que nada poderá ser alcançado sem o empenho e a energia das mesmas, o que as torna seu patrimônio mais importante. O novo produto que estamos oferecendo trata-se de um produto para quem tem intolerância a lactose. Esse produto já é bastante utilizado por milhares de brasileiros, mas a empresa atual não trabalha com esse tipo de produto. O público alvo deste produto são, na maioria, pais de crianças e adolescentes que possuem intolerância a lactose. Poderá consumir o produto qualquer pessoa, com intolerância a lactose ou não. Futuramente a empresa estará com esse novo produto que é um leite especial liquido para pessoas intolerantes a lactose e com preço acessível de mercado para todos os clientes.
Palavras chaves: Lactose; crianças; clientes;
,
SUMÁRIO
1.	INTRODUÇÃO	6
1.1	METODOLOGIA	6
1.2	MARKETING EM GERAL	7
2.	DESENVOLVIMENTO	10
2.1	RESUMO EXECUTIVO	10
2.2	A EMPRESA	11
2.3	ANÁLISE DO AMBIENTE DE MARKETING	12
2.4	O NOVO PRODUTO OU SERVIÇO	14
2.5	PÚBLICO-ALVO	14
2.6	OBJETIVOS DE MARKETING	15
2.6.1	Estrategias de Merketing	15
2.6.2	Mix de marketing	15
2.7	INVESTIMENTO NECESSÁRIO	16
2.7.1	Porjeções Financeiras	16
2.8	CRONOGRAMA E PLANO DE AÇÕES	17
2.9	CONTROLE	17
3.	CONCLUSÃO	20
4.	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	21
LISTA DE TABELAS
Tabela 1: Fluxo de caixa da empresa com o novo produto	18
Tabela 2: Demonstração de resultados da empresa	18
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma empresa reconhecida a nível nacional e internacional: a Nestlé. Consagrada também como a maior autoridade do mundo em Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Com variedade de produtos e os preços competitivos. Promovendo a cultura da boa alimentação.
Focando sempre no bem-estar de todos, melhorando a qualidade de vida das pessoas com produtos saudáveis e saborosos, dando motivação aos seus funcionários, segurança aos clientes, desenvolvendo projetos aos seus colaboradores e aplicando a tecnologia a serviço da vida, que são preocupações básicas, desde sua origem.
Foi estudada a estrutura organizacional e a história da empresa para perceber o que a faz crescer em um nível internacional. Hoje Nestlé é uma empresa que supre com qualidade e eficiência os serviços que são contratados por seus clientes que estão espalhados pelo mundo.
Queremos também retratar como é o processo de organização, administração de tempo e planejamento que estão presentes no dia-a-dia da empresa.
Todas essas informações são essenciais para nós, gestores comerciais, conhecer melhor sobre a empresa e sua aplicabilidade diante das disciplinas estudadas no bimestre.
1.1 METODOLOGIA
O trabalho exposto representado no âmbito da cadeira sociologia das organizações, tem como base a análise e recolha de informação sobre uma organização (Nestlé S.A), que visam compreender a estrutura organizacional da organização, como também as suas áreas de negócio.
Neste sentido, foram realizadas várias pesquisas para a elaboração deste trabalho, nomeadamente em websites, artigos, entre outros, destacando-se a rede informática como principal aliada para a realização deste trabalho.
Desta forma a pesquisa no que diz respeito a estrutura organizacional. Foi feita via internet, através de websites alusivos ao tema e artigos expostos.
1.2 MARKETING EM GERAL
Marketing é o conjunto de atividades humanas que tem por objetivo facilitar e consumar relações de troca. É um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros (KOTLER, 2000).
Kotler (2000) também afirma que o marketing é visto como a tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes, sejam estas pessoas físicas ou jurídicas. Na verdade, os profissionais de marketing envolvem-se no marketing de bens, serviços, experiências, eventos, pessoas, lugares, propriedades, organizações, informações e ideias.
Marketing pode ser conceituado como uma forma de estabelecer uma relação empresa-cliente, de ligar uma ou mais partes de um produto ou serviço, englobando vários métodos e meios que uma empresa dispõe para promover a satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores, motivando-os ao consumo.
Definem Kotler e Keller (2006, p. 27): “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com os outros.
O conceito de marketing considera a busca pela satisfação dos clientes por meio de produtos que maximizem a satisfação de suas necessidades, levando-os ao consumo. É por meio do marketing que as empresas conseguem conquistar, fidelizar e identificar o seu cliente. Mc Carthy e Perreault (1997) destacam que o passo inicial de uma estratégia de marketing é a definição de um público alvo, e isso se obtém mediante a análise de seus hábitos de compra e dos fatores que influenciam sua decisão, os grupos de consumo, etc. a partir da definição desse público é possível criar estratégias que atraiam os consumidores até o produto ou serviço ofertado.
Esclarecem ainda esses autores que o marketing usa como instrumento de ação as estratégias de marketing, que funcionam como estratégias de uma guerra, em que se planejam e se dirigem operações em grande escala, em busca de manobrar as forças para as mais vantajosas posições antes de agir.
A segmentação do mercado é utilizada tanto pelo Marketing como pelas empresas, na definição da sua estratégia, ao identificar o seu mercado alvo. Segmentar um mercado significa dividi-lo, ou seja, os consumidores são agrupados por segmentos (grupos), com características, necessidades e preferências homogéneas. Assim, a empresa poderá identificar e privilegiar um ou vários segmentos de acordo com a sua gama de produtos e objetivos (PORTAL GESTÃO, 2019).
Para o Portal Educação (2019) para que a segmentação para ser bem-sucedida, é necessário que quatro aspectos fundamentais sejam consistentes, que são:
A. Mensurabilidade - O segmento deve ser calculado pela projeção de vendas e comparado aos custos de merchandising de entrada no mercado;
B. Acessibilidade - O público desejado deve ser acessível para as estratégias da ofertante;
C. Substancialidade - Idealmente deve assegurar um elevado grau de substancialidade: pequeno segmento com alto poder aquisitivo;
D. Acionável - É a capacidade que a empresa ou organização tem para atender o segmento solicitado.
Logo, O plano de marketing é, assim, uma ferramenta de gestão que deve ser usada regularmente e atualizada sempre, pois auxilia empreendedores a se adaptar às constantes mudanças do mercado, identificar tendências e, com isso, criar vantagens competitivas em relação aos concorrentes (SEBRAE, 2019).
O plano de marketing é composto de três etapas que, se bem aplicadas, possibilitarão aos empresários tomar decisões seguras para alcançar objetivos e metas definidas. São elas: 
O planejamento que é voltado para a definição do negócio. Depois de uma análise de ambiente, na qual todas as informações a respeito da empresa são revisadas, com base na matriz F.O.F.A. (ou SWOT), são estabelecidos público-alvo,posicionamento de mercado, objetivos e metas, marca e estratégias de marketing.
A implementação é a etapa na qual se executam as estratégias de marketing, que devem assegurar a realização dos objetivos e das metas da empresa. E o plano de ação é desenvolvido com base na especificação das atividades a serem desempenhadas, no seu período de execução, na forma como serão feitas, quem as fará e com que custo.
Em seguida, a Estatística é a parte da ciência responsável pela coleta, organização e interpretação de dados experimentais e pela extrapolação dos resultados da amostra para a população (MUNDO EDUCAÇÃO, 2019). 
Já a contabilidade é a ciência que tem por objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio (conjunto de bens, direitos e obrigações) das entidades (qualquer pessoa física ou jurídica que possui um patrimônio) (SÓ CONTABILIDADE, 2019).
Através dela é fornecido o máximo de informações uteis para as tomadas de decisões, tanto dentro quanto fora da empresa, estudando, registrando e controlando o patrimônio.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1. Resumo executivo 
