Buscar

COLETE 3D

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COLETE 3D
O uso dos coletes ortopédicos durante é indicado durante a fase de crescimento de crianças e adolescentes, para prevenir a progressão da curvatura, enquanto o crescimento da coluna vertebral. O tratamento com coletes ortopédicos permite a prevenção de deformidade severa antes da maturidade esquelética em 72% dos adolescentes (20-40 graus).
DEFORMIDADES
Existem quatro (4) curvaturas normais da coluna:
Normalmente, a coluna tem curvas normais no pescoço, tronco e região lombar, o que ajuda a proporcionar estabilidade e posicionamento na cabeça da pélvis. Essas curvas servem como amortecedores e permitem a distribuição de tensão durante o movimento.
Existem vários tipos de deformidades da coluna, a maioria deles tem uma curvatura anormal da coluna, pode ter uma forma “S” ou “C”. Um dos mais comuns é a escoliose que aparece com frequência durante a infância.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO 
Se realiza uma avaliação clínica completa da deformidade, flexibilidade e capacidade de correção nos 3 planos.
Um programa de desenho Assistido por Computador (CAD) é utilizado para desenvolver a nova forma de correção 3D do paciente.
Os Coletes ortopédicos realizados pelo protocolo Colete 3D, parte dos sinais clínicos, que não se baseiam no somente nas radiografias (Raio-X), preferem avaliar o paciente com um todo, avaliar as atividades da sua vida, equilíbrio e flexibilidade.
Os principais métodos de análise que utilizam para avaliar os pacientes por meio da angina mediana de tomar fotos nos planos tridimensionais (sagital, coronal e transverso), e, opcionalmente, usando os sistemas que proporcionam os sistemas CAD CAM, como o uso de Scanner, Captevia® o software ortopédico RODIN 4D.
A aplicação principal do sistema é no manejo do equilíbrio, equilíbrio e estabilidade.
CONFECÇÃO 
De acordo com este protocolo e com as evidências clínica se constroem e elaboram os elementos Colete Ortopédico Assimétricos 3D para o tratamento da deformidade da coluna.
O sistema tradicional é baseado na em realizar molde em gesso e em tratar somente por meio do ângulo de Cobb pelas radiografias (Raio-X). Com os programas CAD, são possíveis corrigir e realizar uma correção da deformidade nos três planos.
O objetivo do tratamento é detectar a evolução anormal da curva do paciente, que prevenir a evolução da doença”.
COLETE DE MILWAUKEE
O Colete Milwaukee foi utilizado pela primeira vez como Órtese tóraco – lombo - sacra (TLSO) para escoliose, pelo Dr. Moe Spring e Lonstein do grupo Twin Cities.
Em um estudo de Lonstein e Winter, (1994) onde foram tratados 1.020 pacientes com escoliose idiopática do adolescente, 22% após o tratamento realizaram intervenção cirúrgica, ou seja, o tratamento foi mal sucedido. E isto aconteceu com maior frequências em curvas acima de 30 graus.
Foi desenvolvido na cidade de Milwaukee nos Estados Unidos, por Walter Blount e Albert Schmidt, em 1945.  Inicialmente foi desenvolvido para imobilização durante o pós-operatório de cirúrgias da coluna vertebral.
FUNÇÕES
Permite através de almofadas e apoio corrigir as deformidades escapulares, das costelas e ombros. Promove a correção e estabilidade dos componentes articulares da coluna vertebral a fim de bloquear e reduzir a progressão das alterações posturais. Assim como, melhora do esquema de imagem corporal do paciente. 
INDICAÇÕES
Curvaturas escolióticas de 20 a 40 graus, e ou escolioses com angulação de 40 a 660 graus caso o paciente não aceite a realização da cirurgia ou tenha impossibilidade de realizá-la, em hipercifose posturais, doenças de Scheuermann e hiperlordose.
 
REFERÊNCIAS 
ANDRADE, Rodrigo. Coletes Ortopédicos para o Tratamento da Escoliose. Randra de fisio, 2017. Disponível em: randradefisio.com.br. Acesso em 07 de abril de 2020.
MANTELATTO, Rodrigo. Coletes Ortopédicos 3D para Escoliose. Escoliose Brasil, 2018. Disponível em: escoliosebrasil.com.br. Acesso em 07 de abril de 2020.

Continue navegando