Buscar

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM

Prévia do material em texto

1
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
-
Situação Geradora de Aprendizagem
Gestão no novo contexto corporativo
Vitória/ES
2020
-
Situação Geradora de Aprendizagem
Gestão no novo contexto corporativo
Trabalho apresentado ao Curso de Administração, 8º Período da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas integradoras: Comportamento Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade e Fundamentos e Teoria Organizacional.
Orientador:
Vitória/ES
2020
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	3
2 DESENVOLVIMENTO	4
2.1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.............................................................4
2.2 RELAÇÃO HOMEM E TRABALHO.........................................................................4
2.3 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL..................................................4
2.4 O TRABALHO COM O TEXTO NA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA.................5
CONSIDERAÇÕES FINAIS.........................................................................................6
REFERÊNCIAS	..........................................................................................................7
1 INTRODUÇÃO
	O presente estudo visa apresentar a abordagem acerca da Gestão no novo contexto corporativo distribuídas nas seguintes disciplinas Comportamento Organizacional, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade e Fundamentos da Teoria Organizacional.
	Tais disciplinas visam apresentar nesta abordagem como gerir o novo contexto corporativo das organizações tendo vista que há diversas discursões sobre o caso, quando ao conteúdo será avaliado o disponibilizado pela Instituição ondem relacionam os seguintes temas Comportamento Organizacional, Relação homem e trabalho, Fundamento e Teoria Organizacional e o Trabalho com o texto na comunicação corporativa. Neste sentido será possível compreender uma temática ampla, densa e coerente ao que propõe o conteúdo programático.
	Informar que a educação corporativa baseada numa gestão de pessoas por competências vem apresentando grande expressividade no ambiente empresarial. Diante disso, alguns questionamentos precisam ser elucidados. Qual é a significação do papel das pessoas numa organização? Baseando-se na sua valorização, o que se pode compreender por gestão de pessoas e educação corporativa? Essas abordagens sempre foram adotadas? Como elas favorecem ao crescimento e desenvolvimento das pessoas? Como propiciam, através do seu enfoque, um diferencial estratégico no ambiente dos negócios? (LIMA, 2013).
	Para que os pressupostos da temática sejam alcançados é fundamental que empresa e colaboradores trabalhem conjuntamente na identificação dos seus objetivos e finalidades. Sugere-se que as pesquisas relacionadas com essa temática sejam continuadas como forma de valorização do elemento humano no crescimento organizacional.
	Dessa forma, torna-se coerente mostrar a necessidade da construção de uma dinâmica organizacional caracterizada pela aprendizagem, algumas variáveis mostraram-se especialmente relevantes no que diz respeito ao futuro deste processo.  A consolidação de novos modelos de gestão de pessoas, caracterizados pela aprendizagem em circuito duplo, é processo contínuo, ou seja, não se trata de ação gerencial com fim determinado no tempo, mas de jornada permanente. 
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
	Toda empresa almeja bons profissionais, mas para conquistá-los é necessário manter uma equipe motivada e comprometida com a organização. Além disso, a retenção de talentos é primordial para a fidelização dos colaboradores. O conceito de gestão tem a finalidade de conquistar os resultados mais satisfatórios possíveis. Porém, eles só são alcançados quando as estratégias e os processos estão em sintonia. A empresa constrói um conjunto próprio de princípios e valores que são resultantes da interação sobre as pessoas (IBC, 2019).
	Com base nessa questão tais abordagem busca a compreensão dos aspectos relacionados ao conhecimento do CO em todos os seus níveis. O estudo do Comportamento Organizacional procura demonstrar as relações comportamentais na organização e os componentes estruturais da mesma. Dentro desse panorama percebeu-se que descobrir quais os desejos e expectativas de cada pessoa para com a organização em que atua e entender como se dão as relações de trabalho, constituem questões fundamentais (CASSUNDÉ & LOPES, 2015).
	