Nestlé S.A. é uma empresa transnacional suíça do setor de alimentos e bebidas com sede em Vevey, Vaud, na Suíça. Foi considerada a maior empresa de alimentos do mundo, medida por receitas e por outras métricas, nos anos de 2014, 2015 e 2016. Ela foi classificada no 72º lugar na Fortune Global 500 em 2014 e na 33º posição na edição 2016 da Forbes Global 2000 na lista das maiores empresas públicas. 
Os produtos da Nestlé incluem alimentos para bebês, alimentos médicos, água engarrafada, cereais matinais, café e chá, produtos de confeitaria, produtos lácteos, sorvetes, alimentos congelados, alimentos para animais de estimação e lanches. Vinte e nove das marcas da Nestlé têm vendas anuais de mais de 1 bilhão de francos suíços (cerca de 1,1 bilhão de dólares), como Nespresso, Nescafé, Kit Kat, Smarties, Nesquik, Stouffer's, Vittel e Maggi. A Nestlé possui 447 fábricas, opera em 194 países e emprega cerca de 339 mil pessoas. É um dos principais acionistas da L'Oreal, a maior empresa de cosméticos do mundo.
O objetivo e alcançar a metas de longo prazo que são: contribuir na qualidade de vida de 50 milhões de crianças, tornando-as mais saudáveis, melhorar as necessidades básicas de 30 milhões de pessoas das comunidades nas quais a empresa se relaciona e buscar impacto ambiental neutro em todas as operações. Continuamos empenhados em gerar valor para a sociedade em três áreas de atuação: indivíduos e famílias, nossas comunidades e nosso planeta.
No Brasil, a Nestlé também está engajada para um futuro mais saudável e sustentável. Por exemplo, a fábrica de cápsulas Nescafé Dolce Gusto, em Montes Claros (MG), é a primeira unidade fabril da Nestlé no mundo a receber a certificação de Impacto Ambiental Neutro em três dimensões: água, resíduos e emissão de carbono. Só em um ano, mais de 66 mil m³ de água potável deixaram de ser retirados da natureza.
2.2. A empresa 
A história da empresa Grupo Nestlé começa no ano de 1866, quando a Anglo-Swiss Condensed Milk Company abre a primeira fábrica de leite condensado da Europa na Suíça. Henri Nestlé desenvolve um alimento infantil revolucionário em 1867, e em 1905 a empresa criada por ele se funde com a Anglo-Swiss para formar o que hoje é conhecido como Grupo Nestlé. Durante esse período de crescimento das cidades, aumento das estradas de ferro e dos navios a vapor, ocorre uma redução nos custos das commodities, o que estimula o comércio internacional de bens de consumo.
A Nestlé instalou a primeira fábrica no Brasil em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça.
A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo.
Emprega mais de 20 mil colaboradores diretos e gera outros 200 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.
A atuação da Nestlé Brasil abrange 15 segmentos de mercado e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.
Atualmente a empresa conhecida mundialmente pela venda de seus produtos saborosos e de qualidade. A Nestlé é a maior empresa mundial de alimentos e bebidas. Atualmente tem mais de 2.000 marcas, desde as icônicas globais àquelas marcas favoritas dos mercados locais. Estando presente em 191 países ao redor do mundo.
A Nestlé tem como meta cumprir todos os compromissos referentes a qualidade, conservação e vigor dos seus produtos, trabalhando junto com seus parceiros para melhorar a qualidade de vida e contribuir para um futuro mais saudável.
A atuação da Nestlé Brasil abrange os seguintes segmentos de mercado: achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar.
As principais marcas que a empresa trabalha são: KitKat, Nescafé, Mucilon, Maggi, Nescau, Dolce Gusto, Neston, Alpino, entre outras. Logo, os principais concorrentes da Nestle são variados, dependendo do produto que for oferecido. Por exemplo, em termos de chocolate seus principais concorrentes são a Garoto, Laka, M&Ms e Nutella. Já a concorrência geral da marca é a UNILEVER, que também atua em várias categorias.
