Buscar

tr np2

Prévia do material em texto

Sumário
1. Apresentação ................................................................................. 2
2. Introdução ................................................................................. 3
3. Histórico do edifício ................................................................................. 4
4. Croquis ................................................................................. 6
5. Vistoria ................................................................................. 7
6. Levantamento fotográfico .................................................................................. 8
7. Proposta ................................................................................ 19
8. Bibliografia ................................................................................ 24
Trabalho/ pesquisa de edifício de interesse histórico e arquitetônico.
Realizado em edifício no município de Santana de Parnaíba no estado de São Paulo, um edifício que foi construído na década de 50, hoje encontra-se preservado e tombado, usado pela secretária de cultura e turismo da cidade para prol dos moradores e visitantes, chamado casa da economia criativa sabor da arte, oferece suporte em ações da economia criativa por meio de capacitações que contribuam para o aumento da competitividade e sustentabilidade dos empreendimentos criativos.
Introdução
Projetos de intervenção em edifícios preexistentes são cada vez mais comuns no campo da arquitetura, reflexo de um momento histórico de valorização da convivência entre o presente e o passado. Projetos desta natureza carregam em si não apenas a responsabilidade na transmissão a outras gerações do legado histórico, como também o compromisso com a criação do espaço contemporâneo. 
Histórico do Edifício 
Casa da Economia Criativa- Sabor e Arte
Local: Santana de Parnaíba 
Endereço: Rua André Fernandes N° 51 - Centro histórico
Localização
Período de Construção: 1950
N° de Pavimentos: 1
Uso atual: Institucional 
Uso original: Residencial
Autor do projeto: Desconhecido
Estado de conservação: Bom
Construção: Taipa de pilão as divisórias são de pau-a-pique
Grau de proteção: 2(GP-2)
Grau de alteração: Médio 
Levantamento arquitetônico 
Ao fazer a visita é possível constatar, que o projeto original era de uso residencial, de uma família, onde possuía conforme ainda possuí cozinha, sala de estar e jantar e três dormitórios e área externa.
Pela década que foi construída, a arquitetura no brasil se denominava como moderna conforme breve pesquisa abaixo:
A década de 40, no plano arquitetônico configura-se como uma apresentação e afirmação da arquitetura moderna brasileira no âmbito internacional. A aproximação entre Brasil e EUA devida a “política de boa vizinhança” implantada entre os governos dos dois países permitindo a troca de informações artísticas e culturais somada à divulgação dos trabalhos dos arquitetos brasileiros (principalmente Oscar Niemeyer) resultaram em uma grande exposição das obras brasileiras internacionalmente, o que fez que no início da década de 50 as atenções mundiais se voltassem para o Brasil, principalmente em direção à sua arquitetura.
Tudo isso também carregou consigo a consagração internacional da linha arquitetônica que vinha se definindo como a corrente mais significativa no cenário brasileiro (ou talvez a única até o momento), a Escola Carioca. A arquitetura de Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Affonso Eduardo Reidy, Burle Marx, entre outros se tornava constante nos periódicos e livros especializados em arte e arquitetura, caracterizando o Brasil no ponto de vista internacional como uma arquitetura moderna que oferecia uma enorme contribuição ao movimento contemporâneo, resultado do êxito de sua adaptação aos condicionantes, à cultura local e à sua plasticidade formal.
Croquis:
Croqui realizado no local.
O uso do local hoje é um Espaço cultural destinado à promoção do empreendedorismo artesanal e da economia criativa na cidade, valorizando a produção artesanal e a cultura local, o foco é estimular a sensibilidade humana e o desenvolvimento social econômico do município.
Vistoria
Mapeamento de danos externos
Conforme imagem 01, na fachada não há danos, pois está com pintura nova e houve reforma, uma avaliação breve é que não teve alterações em suas formas.
Mapeamento de danos internos
Também houve reforma, mas foi possível detectar que alguns aspectos continuam os mesmos, como: guarda-roupas dos ambientes, as esquadrias, o w.c continua com os revestimentos e mobiliário, só não está sendo para esse uso e sim deposito, o w.c 1 o gabinete e espelho foram alterados, os revestimentos dos demais ambientes também foram trocados conforme imagem 17/18/19.
Levantamento Fotográfico 
Fotos tiradas no local em visita. Data 29/10/2019
IM.01-Fachada. Fonte: Alexsander 
IM.02-Banner . Fonte: Alexsander
IM.03-Entrada. Fonte: Alexsander
IM.04-Hall Fonte: Alexsander
IM.05-Sala 01. Fonte: Alexsander
IM.06-Sala.Fonte: Alexsander
IM.06-Sala 03 Fonte: Alexsander
IM.07-Hall 2 Fonte: Alexsander
IM.08-W.C 2 Fonte: Alexsander
IM.09-Sala 2 Fonte: Alexsander
IM.10-Sala 3 .Fonte: Alexsander
IM.11-Sala 4 Fonte: Alexsander
IM12.0-W.C.Fonte: Alexsander
IM.13-Sala 2 Fonte: Alexsander
IM.14-Cozinha.Fonte: Alexsander
IM.15-Hall 4.Fonte: Alexsander
IM.16-Hall 5. Fonte: Alexsander 
IM.17-Área externa. Fonte: Alexsander 
IM.18-. Piso áreas molçhadas.Fonte: Alexsander
IM.19-Demais pisos. Fonte: Alexsander
 
IM.20-Fachada. Fonte: Alexsander 
Proposta
Etapa A 
A proposta para o ambiente é um comercio/ restaurante, por ser uma área atrativa e que a cidade chama atenção por ser histórica, onde durante o dia, será servida refeições como almoço/buffet e durante a noite, refeições práticas como: petiscos e bebidas (hambúrgueres e afins), e terá shows acústicos de mandas regionais.
Segue projeto:
Etapa B
Esse uso foi escolhido para que não fosse realizada alterações nas fachadas, fazendo com que assim seja um comercio/ambiente que traga essa identidade da cidade, de edifícios históricos, fazendo com que assim a parte interna use também os mesmos recursos e materiais, a área externa será coberta por pergolado de madeira e policarbonato, durante o dia/almoço será servido comida caseira resgatando a identidade do edifício, durante a noite será uma música ao vivo mas ao som ambiente, fazendo com que o estabelecimento fique confortável e convidativo para grupos de amigos, namorados e famílias.
Programa de necessidades
21

Continue navegando