Buscar

Plano de aula de natação

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SERGIPE
EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO
PLANO DE AULA DA DISCIPLINA PRÁTICA DE NATAÇÃO
Docente: Maria Auxiliadora R. De Barros Cardoso
Alunas: Andreza Andrade Dos Santos Damasceno 
Arianne Matias Dos Santos
Dayanna Evany Dos Anjos Mendonça 
Maria Irlania De Santana
Thais Correia De Matos
Turma: Flex 3007
ARACAJU
2020
PLANO DE AULA
· DADOS GERAIS
Colégio Estadual Professor Glorita Portugal
Série: 7º ano manhã
Número de alunos: 20 alunos
Faixa etária: 12 anos 
Professoras: Andreza Andrade dos Santos Damasceno
Arianne Matias Dos Santos
Dayanna Evany Dos Anjos Mendonça 
Maria Irlania De Santana
Thais Correia De Matos
Duração da Aula: 40 minutos
 
· OBJETIVO CENTRAL
Levar os alunos a completar desafios e brincadeiras que exijam locomoção e flutuação no meio líquido para aprender a dominar a braçada do nado de costas.
Promover maior controle e vivência no meio líquido através de atividades lúdicas. 
· COMPETENCIAS E HABILIDADES
Conhecer as técnicas do nado de costas braçadas 
Realizar o deslocamento na água sem as pernadas
Entender a importância da postura para o nado de costa.
· CONTEÚDO 
Aula de natação – braçada nado de costas
· MÉTODO DE ENSINO
Parcial, será apresentado aos alunos 6 exercícios educativos que serão executados individualmente com auxílio dos professores.
· PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Serão explicados aos alunos as técnicas do nado de costas como, a posição do corpo que tem que estar sempre alinhada, com a cabeça na linha da coluna e o quadril próximo a superfície, para reduzir a resistência da água, é importante que o nadador role o corpo na mesma direção que o braço e o rolamento deve ser de aproximadamente 45 graus para cada lado, reduzindo o arrasto, o dedo mindinho deve ser o primeiro a entrar na agua e o braço estar sempre reto junto a linha do ombro, movendo-se de baixo para fora, no final da braçada a palma da mão fica voltada para baixo.
· 1ª Atividade- em duplas um aluno auxiliara o outro, segurando o nadador, o aluno que estiver em decúbito dorsal segura a prancha sobre o tronco, e fara movimentos circulares com o braço na água realizando 10 movimentos em cada braço. 
· 2ª Atividade- com a prancha sobre a cabeça o nadador fara os movimentos do braço um de cada vez, com o braço estendidos, saída da água com o polegar e entrada da mão com o dedo mínimo e os dedos sempre juntinhos.
· 3ª Atividade- nesse momento o nadador começa a se deslocar da água, porém sem os batimentos das pernas, só com os movimentos de braçada.
· 4ª Atividade- utiliza-se uma prancha entre as pernas do nadador, para auxiliar na flutuação do quadril, o nadador movimenta os braços alternando um de cada vez, para realizar o deslocamento na água.
· 5ª Atividade- o nadador se movimenta sozinho na água, com o auxílio da prancha a cima da cabeça, com um braço ele segura a prancha com o outro faz movimentos circulares para se deslocar na água, realizara o movimento da lateral a outra da piscina, vai com um braço vem com o outro.
· 6ª Atividade- agora com pernadas, o nadador segura a prancha sobre o tronco e movimentara os braços um de cada vez, ao circular um braço o outro volta e segura a prancha e assim sucessivamente.
· RECURSOS
1 piscina, no mínimo 30 pranchas.
· AVALIAÇÃO
Avaliação Formativa
· REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 
CABRAL, Fernando; CRISTIANINI; Sanderson do R,; SOUZA, Wagner Alves de. Natação: 1000 exercícios. Rio de Janeiro: Sprint,, 2001.
GOMES, Wagner D. F. Natação, erros e correções. 2. Ed. Rio de Janeiro: Sprint,1999

Continue navegando