Referente aos 4 Os de marketing, podemos observar produto, preço, praça e promoção. Na empresa estudada podemos citar exemplos de Ps como:
· Produto: Achocolatado Nescau
· Preço: Varia de acordo com a localidade de venda. Preço médio de 5,80 reais, referentes a 400 gramas.
· Praça: Mercados, Supermercados, Hipermercados, Atacadão, Padarias, Conveniências, entre outras.
· Promoção: Gira em torno do produto (Nescau) e de outros produtos da sua marca.
Diante disso, pode-se observar os principais clientes da Nestle que são outras empresas, hipermercados, lojas, padarias, entre outros. 
2.3. Análise do ambiente de marketing
O ambiente de marketing é formado por um conjunto de forças e fatores que afetam direta ou indiretamente uma organização. Os maiores responsáveis pela identificação dessas forças e fatores são os profissionais de marketing, são eles que devem analisar as potencialidades, fraquezas, tendências e oportunidades nas organizações 
O microambiente é composto por fatores próximos à empresa e que, muitas vezes, influenciam em sua capacidade competitiva, como a política interna, fornecedores, prestadores de serviço, clientes concorrentes e etc.
O macroambiente vai além do controle da empresa, encontrando-se no mundo das variáveis. Para a empresa, cabe apenas a adaptação. O macroambiente representa oportunidades e ameaçar para empresa.
As cinco forças de PORTER são:
· Clientes: poder de barganha dos clientes
· Fornecedores: poder de barganha dos fornecedores
· Concorrentes: perfil de concorrência ou nível de competição entre os atuais players de uma determinada indústria
· Sucedâneos: potencial de novas empresas entrarem no mercado
· Substitutos: ameaças de surgimento de produtos substitutos aos atuais
Logo, a análise SWOT de um produto da empresa Nestlé, sendo ele um dos mais consumidos que é o leite condensado Moça.
· Forças: 
· Produto líder da marca;
· Praticidade da utilização;
· Baixo custo;
· Grande distribuição geográfica;
· Fraquezas:
· Baixo índice de promoções;
· Pouca publicidade para o produto;
· Pode ser considerado um produto supérfluo, não necessário;
· Oportunidades:
· Produto preocupado com a saúde (desnatado);
· Recomendado para fabricação de guloseimas;
· Aumento do poder aquisitivo;
· Ameaças:
· Pode ser substituído por outros condimentos;
· Outras marcas acessíveis;
· Embalagem mais flexível (caixa);
2.4.Onovo produto ou serviço 
O novo produto que estamos oferecendo trata-se de um produto para quem tem intolerância a lactose. Esse produto já é bastante utilizado por milhares de brasileiros, mas a empresa atual não trabalha com esse tipo de produto que é o leite líquido, somente em pó. 
O seu diferencial seria que por ser a Nestlé uma marca conhecida, de renome no mercado, oferecendo esse tipo de produto para as pessoas que precisam iria se tornar ainda mais conhecida e atuante no mercado, trabalhando com diferentes produtos e com o que a população precisa.
Ele é dirigido para diferentes tipos de públicos, pois há atualmente inúmeras pessoas, a maioria crianças que possuem intolerância a lactose e seus derivados e um produto que substituísse o leite, mas que fosse tão nutritivo e saboroso como ele seria primordial.
A empresa já fabrica o iogurtes e chocolate zero lactose, além do leite ninho que também é zero lactose, mas o produto é caro e não possui boa venda nos mercados por causa do seu valor.
O nome do produto escolhido é Pró leite Nestlé. O termo Pró vem de proteína. 
2.5. Público-alvo 
O público alvo deste produto são, na maioria, pais de crianças e adolescentes que possuem intolerância a lactose. Poderá consumir o produto qualquer pessoa, com intolerância a lactose ou não.
As características destes consumidores são pessoas de média ou alta renda, dispostas a terem uma alimentação mais saudável fazendo o uso de leite que não causa intolerância e é nutritivo. 
O comportamento do consumidor para este produto é de aceitação pois é um produto de alta procura no mercado e com preço acessível.
