Buscar

O período que decorreu entre 1946 e 1964 é conhecido, na História do Brasil, como “República” ou “Era Populista”. A respeito desse período, é corre...

O período que decorreu entre 1946 e 1964 é conhecido, na História do Brasil, como “República” ou “Era Populista”. A respeito desse período, é correto afirmar que a política:

I - A política interna do governo João Goulart foi marcada pela união de toda a classe política em prol da estabilização do país.
II - A política industrial do governo Juscelino Kubistchek terminou por afetar a economia, levando o país a romper com o Fundo Monetário Internacional.
III - A política monetária do governo Jânio Quadros pautou-se pela desvalorização da moeda, o que levou a declarar a moratória.
IV - A política externa do governo Eurico Dutra caracterizou-se por sua independência em relação aos grandes blocos ideológicos vigentes.
V - A política mineral do governo Getúlio Vargas buscou a nacionalização de todas as jazidas, ficando o monopólio de exploração para a Companhia Vale do Rio Doce.
a) Somente a afirmativa I está correta.
b) Somente a afirmativa II está correta.
c) Somente a afirmativa III está correta.
d) Somente a afirmativa IV está correta.
e) Somente a afirmativa V está correta.

Essa pergunta também está no material:

Questões de Provas Anteriores da ESA - HISTÓRIA

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) Somente a afirmativa IV está correta. Explicação: I - A política interna do governo João Goulart foi marcada por conflitos políticos e sociais, como a crise econômica e a polarização entre esquerda e direita. II - A política industrial do governo Juscelino Kubitschek foi um dos principais fatores de crescimento econômico do país, com a criação de grandes empresas e a atração de investimentos estrangeiros. O Brasil não rompeu com o Fundo Monetário Internacional durante esse período. III - A política monetária do governo Jânio Quadros foi marcada pela tentativa de estabilização da moeda, com medidas como a criação do cruzeiro novo. A moratória foi declarada durante o governo de Getúlio Vargas, em 1931. IV - A política externa do governo Eurico Dutra foi marcada pela aproximação com os Estados Unidos e pela adesão do Brasil à Organização dos Estados Americanos (OEA). V - A política mineral do governo Getúlio Vargas buscou a criação da Companhia Vale do Rio Doce, mas não houve a nacionalização de todas as jazidas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais