Buscar

Bioquímica Estrutural_2020-1_Estudo Dirigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
	 
 
Instituto de Ciências da Saúde
Campus Manaus
	Curso: BIOMEDICINA
Disciplina: Bioquímica Estrutural
Prof(a): André Luis Willerding
Estudo Dirigido 2020-1
	NOTA
	Nome do aluno:
Natielle Castro de Oliveira
	RA:
N494824
	Turma:
FM3P34
	Assinatura do aluno:
Natielle Castro de Oliveira
	Data:
17/05/2020
Questão 1
Diferencie desde o ponto de vista químico os triglicerídeos dos fosfolipídios. 
Triglicerídeos - contêm três cadeias de ácidos graxos e eles são não polares 
funções são de armazenamento de energia
Fosfolipídios- têm apenas duas cadeias de ácido graxo e são tanto polares e não polares 
Funções: são o principal componente da membrana plasmática, ou seja, tem função de barreira podendo conter regiões hidrofobias e hidrofílicas.
Questão 2
Que característica estrutural faz com que os ácidos graxos insaturados adotem a forma solidificada com maior dificuldade do que os ácidos graxos saturados?
OS ÁCIDOS GRAXOS INSATURADOS possuem uma ou mais duplas ligações sendo mono (uma ligação dupla) ou poli-insaturados (duas ou mais ligações duplas). São geralmente líquidos à temperatura ambiente. Os óleos de origem vegetal são ricos em ácidos graxos insaturados.
Questão 3
Quais são as vantagens dos lipídeos sobre os carboidratos como substâncias de reserva? Quais as desvantagens?
Vantagens = fornecem mais energia, mais ligeiros ao armazenar, insolúveis em água. Desvantagens = não são rapidamente digeridos, difíceis de transportar (em relação ao carboidrato).
Questão 4
Diferencie glicerofosfolipídeos, triacilgliceróis e esfingolipídios realçando seus constituintes.
 Glicerofosfolípidios e esfingolipídios são moléculas anfipáticas; triacilglicerol é hidrofóbica.
Questão 5
Cite exemplos e explique o que são ácidos graxos essenciais.
Dois tipos de ácidos graxos são considerados essenciais: ácido alfalinoleico (ALA), da família ômega-3, e o ácido linoleico (LA), da família do ômega-6.
Os ácidos graxos essenciais estão presentes nas membranas celulares, sendo necessários para que as células realizem suas funções normais
Os seus desempenhos na rotina diária:
Equilíbrio do humor;
Síntese de hormônios;
Controle de dores e inflamações;
Função imunológica;
Circulação adequada;
Funcionamento dos rins;
Transmissão nervosa;
Produção de energia;
Saúde da pele, unha e cabelo;
Questão 6
Qual a importância do colesterol? Cite os tipos e importâncias.
O colesterol é um tipo de esteroide, ou seja, faz parte de um grupo de lipídios caracterizado por apresentar um esqueleto carbônico formado por quatro anéis fusionados. Apesar de ser fundamental para o funcionamento do nosso corpo, o seu excesso está relacionado a uma série de problemas de saúde.
Diferentemente do que muitas pessoas pensam, o colesterol é essencial para o funcionamento adequado do nosso organismo e sem ele nossa sobrevivência não seria possível. Ele é um componente importante da membrana plasmática das células, das membranas das organelas celulares e da bainha de mielina dos neurônios, atua como precursor dos sais biliares e da vitamina D e também é utilizado na síntese de alguns hormônios.
Questão 7
Qual a importância dos isoprenóides? Cite os tipos e importâncias. 
 isoprenoides, são compostos que integram uma diversificada classe de substâncias naturais, ou metabólitos secundários de origem vegetal, especialmente das coníferas, de fórmula química geral
Questão 8
Alguns atributos são inerentes aos seres vivos:
 (A) são complexos e altamente organizados em relação à matéria inanimada;
 (B) cada parte componente de um organismo vivo tem função específica e
 (C) tem capacidade de extrair e transformar a energia de seu meio ambiente, a qual eles usam para construir e manter suas intricadas estruturas, a partir de materiais primários simples. Descreva o que diferencia um organismo vivo de uma matéria inanimada e qual a função do metabolismo no funcionamento celular, suas etapas e a relação com a energia. Dê exemplo de como carboidratos e lipídios tornam-se fonte e reserva de energia.
Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, como os animais (inclusive o homem), fungos, plantas, algas, protozoários e bactérias. Os seres não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras. Existem ainda os objetos criados pelo homem, que não são vivos, como os carros, as roupas, os computadores, os brinquedos e vários outros. O metabolismo celular é um conjunto de reações químicas de um organismo que objetivam a produção de energia para o funcionamento das células.Além da produção de energia, durante o metabolismo celular também existe a síntese de intermediários que participam de reações químicas, como lipídios, aminoácidos, nucleotídeos e hormônios. Por isso, o metabolismo celular é fundamental para a sobrevivência dos organismos
Questão 9
A água é a substância mais abundante da célula viva. Sua importância está ligada desde a própria origem dos seres vivos. A água é tão importante que os gregos antigos a consideravam como um dos elementos fundamentais da matéria. Descreva a importância da água para o metabolismo das células.
O corpo é formado em mais de 65% por água. A água é mais importante para sobreviver do que a comida,por isso o corpo armazena em grandes quantidades e precisa reabastecê-lo constantemente.
A importância da água é que ela transporta nutrientes para as células, ajuda a digestão, formando secreções do estômago, remove os resíduos, mantém os rins saudáveis ​​e fornece hidratação constante para a pele, olhos, boca e nariz, lubrifica as articulações, regula a temperatura corporal.
Além disso, fornece uma hidratação constante para a pele, olhos, boca e nariz, lubrifica as articulações, regula a temperatura e o metabolismo do corpo.
Questão 10
Os açúcares complexos, resultantes da união de muitos monossacarídeos, são denominados polissacarídeos. 
a) Cite dois polissacarídeos de reserva energética, sendo um de origem animal e outro de origem vegetal. 
O glicogênio é um polissacarídeo ramificado de armazenamento de energia, formado por monômeros de glicose, encontrado nas células animais.
Ele pode ser encontrado nas células do fígado, no interior dos hepatócitos e nas células musculares. A produção de glicogênio é estimulada quando o teor da glicose no sangue é alto (hiperglicemia) e quando há baixa demanda de energia, provocando a polimerização das moléculas de glicose no glicogênio. Por outro lado, quando o teor de glicose é baixo, a quebra do glicogênio é estimulada, liberando moléculas de glicose.
b) Indique um órgão animal e um órgão vegetal, onde cada um destes açúcares pode ser encontrado.
O amido é um polissacarídeo formado por unidades de glicose, em cadeias de amilose e amilopectina, que diferenciam entre si pelo tipo de ligação glicosídica.
O amido funciona como reserva energética nos tecidos vegetais. Ele pode ser encontrado nas folhas, sementes e frutos; entre os alimentos ricos em amido podemos citar a batata, o arroz, milho, entre outros.
1
 
_1649689765.doc

Continue navegando