2.6. Objetivos de marketing 
Pretende-se com a fabricação deste novo produto atingir 15% do seu público alvo em 1 ano, sendo que com altas campanhas de publicidade nos rádios e televisões toda a população conheceria o produto e veria as suas vantagens de seu uso. 
A incidência da intolerância à lactose, no Brasil, chega a 44,11% da população. Na faixa etária de zero a dez anos (UOL, 2017). 
É visto que buscamos conquistar com esse novo produto a capacidade máxima de vendas, sendo de 2 caixas do produto por dia 60 caixas do produto por mês nos estabelecimentos.
A intenção é atingir os 30% do público alvo da empresa em 2 anos.
2.6.1 Estratégias de Marketing
Os objetivos da empresa alcançar o público alvo que é exposto no projeto. Através de investimentos em divulgações, marketing e comunicação a empresa espera que o produto se torne conhecido a aceitável no mercado.
Será necessário a contratação de mais funcionários na empresa para a fabricação do novo produto, cerca de 100 novos funcionários no total das suas unidades, visando assim não abrir novas fabricas e sim trabalhar com todo o material que já tem nas fabricas existentes. 
A empresa objetiva capacitar os seus funcionários para essa nova empreitada e desafio. Potencializar o seu marketing e suas vendas, financias promoções, fazer convênios com supermercados e farmácias para a venda de seus produtos que já são bastantes aceitáveis no mercado, sendo o seu diferencial a qualidade e sabor.
2.6.2 Mix de marketing 
Como já estudados acima, os 4 Ps do marketing também chamados de Mix de Marketing ou Composto de Marketing representam os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing, sendo eles: Produto, Preço, Praça e Promoção. Quando os 4 estão em equilíbrio tendem a influenciar e conquistar o público.
Seguindo esse conceito dos 4 Ps, de acordo com os objetivos deste novo produto na empresa, podemos observar que: o produto será um leite para as pessoas que possuem intolerância a lactose, de alta qualidade e aceitação, nutritivo e saboroso. O preço será justo, trazendo todo tipo de cliente a compra-lo Preço fixo, objetivando lucro, atrativo para o público. A praça do produto são: hipermercados e supermercados, farmácias, conveniências, entre outros, além de lojas online de vendas. E, por fim, as promoções onde teremos inúmeras estratégias de divulgações do produto como canais de tevê abertas e pagas, rádios, internet, redes sociais, etc. 
A embalagem dele será como uma caixa de leite comum, porém resistente, tamanho médio, cor amarela que é a cor da marca, com o logo da cor vermelha.
As pessoas reconhecerão o produto primeiramente através das propagandas que serão feitas, sendo de boa aceitação pelo público, que será na maioria pais de crianças que são intolerantes a lactose com preço mais acessível. 
2.7. Investimento necessário 
Investindo 15.000 reais em máquinas, sendo este investimento feito pelos sócios, e mais 5.000 na divulgação do produto. Empregando mais 5 mil funcionários com os gastos de 11,244 mil por mês com funcionários totalizando 188,660,00 por ano.
Teremos que vender 2.000 mil em produtos por mês sendo que cada produto sairá a 10,00 reais a unidade, totalizando 20.000 mil por mês, sendo assim produziremos 24.000.00 mil produtos por ano para que temos lucros.
2.7.1 Projeções financeiras: 
Precisaremos vender 2.000.00 produtos por mês, mas cada unidade sairá a 10.00 reais então assim produziremos 24.000 mil por ano para que teremos lucros de 51.340,00 por ano para ter um bom equilíbrio financeiro.
2.8. Cronograma e plano de ações 
A Nestlé possui assim novos compromissos até 2021, junto com mais três metas de longo prazo que são: contribuir na qualidade de vida de 50 milhões de crianças, tornando-as mais saudáveis, melhorar as necessidades básicas de 30 milhões de pessoas das comunidades nas quais a empresa se relaciona e buscar impacto ambiental neutro em todas as operações. 
	Ano
	2019
	2020
	2021
	Responsável por fiscalizar
	Planejamento do projeto
	X
	
