Buscar

Mercado financeiro de cambio

Prévia do material em texto

Avaliação Individual
Avaliação Indívidual On-line
 
Questão 1 - O avanço do novo coronavírus vem afetando diretamente os mercados ao redor do mundo e, junto com ele, também tem elevado as preocupações dos investidores sobre os impactos na economia global.
Por conta disso, as bolsas de valores estão constantemente no radar de vários veículos, uma vez que são afetadas pelas repercussões e enfrentam oscilações ainda maiores do que o comum para o mercado de renda variável.
O Fundo Monetário Internacional (FMI), por exemplo, já afirmou que a pandemia do Covid-19 já está levando a economia mundial a uma nova recessão. Os impactos causados pelo vírus já têm um choque maior do que a crise financeira de 2008, para muitos economistas.
Fonte: Trade Map https://trademap.com.br/blog-educacional-entenda-os-impactos-do-coronavirus-na-economia-global/ - acesso 06/04/2020
De acordo com o que vimos ao longo da nossa disciplina explique quais são os instrumentos de política monetária utilizados pelo Banco Central para abaixar os índices de inflação. 
RESPOSTA: 
O Banco Central do Brasil (BCB), como órgão supervisor do sistema financeiro nacional (SFN) e órgão executor do Conselho Monetário Nacional (CMN), atua para que as regras determinadas pelos órgãos normativos sejam cumpridas pelos cidadãos e demais membros do SFN, é de sua competência conduzir as políticas monetária do Brasil. 
A finalidade do BCB como órgão executor da política monetária é promover o equilíbrio entre a oferta e demanda de moeda, com objetivo de controlar a inflação e incentivar o desenvolvimento econômico do país. Com vistas nesses objetivos o BCB faz uso de alguns instrumentos para baixar os índices inflacionários, tais como:
- AUMENTO NA TAXA BÁSICA DE JUROS (TAXA SELIC)
Com aumento na taxa básica de juros as pessoas tendem a consumir menos e a poupar mais diminuindo assim o volume de compras e consequentemente a DEMANDA, controlando os preços de uma forma geral e diminuindo a inflação.
- A VENDA DE TITULOS PÚBLICOS 
Incentivo ao investimento e menos dinheiro circulando.
-AUMENTO NAS TAXAS DE DEPÓSITOS COMPULSÓRIOS SOBRE DEPÓSITOS A VISTA 
Os depósitos compulsórios obrigam os bancos a depositar parte dos recursos captados dos clientes, via depósitos à vista, numa conta no BCB diminuindo assim a oferta de moeda no mercado.
-REDESCONTO OU EMPRÉSTIMO DE LIQUIDEZ OU BANCOS
É uma importante ferramenta utilizada pela BCB realizando empréstimo aos bancos e cobrando uma taxa de juros chamada de redesconto. O aumento dessa taxa de juros reduz a oferta de moeda aos cidadãos controlando assim a inflação ao reduzir a quantidade de moeda em circulação.
Como veremos na próxima questão o controle da taxa de câmbio também é um importante instrumento utilizado pelo BCB para baixar os índices inflacionários, utilizando a venda de dólares no mercado. Quando a moeda estrangeira está muito valorizada os produtos importados, principalmente matéria prima, chegam ao mercado com um valor mais alto podendo influenciar no aumento da inflação. 
Questão 2 - Explique o regime de taxas de câmbio conhecido como dirty floating. 
 
RESPOSTA:
Dirty floating ou flutuação suja é um mecanismo utilizado pelas instituições responsáveis , no Brasil é o BCB, para controlar indiretamente as taxas de câmbio através da compra e venda de dólares no mercado. De acordo com os objetivos da política econômica do país.
No Brasil o BCB atua da seguinte forma:
- Quando a taxa de câmbio está elevada e subindo o BCB vende dólares no mercado aumentando sua oferta e consequentemente controlando sua taxa;
- Quando a taxa está baixa e objetivo é aumentar o BCB compra dólares no mercado aumentando a demanda e consequentemente aumentando a taxa.
Vale ressaltar que essa atuação do BCB não é informada ao mercado com antecedência.

Continue navegando