Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 1 mariane

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1/4
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Tecnologia em Logística
Semestre: 2º 
Disciplina: Marketing Aplicado a Logística
Professor: Marcelo Ioris Koche
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 1 - referente as aulas 1 a 4
01. Sobre conceitos e nomenclaturas na prática do marketing, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, após assinale a opção correta: (1,5 ponto)
( ) O produto é o primeiro elemento do composto mercadológico: todos os demais componentes dependem do estudo e conhecimento do produto.
( ) O conceito de cliente deve ser distinguido também do conceito de consumidor, o cliente é quem efetivamente consome o bem oferecido, o consumidor é alguém que compra.
( ) Os preços estabelecidos no mercado funcionam como verdadeiros sinais para toda a economia: se, por exemplo, os consumidores aumentarem o seu desejo por determinado bem, o preço desse bem tem tendência a aumentar.
( ) Segmentação de mercado é o grupo de consumidores a quem determinada empresa decide dirigir seus produtos, serviços ou ideias, com uma estratégia destinada a satisfazer as suas necessidades e preferências específicas.
( ) A demanda consiste na quantidade de bens ou serviços que a totalidade dos consumidores deseja e está disposta a adquirir em determinado período de tempo e por determinado preço.
( ) O ambiente de marketing inclui o estudo dos consumidores como fontes de influência nas organizações.
Assinale a sequência correta. 
a ( ) F- V- F- V- F- V b (x ) V- F- V- F- V- F c ( ) V- F- V- V- F-V d ( ) F- V- F- F- V- F e ( ) F- V- F- V- V-F
02. Em relação a segmentação de mercado, avalie o acerto das afirmações adiante e marque com V as verdadeiras e com F as falsas. Em seguida marque a opção correta. (1,5 ponto)
(V ) Segmento de Mercado é um grupo de consumidores com necessidades e características comuns entre si, mas diferentes em relação a outro grupo, que exigem estratégias de marketing distintas.
(F ) O estudo de mercado envolve quatro passos: Mensuráveis, Substanciais, Acessíveis e Acionáveis.
(V) Para a segmentação de uma segmentação de mercado adequada, ela mesma deve obedecer às seguintes características: homogeneidade, mensurabilidade, acessibilidade, substancialidade.
( F ) A estratégia de segmentação de mercado por ocupação normalmente, ocorre-se uma confusão quanto à nomenclatura da estratégia estar ligada a preço, e não a custo.
( F ) A estratégia de não diferenciação possui baixo nível de penetração em vários segmentos, mas quase sempre leva a uma alta ocupação de mercado.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
a ( ) V- V- F- V- V b ( ) F- V- F- V- V c ( X) V- F- V- F- F d ( ) V- F- V-V-V
 03. Leia o trecho abaixo e depois assinale a alternativa correta: (1,5 ponto)
Um grande Banco brasileiro acaba de lançar um pacote de produtos financeiros para atender a jovens de alta renda. Nas campanhas internas de orientação à equipe de vendas e atendimento, o público-alvo é descrito da seguinte forma: 
1- idade entre 25 e 39 anos, alta renda, profissionais de nível superior; 
2- residentes em grandes centros no eixo Norte/Nordeste; 
3- apreciam alimentos finos, gostam de viagens ao exterior e participam de eventos ligados a arte e cultura. 
Os três níveis de segmentação do mercado consumidor, respectivamente, são:
a ( ) geográfica, demográfica, sócio econômica. b (x ) geográfica, demográfica e psicográfica. c ( ) por grau de utilização, geográfica e sócio econômica. d ( ) demográfica, geográfica e psicográfica. e ( ) demográfica, geográfica e por benefícios.
04. O marketing de serviços necessita de considerações especiais para sua comercialização. Não basta que um prestador de serviços tenha de decidir a respeito das características dos serviços que irá comercializar, tais como marca, qualidade e preço. Um gestor do setor de serviços deve considerar e decidir como essa atividade será desempenhada, onde e por quem será oferecida ao mercado. Para isso, deverá decidir também como gerenciar o processo de prestação de serviços. LAS CASAS, A. L. Marketing de serviços. São Paulo: Atlas, 2006. (1,5 ponto)
Considerando que um cliente interage com vários aspectos da organização da empresa e, portanto, esse processo impõe que os serviços sejam desempenhados de forma estruturada e com qualidade, com vistas à satisfação dos clientes, avalie as afirmações seguintes. 
I- Ao desenhar um fluxograma de prestação de serviços, o gestor de serviços deve objetivar a satisfação de seus clientes de forma racional e lucrativa para a empresa. 
II- Processos aleatórios devem ser evitados, pois o processo faz parte do pacote de benefícios de compra do cliente.
III- Processos muito burocratizados acabam exigindo do cliente esforço adicional para obter o serviço. 
É correto o que se afirma em: 
a) I, apenas. 
b) III, apenas. 
c) I e II, apenas. 
d) II e III, apenas. 
e) I, II e III.
05. No Brasil, o setor de brinquedos cresce continuamente, já que, altamente influenciadas por campanhas publicitárias, as crianças iniciam cada dia mais cedo suas vidas de consumidores, tornando esse setor um dos mais lucrativos. Apesar desse cenário favorável, concorre com os produtos chineses. Além disso, o mercado brasileiro de brinquedos ficou estático por décadas e o varejo carece de uma diversidade que a indústria nacional não tem. 
Tendo como referência o texto acima, posicionando-se como profissional de marketing de determinada empresa de brinquedos, responda a questão abaixo baseando no material de estudo:
a) Qual a importância da análise do microambiente e macroambiente relacionados ao setor de brinquedos no Brasil? (mínimo 4 linhas e máximo 10 linhas) ((2,0 pontos) R: Ambiente de marketing é importante na formação de estratégia para empresas independente do porte). A importância da análise do Microambiente que são aquelas informações que estão mais próximas à empresa é controlável pelos administradores para que possa atender melhor o cliente todas estas ações relacionadas ao microambiente impactam a parte internas da empresa diretamente já que o Macroambiente formado por fatores incontroláveis que estão fora e mais distante da empresa, economia e cultura esses fatores a empresa não tem como controlar, mas pode e deve manter um a forma de monitorar este ambiente externo este Macroambiente juntamente com microambienteque são a informação interna da empresa pode afetar uma estratégia de marketing, importante está analise no exemplo do setor brinquedos no Brasil.
06. Liste as características que os Serviços podem apresentar, explicando cada um deles com suas palavras. (mínimo 5 linhas e máximo 12 linhas) (2,0 pontos)
Intangibilidade: Serviços não podem ser tocados, apalpados. Serviços são ideias e conceitos (processos). Não são patenteáveis. O consumidor baseia-se na reputação de uma marca ou de um serviço. Ex 1: Por exemplo, quem se submete a uma cirurgia plástica não pode ver o resultado antes da compra.
Perecibilidade: Os serviços não podem ser estocados se não forem usados, deixam de existir (lugar do avião, quarto em hotel). Ex: Clientes utilizem aquele serviço quando, normalmente, não se interessariam por eles ( voos que partem de madrugada). 
Variabilidade: A ideia de serviço varia de cliente para cliente. Normalmente os serviços são atividades voltadas para pessoas como clientes. Ex: Corte de Cabelo, cada cliente tem um gosto e sua forma de avaliar.
Inseparabilidade: os serviços são criados e consumidos simultaneamente Ex: Presença física do cliente (corte de cabelo).

Continue navegando

Outros materiais