2.2 RELAÇÃO HOMEM E TRABALHO
	Partindo de uma breve reconstituição histórica da evolução do mundo do trabalho e das organizações, faz um recorte que atribui conotação crítica ao modelo contemporâneo de gestão participativa nas organizações, abordado aqui a partir das variáveis comprometimento e cultura organizacional. Esse modelo redunda em um processo de controle e disciplinação que age nos níveis mais sutis, promovendo uma “gestão dos afetos” (SELLIGMAN-SILVA,1994), que homogeneíza condutas e sentimentos em relação ao trabalho e à organização.
2.3 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL
	A sociedade contemporânea está boa parte de seu tempo conectada, passamos a utilizar novos meios de comunicação e adotamos, de forma corriqueira, novos termos, como por exemplo: curtir, compartilhar etc. Vê-se como esses recursos interferem na nossa vida (RICHTER & VICENZI, 2016).
	Por mais que haja contestação sobre a real importância das teorias para explicar cultura e comportamentos organizacionais, pesquisá-las possibilitou encontrar respostas para situações organizacionais, tão presentes em nossos dias. É inegável que se deve promover o avanço da ciência, possibilitando contínuas pesquisas sobre a relação da teoria com a prática. Estimular vários estudos neste campo da teoria organizacional faz-se necessário. Aprofundar-se teoricamente, aproximando acadêmicos e os profissionais das organizações, poderá trazer resultados positivos para ambos (COSSO & OLIVEIRA, 2013).
2.4 O TRABALHO COM O TEXTO NA COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
	Para que uma empresa funcione de forma efetiva e com 100% da sua capacidade, ela precisa contar com uma boa equipe. E um bom time só consegue ser extremamente eficiente quando se comunica entre si. A partir daí já é possível identificar a importância da comunicação empresarial. O principal objetivo da comunicação empresarial é aumentar a credibilidade da empresa, melhorar a sua imagem frente ao mercado e colaboradores, como, também, aumentar seus rendimentos num todo (SILVA, 2018).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	Com base na proposta apresentada pelas disciplinas do semestre e para dar início a reflexão sobre os desafios que envolvem o desenvolvimento de pessoas dentro das organizações, é importante começar a partir de um novo mindset relacionado ao modelo de aprendizado e a tão citada “era digital”. No dia a dia dentro da organização, há aqueles que caminham para esse novo modelo de pensamento sistêmico e focado em um mundo volátil e digital.
	Assim, as empresas que visam adotar práticas empreendedoras de gestão, não estão utilizando seus instrumentos como um modelo definitivo e sim como ferramentas de transição na busca de um modelo que permita sua sobrevivência e competitividade. 
	Isto não significa que a corporação virtual será o modelo definitivo de administração: assim como os novos modelos surgiram em função das mudanças ambientais, não é possível ainda vislumbrar o cenário futuro e suas implicações sobre os modelos gerenciais "pós-virtuais" (PEREIRA, 1995).
	No entanto, a questão não é apenas "mudar o conteúdo curricular" das Instituições de Ensino Superior, mas é preciso trabalhar e desenvolver este conteúdo no cotidiano. Em certos aspectos é possível observar que o ensino de Administração no Brasil está praticamente (desvinculado) da pesquisa e pouco se conhece da realidade gerencial das nossas empresas nacionais. Assim, aquelas empresas mais inovadoras tendem a buscar novos conhecimentos e práticas em empresas de consultoria de origem internacional (ANTUNES, 2011).
	Tais fatores estão intimamente ligados aoconhecimento pertencente às organizações e à seus colaboradores que, dentro do contexto cultural organizacional, devem aprender constantemente através do pensamento sistêmico e da visão compartilhada. As organizações que detém poucos recursos direcionados às ferramentas para a criação e disseminação do conhecimento deve incentivar a formação e aprendizado constantes à seus colaboradores, a aquisição de habilidades e a manutenção das competências profissionais (ANTUNES et. al, 2011).
	O capital intelectual é considerado um dos principais fatores de produção das empresas modernas, a competitividade torna-se a chave para a sobrevivência das empresas, e o conhecimento corporativo é um fator determinante para aumentar o grau de competitividade das organizações.
	A intenção, sendo assim, é sensibilizar as organizações dessa forma para que saibam utilizar o conhecimento já contido em seus processos produtivos. Sendo assim, os processos financeiros, comerciais e de pessoal, com confiança, adicionando novas práticas de gestão de acompanhamento e mensuração de seus resultados (VEIGA, 2014).
	Há de um lado, funcionários com objetivos comuns no aprendizado, e de outro, empresários visando lucro junto ao crescimento da empresa, visto que este tipo de investimento tem grandes possibilidades de trazer retornos satisfatórios e vantagens competitivas. Empresas que utilizam esta ótica de renovação contínua de seus funcionários, os capacitando, sem dúvidas terão maior possibilidade de reter os seus talentos internos (MENDONÇA, 2018).
	Em linhas gerais a Gestão do Conhecimento Corporativo, desde que adequadamente explorado, proporciona inúmeros benefícios às organizações. E em um cenário global, onde as mudanças acontecem aceleradamente, e o capital intelectual é considerado um dos principais fatores de produção das empresas modernas, a competitividade torna-se a chave para a sobrevivência das empresas, e o conhecimento corporativo é um fator determinante para aumentar o grau de competitividade das organizações.
 
