Buscar

O ESTOICISMO

Prévia do material em texto

O ESTOICISMO
	
Busto de Zenão de Cício
 - Fundada por Zenão de Cício, a escola estoica representou uma das mais importantes correntes de pensamento do Período Helenístico.
- A palavra estoicismo significa “pórtico pintado’’, local em que os membros dessa escola se reuniam.
- Segundo essa escola, a Filosofia é dividida em três partes, a Física, a Lógica e a Ética, sendo esta última a mais importante. Nessa concepção, a Filosofia é vista como uma árvore, na qual os frutos correspondem à Ética, a raiz à Física e o tronco à Lógica.
- Para que o ser humano alcançasse a felicidade verdadeira, suas ações deveriam estar de acordo com o macrocosmo, ou seja, com aquilo que a natureza determinasse.
- Se os acontecimentos seguem o curso da natureza, o ser humano deve aceitá-los de forma tranquila, buscando nessa aceitação a verdadeira felicidade. Dessa forma, a pessoa deve alcançar a ataraxia (estado de paz interior) por meio da tranquilidade da alma, possível somente àquele que constrói sua fortaleza interior, ou atinge a apatheia, que seria a indiferença a tudo o que acontece, de modo que os fatos da vida, sendo inevitáveis porque são naturais, não podem tirar a paz interior da pessoa.
- As influências do estoicismo serão claramente identificadas no cristianismo, quando este, anos depois, tece elogios ao autocontrole, à resignação diante dos acontecimentos e sofrimentos inevitáveis e à vida simples e abnegada em vista de um ideal maior que está além desse mundo.

Continue navegando