	
	Coordenadores da empresa
	Busca por novos sócios
	X
	X
	
	Coordenadores da empresa
	Contratação de novos funcionários
	X
	
	
	Coordenadores da empresa
	Capacitação dos funcionários
	X
	
	
	Empresa responsável
	Fabricação do produto
	
	X
	
	Funcionários da Nestlé
	Divulgação e marketing
	
	X
	X
	Funcionários da Nestlé
	Vendas nas redes físicas e online
	
	X
	
	Funcionários da Nestlé
	Coleta dos resultados
	
	
	X
	Todos os envolvidos no projeto
2.9. Controle 
O acompanhamento do cumprimento das metas deverá ser feito a cada seis meses para correção de rumo das ações rapidamente. Exemplo: Primeira revisão: junho/2018.
De acordo com o aumento das vendas será necessário a compra de novas maquinas e contratação de mais funcionários, revisando a quantidade que a empresa já possui atualmente.
O resultado esperado é real com o resultado mínimo que já possuímos. Por ser uma marca conhecida no mercado, o produto fará sucesso e se tornará referência no mercado. 
A seguir segue exemplo do fluxo de caixa e demonstração de resultado da empresa.
Tabela 1: Fluxo de caixa da empresa com o novo produto
	Ano do exercício
	2019
	2020
	Depreciação
	1407
	2795
	Amortização
	143
	337
	Impostos diferidos
	-
	-
	Itens não monetários
	1390
	5066
	Recebimentos
	-
	-
	Pagamentos
	-
	-
	Impostos Pagos
	1902
	3435
	Juros pagos
	270
	534
	Capital de giro
	5045
	1499
	Despesas de capital
	-1372
	-2392
	Outros fluxos de caixa
	5194
	9176
Tabela 2: Demonstração de resultados da empresa
	Ano do exercício
	2019
	Receita total
	43023
	Custos de receitas
	21408
	Lucro bruto
	21615
	Total de Despesas operacionais
	36552
	Despesas com vendas, gerais e administrativos
	14163
	Pesquisa e planejamento
	818
	Depreciação
	-
	Outras despesas operacionais
	208
	Lucro antes dos impostos
	6170
	Lucro líquido depois de despesas com impostos
	4492
Vale ressaltar que esses são dados fictícios que a empresa pretende atingir com o novo produto.
3. CONCLUSÃO
Neste trabalho abordamos o assunto Nestlé S.A uma empresa reconhecida a nível nacional e internacional, consagrada também como a maior autoridade do mundo em Nutrição, Saúde e Bem-Estar. Com variedade de produtos e os preços competitivos, promovendo a cultura da boa alimentação, e concluímos que a empresa esta cada vez se destacando no ramo alimentício tendo destaque na vida das pessoas por ter todos os tipos de produtoque os consumidores querem e precisam com qualidade e que podem confiar.
Cumprindo com todos os objetivos que estava proposto no projeto, como a criação de um novo produto, os investimento e gastos para que nossa empresa se torna uma das principal vendedora de produtos alimentícios do mundo em relação a pessoas com intolerância a lactose, possuiremos um equilíbrio entre um preço acessível para todas as classes social, e o principal e ter uma ótima qualidade no produto oferecido pela empresa, sempre pensando no bem estar dos cliente e inovando com novos produtos e sabores de qualidade.
Futuramente a empresa estará com esse novo produto que é um leite especial liquido para pessoas intolerantes a lactose e com preço acessível de mercado para todos os clientes.
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MCCARTHY, E. Jerome; PERREAUTL, William D. Jr. Marketing Essencial: Uma abordagem Gerencial e Global. São Paulo> Atlas, 1997.
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 12 ed. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
PORTAL EDUCAÇÃO. Disponível em: <https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/o-marketing-e-a-segmentacao-de-mercado/55908>. Acesso em: 06 out 2019.
PORTAL GESTÃO. Disponível em: <https://www.portal-gestao.com/artigos/6199-o-que-%C3%A9-a-segmenta%C3%A7%C3%A3o-do-mercado.html>. Acesso em: 06 out 2019.
SEBRAE. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/como-elaborar-um-plano-de-marketing,084b6484b071b410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em: 06 out 2019.
MUNDO EDUCAÇÃO. Disponível em: <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/conceitos-iniciais-estatistica.htm>. Acesso em: 07 out 2019.
SÓ CONTABILIDADE. Disponível em: <http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/conceito.php>. Acesso em: 07 out 2019.

Continue navegando