	
REFERÊNCIAS
ANTUNES, Mônica da Pieve; Oliveira, Julcimar Luiz; Schroeder, Cristine da Silva. Gestão do conhecimento corporativo: Um fator de competitividade para as organizações. Revista Adm. Imed – RAIMED. ISSN 2237-7956 – Vol. 1, nº 1, p. 29-53, Dez. 2011.
CASSUNDÉ, Fernanda Roda de Souza Araújo; LOPES, Verônica Maria Neto. A Importância do comportamento Organizacional para o Alcance da Eficácia Empresarial. UNIVASF. Ano 9. Nº 27. Pernambuco – PE. 2015.
COSSO, Esther; OLIVEIRA, Márcia Aparecida de. As Teorias Organizacionais, os estudos recentes e as possíveis influências na prática das organizações. Goiânia, v. 40, n. 1, p. 3-12, jan./mar. 2013.
IBC. Instituto Brasileiro de Coaching. Gestão Organizacional: Conceito e Definição. 2019. Disponível em: <https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/gestao-organizacional-conceito-definicao/>. Acesso em: 16 de Abr. 2020.
LIMA, Lizia Gurjão Pereira de. A educação corporativa como um diferencial estratégico na gestão de pessoas. Universidade Estadual do Ceará. pag. 200. Ceará-CE. 2013. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/6167709.pdf>. Acesso em: 11 de Abr. 2020.
MENDONÇA, Bruno. A importância da gestão do conhecimento na educação corporativa. 2018. Disponível em: <https://www.edools.com/gestao-do-conhecimento/>. Acesso em: 21 de Abr. 2020.
PEREIRA, Heitor José. Os novos modelos de gestão: Análise e algumas práticas de empresas brasileiras. São Paulo-SP. 1995. Acesso em: <https://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/4577>. Acesso em: 05 de Abr. 2020.
RICHTER, Rosana; VICENZI, Tulio Kleber. Fundamentos e Teoria Organizacional. Uniasselvi. 2016. Disponível em: <file:///D:/ADM/Downloads/fundamentos_e_teoria_organizac%20.pdf>. Acesso em: 14 de Abr. 2020.
SELLIGMAN-SILVA, E. Desgaste mental no trabalho dominado. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671994000100018>. Acesso em: 20 de Abr. 2020.
SILVA, Rafael Silvério. Entenda a importância da comunicação empresarial eficaz. EadBox. 2018. Disponível em: <https://eadbox.com/importancia-da-comunicacao-empresarial/>. Acesso em: 18 de Abr. 2020.
VEIGA, Geraldo. Gestão da Informação no contexto corporativo. 2014. Disponível em: <https://duplofoco.com.br/a-informacao-e-sua-utilidade-para-a-gestao-de-empresas/>. Acesso em: 25 de Abr. 2020.

Continue navegando

Outros materiais